Neptune.Controller - um sistema inteligente para injeção assistida por água

Contexto

Atualmente, na produção de peças poliméricas com geometrias complexas e ocas, utiliza-se a tecnologia de injeção assistida por água/gás (fluido) ou projétil. Este processo envolve a injeção de água a pressões elevadas (até 200 bar) após o molde fechar e a injeção de polímero até preencher completamente a zona moldante. A injeção de água a altas pressões força a expulsão do polímero do núcleo da peça para um reservatório. Este processo é possível devido às altas pressões da água e à viscosidade do polímero, facilitando o seu escoamento.

A tecnologia de injeção assistida por fluido pode ser realizada através da injeção direta de água/gás ou da injeção de água assistida por projétil. No entanto, existem limitações que o consórcio investigou, desenvolvendo conceitos e soluções inovadoras.

 

O Projeto

O projeto Neptune.Controller resulta da experiência da Moldetipo II na injeção com água. Apesar dos avanços significativos desenvolvidos pelo consórcio, não existem equipamentos no mercado que sincronizem com precisão a máquina de injeção e a ferramenta do molde. Além disso, a falta de sincronização com a temperatura do molde (30 ºC a 250 ºC) tem sido uma lacuna nos sistemas de injeção assistida por água, dificultando a industrialização dos avanços alcançados.

A Moldetipo II é especializada em projetos de moldes e componentes para injeção assistida por água, colaborando sinergicamente com a empresa Teclena para superar os desafios na moldação de componentes complexos. A Teclena, em parceria com a Moldetipo II e Plácido Roque, pretende implementar um sistema de injeção assistida por água com características inovadoras, preenchendo lacunas existentes nos sistemas atuais.

A produção e fornecimento de moldes de injeção assistida por água são limitados pelos periféricos, geralmente fornecidos por empresas alemãs a um custo médio de 150 mil euros. Estes não atendem às necessidades desenvolvidas pela Moldetipo II, afetando os preços dos moldes em contextos de negócios "chave na mão".

O consórcio envolvido possui competências para desenvolver um sistema português que aumente a competitividade internacional. Este periférico controlará sistemas de injeção de água, temperatura, abertura e fecho de valvegates, aquecimento e arrefecimento de moldes.

O projeto foi liderado pela Teclena, com a participação da Moldetipo II, Plácido Roque, Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) e Universidade do Minho. A colaboração dessas entidades demonstra a capacidade completa do consórcio para executar o projeto proposto, com especialização em automação, pneumática, hidráulica, controle de temperatura e simulação de sistemas multifásicos.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 1 milhão de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 692 mil euros.

Links

Teclena | Website

Moldetipo | Website

Plácido Roque | Website

CDRSP | Website

Universidade do Minho | Website

03/01/2024 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa