Boutique Hotel Valverde Santar
Entrevistamos Pedro Mendes Leal, sobre o projeto do Hotel Valverde Santar que abre as suas portas quarta-feira, 26 de julho:
Pedro Mendes Leal, responsável do projeto do Hotel Valverde Santar |
Qual foi a estratégia inicial? Como surgiu o Hotel Valverde Santar?
A génese do projecto do Hotel em Santar nasce da iniciativa dos promotores do projecto Santar Vila Jardim, que é um projecto singular pois abriu ao publico e permitiu a valorização dos jardins históricos de várias casas e solares de Santar.
Na sequência deste, bem-sucedido projecto, nasceu a iniciativa de criar condições de alojamento em consonância com a elevada qualidade dos jardins de Santar.
O Valverde Santar nasce na antiga residência do Sr. Dom Miguel de Bragança que em conjunto com o seu irmão o Sr. Dom Duarte Pio de Bragança, aceitaram o desafio de renovar a sua magnifica propriedade, a Casa das Fidalgas, em conjunto com os investidores de Santar Vila Jardim e para a concretização desafiaram a equipe do Hotel Valverde de Lisboa, por entenderem que corresponderia ao tipo de produto de alojamento adequado.
Quais os fatores de diferenciação do vosso projeto Hotel Valverde Santar?
O Valverde Santar pretende criar uma oferta de elevada qualidade de serviço e estética envolvendo tanto o interior do edificado como o seu exterior.
No projecto de arquitectura da autoria do Arq. Fritz Wesling insere-se a arquitectura de interiores da autoria da Bastir, sob a tutela muito especial do seu líder, o José Pedro Vieira e nos jardins sente-se o toque único do famoso arquiteto paisagista espanhol, o Fernando Caruncho.
A conjugação destes reconhecidos intervenientes junta-se à experiência da equipe que já lançou e esteve na gestão dos projectos do Hotel Bairro Alto em Lisboa, do Hotel Vidago e do Hotel Valverde Lisboa, sendo que este ultimo foi considerado nos últimos três anos o melhor Boutique Hotel de Luxo na Europa pela World Travel Awards.
Temos elevadas expectativas quanto ao resultado final do produto de alojamento a que acresce um Spa e um restaurante e um sem número de experiencias que serão ofertas aos nossos clientes. Nos programas e actividades iremos incluir as, já famosas, visitas aos jardins assim como passeios a pé a cavalo e de bicicletas, Croquet, picnics, e muitas outras actividades lúdicas que pretendemos que complementem um momento de repouso e contemplação nos nossos jardins do hotel.
Quais os grandes resultados deste investimento: qualitativos e quantitativos?
O investimento global superou os 7 milhões de euros e para os quais pudemos contar com a preciosa ajuda do programa Compete 2020 assim como do programa de Qualificação da Oferta.
Estamos convictos e tudo faremos para cumprir e superar os objetivos traçados conjuntamente com todos os interlocutores, nomeadamente junto da equipe do Turismo de Portugal.
Quais são os vossos objetivos para o futuro?
O objectivo directo e essencial é o de contribuir positivamente para o que se já construiu em Santar, em colaboração com o Turismo de Portugal, Câmara de Nelas e Junta de freguesia de Santar.
O projeto tem envolvido toda a população e estamos convictos que todos os investimentos realizados em Santar resultaram numa elevação e divulgação desta vila em Portugal e no Estrangeiro contribuído de forma visível para o desenvolvimento da região.
Do ponto de vista hoteleiro temos estado a trabalhar no sentido de construirmos uma imagem que desejamos ver repetida noutros destinos nacionais como seja no Porto.
Somos naturalmente ambiciosos mas sempres com a preocupação de criar um produto coerente e reconhecível pela sua qualidade de serviço e de infraestruturas notáveis.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial, envolvendo um investimento elegível de 3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,9 milhões de euros.