OLI+INP2020 - A constante aposta em Investigação e Desenvolvimento

Testemunho de Andreia Costa, responsável pela gestão de Inovação OLI e a gestora do projeto co-financiado pelo COMPETE, 2020 OLI + INP2020

Andreia Costa | Gestora do OLI + INP2020
 

A OLI é uma empresa líder especializada na produção e desenvolvimento de soluções para a casa de banho há mais de 30 anos, nomeadamente autoclismos e mecanismos de descarga.

Com um departamento interno com mais de 20 colaboradores, dedicado à Investigação e ao Desenvolvimento, detém no seu portfólio vários produtos inovadores e é uma das empresas portuguesas com mais registos de patentes na Europa.

Com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva e desenvolver produtos inovadores, foi realizado o projeto OLI + INP2020 financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do COMPETE2020.  Neste projeto foram desenvolvidas 3 áreas-chave:

1. Modernizar o processo produtivo utilizando novas tecnologias com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva e melhorar o bem-estar e segurança dos trabalhadores, assegurando simultaneamente a qualidade dos produtos desenvolvidos e produzidos internamente.

Foram implementados automatismos de apoio às células de montagem dos produtos e sistemas automáticos de suporte à montagem, bem como postos de ensaio de produtos a ar, substituindo os obsoletos realizados a água. Já na área de produção das peças injetadas, com o objetivo de digitalizar a gestão e controlo da produção, foi implementado o MES (Manufacturing Execution System) que permitiu uma melhoria considerável na monitorização e fiabilidade dos dados e também uma simplificação dos fluxos de informação, com uma diminuição considerável dos erros associados ao processo.

Em paralelo, foram adquiridas novas máquinas de injeção elétricas e robots que não só simplificam o processo, como também aumentam a fiabilidade e qualidade dos produtos, diminuindo os gastos energéticos.

 

2. Desenvolvimento de novos produtos de maior valor acrescentado focado no segmento de mercado de gama alta, direcionado para o mercado internacional. Foram desenvolvidas soluções inovadoras tais como:

- Torneira UK: o Reino Unido (United Kingdon – UK), por tradição, é um país que exige que os produtos que entram no seu mercado sejam diferenciados. Ainda antes do anúncio da data do Brexit, foi vinculado pelos órgãos oficiais que as autoridades Inglesas estavam a preparar uma alteração aos regulamentos internos dos produtos sanitários a partir de 2020, particularmente que iriam legislar os dispositivos sanitários (Torneiras de boia e Autoclismos).

No âmbito do projeto OLI+INP2020 foi desenvolvida uma torneira de boia específica para o mercado UK onde não podem existir ligações mecânicas que fiquem submersas, com uma altura da válvula de descarga não ajustável e ainda com a tomada de ar sem hipótese de obstrução eliminando fisicamente a possibilidade de a água do autoclismo retornar à rede de abastecimento. Sendo um dos primeiros produtores com uma solução com estas características (que foi patenteada), a OLI adquiriu assim uma posição privilegiada no mercado UK.

- Autoclismo OLI70 - O objetivo foi desenvolver um autoclismo interior para o mercado da Europa do Sul (principalmente o mercado italiano) com menor espessura que o estado da arte, ultrapassando a dificuldade na aplicação das válvulas e torneiras dentro de um espaço diminuto e respeitando os requisitos de funcionamento hidráulico obrigatório pelo mercado europeu.

Para além disso, acrescentaram-se outras especificações diferenciadoras como a facilidade de aplicação da placa de comando, eliminando regulações complexas e morosas, e também se criou a possibilidade da ligação washlet (sanitas inteligentes) ser feita do lado direito e do lado esquerdo.

- Válvula universal para autoclismos cerâmicos: Desenvolvimento de um novo conceito de válvula de dupla descarga com acionamento mecânico e universal de forma a poder ser aplicada à maioria das cerâmicas do mercado. Com menor diâmetro que as válvulas existentes, pretendeu-se uma velocidade de descarga idêntica para garantir a limpeza da sanita.

Por outro lado, esta solução veio ainda resolver outros constrangimentos: conseguiu abarcar o descentramento entre o furo de saída de água e o botão de acionamento, fez com que a força de acionamento não ultrapassasse os 20N e permitiu um ajuste da altura da válvula de forma automática (ao colocar a tampa cerâmica, a válvula desce até à posição pretendida automaticamente, sendo também possível  fazer este ajuste com ajuda de um regulador).

3. Transformar a OLI numa empresa mais amiga do ambiente: introduzindo processos na fabricação mais sustentáveis e desenvolvendo produtos com menor impacto ambiental.

Para além de máquinas com maior eficiência energética, foram acrescentados novos moinhos com o objetivo de obter um maior aproveitamento de matéria prima reciclada através da reutilização de material que tinha sido descartado/não conforme. Simultaneamente, permitiu ainda a criação de melhores condições de trabalho, a redução do ruído e o aumento da eficiência energética desta atividade.

Foram ainda desenvolvidos novos botões de acionamento aplicados nas válvulas de descarga para autoclismos cerâmicos, com menor área de cromagem. Desta forma o produto não só se torna mais competitivo, como apresenta ganhos ambientais substanciais por via da redução da área cromada.

Foram aqui explanados algumas das atividades/ processos/ produtos que foram desenvolvidos no âmbito do projeto OLI+INP2020. Estes são apenas alguns exemplos. É por isso importante referir que este tipo de projetos onde são abrangidos não só a inovação de produto e processo, como também a modernização dos sistemas de apoio à gestão, são fundamentais para o desenvolvimento das empresas fornecendo-lhes ferramentas para continuar a progredir num mercado cada vez mais competitivo.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, promovido pela OLI - SISTEMAS SANITÁRIOS, S.A. e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 5,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,2 milhões de euros.

Links da OLI:

Website

Facebook

Linkedin

24/01/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa