Plásticos Futura: Rumo à Indústria 4.0

Testemunho de Pedro Gomes Carvalho da Anunciação, Sócio-Gerente da Plásticos Futura:

O projeto de Investimento Compete2020 32704 foi o principal potenciador para a viragem tecnológica da sociedade Plásticos Futura no biénio 2017-2019.

Possibilitou à empresa um Investimento importante em Maquinaria Pesada de Injeção, Equipamentos de Impressão por Serigrafia, Robots de Manuseamento automáticos, e a Instalação de Módulos Fotovoltaicos para micro-geração; este Investimento permitiu aumentar a capacidade Industrial em 40% e a Eficiência Produtiva em 30%.

A estratégia que temos hoje em prática deriva da continuidade seguida no projeto 32704, tendo em atenção indicadores como:

- Maior capacidade Industrial e Tecnológica,

- Maior Fator Ambiental, com um parque de Máquinas totalmente elétrico e com autonomia solar de autoconsumo na ordem dos 30%

- Maior competitividade nos mercados Internacionais, com uma taxa de penetração de exportações a rondar 47%

Foi com certeza um dos Projetos de Investimento mais relevantes desta Organização e esperamos retribuir com resultados a confiança recebida pelo COMPETE2020.

Enquadramento

O Projeto Plásticos Futura: Rumo à Indústria 4.0 (P.F. - i4.0) surgiu no âmbito de uma estratégia de investimento que tem vindo a ser delineada pela administração da empresa Plásticos Futura, permitindo-lhe assim acompanhar e posicionar-se na vanguarda do que tem sido realizado globalmente no domínio da modelação de matérias plásticas.

Nos últimos anos, antes da implementação do projeto, a Plásticos Futura realizou um papel crescente de investimentos produtivos e requalificação das suas equipas de trabalho, dotando-as de competências nas áreas comercial e produtiva. Estes investimentos possibilitaram um crescimento sustentado e contínuo, baseado em pilares como a qualidade, a inovação, a competitividade nos preços e o cumprimento de prazos.

Com este crescimento contínuo, a empresa corria o risco de abrandar caso não se verificasse um aumento da capacidade produtiva instalada. Esta era, sem dúvida, uma prioridade de investimento, pois, de outra forma, a empresa poderia deixar de ter capacidade de resposta para enfrentar a procura nos mercados interno e externo. Assim, o projeto teve como objetivo reforçar o investimento em atividades inovadoras enquadráveis na Indústria 4.0, nomeadamente inovações ao nível dos processos, do produto, dos métodos organizacionais e de marketing, promovendo assim um aumento significativo da capacidade produtiva da empresa.

O Projeto

Com a implementação do projeto P.F. - i4.0, a empresa procurou alcançar um aumento significativo da capacidade de produção, envolvendo um considerável investimento na aquisição de equipamentos produtivos tecnologicamente avançados e na contratação de recursos humanos qualificados para otimizar o processo produtivo. Este investimento resultou não apenas em um aumento, mas também na diversificação da produção, através da integração e convergência de novas tecnologias e conhecimentos, bem como na orientação para novos clientes e mercados.

Neste sentido, a Plásticos Futura estabeleceu objetivos para o projeto que fundamentariam o crescimento futuro da empresa:

- Investir em equipamentos e tecnologias essenciais à i4.0, visando a otimização e eficiência dos recursos, contribuindo para uma produção mais inteligente e sustentável;

- Produzir produtos únicos e altamente personalizáveis, proporcionando um grande valor acrescentado para o cliente, de modo a satisfazer plenamente as suas necessidades;

- Lançar novos produtos e apostar na produção de produtos inovadores com elevada qualidade e design;

- Ampliar a gama de produtos, fabricando novos produtos para novos mercados geográficos;

- Reforçar a aposta na internacionalização da empresa, com o intuito de ganhar maior visibilidade e notoriedade no exterior, conquistar novos clientes e mercados, e controlar mais eficazmente os canais de distribuição internacionais, reduzindo assim os intermediários;

- Desenvolver competências nas áreas de Marketing Digital;

- Estabelecer parcerias com centros de I&D, reforçando o conhecimento e competências dos colaboradores da empresa, e potenciando a utilização de novos materiais ou compósitos, equipamentos e tecnologia adquirida;

- Valorizar os ativos intangíveis da empresa;

- Implementar as normas ISO 15378 e ISO 22000 e iniciar a marcação CE nos seus produtos, diversificando a produção e aumentando a notoriedade da empresa;

- Dotar e reforçar as competências nas áreas da gestão, controlo de qualidade e valorização do capital intelectual e humano.

Paralelamente à inovação produtiva, a PF procurou também materializar a inovação em marketing, com o objetivo principal de divulgar a empresa e atrair clientes, consolidando os mercados onde já atua e penetrando em novos segmentos de mercado internacionais, mais exigentes e alinhados com os produtos que fabrica e pretende fabricar. Os investimentos permitiram à PF atingir um nível de desenvolvimento adequado à sua realidade externa e interna, explorando as oportunidades decorrentes das inovações introduzidas nos seus processos. É relevante mencionar que os investimentos incluíram a elaboração de um plano de marketing digital, a utilização de instrumentos digitais e multimédia inovadores para promover produtos e comunicar com o cliente, a prospeção de novos mercados e a identificação de potenciais clientes, assim como a valorização dos ativos intangíveis da empresa (cultura organizacional, marca institucional, reputação da empresa qualidade/credibilidade/confiança e relacionamento com o cliente).

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 2,9 milhões dee euros o que resultou num incentivo FEDER de 1,7 milhões euros.

 

29/11/2023 , Por Miguel Freitas
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