HVSMARTSENSOR: Desenvolvimento de sensores inteligentes para redes de Alta Tensão
Sintese do projeto
O projeto HVSMARTSENSOR visa disponibilizar à INDISOL, e ao setor energético, soluções para as novas imposições tecnológicas, inerentes à modernização das redes de distribuição de energia elétrica. No âmbito deste projeto, a INDISOL propõe a conceção de isoladores multifunções e multimateriais, dotados de diferentes arquiteturas internas e componentes, bem como de características técnicas e funcionais específicas, que pretendem dar origem a soluções técnicas para aplicação em redes Smart-Grid.
A Entrevista
Em entrevista ao COMPETE 2020, Filipe Afonso, Diretor de Operações da INDISOL e responsável pelo projeto HVSMARTSENSOR explicou as principais motivações deste projeto, o seu elemento diferenciador, os desafios e os resultados esperados:
Como nasceu o projeto HVSMARTSENSOR? Quais foram as principais motivações?
O projeto HVSMARTSENSOR adveio da necessidade da INDISOL dar seguimento aos projetos anteriormente desenvolvidos - SensorGrid e IsoSmart- no âmbito do programa Compete 2020, onde procurou converter as competências e desenvolvimentos realizados até então, incorporando toda a experiencia adquirida num novo projeto capaz de ir mais além.
O que considera ser o elemento diferenciador do projeto HVSMARTSENSOR?
Trata-se de um projeto para o mercado da ALTA TENSÃO que é, por si só, um mercado de elevado valor acrescentado e responsabilidade, onde qualquer aumento de eficiência da rede irá permitir ganhos elevados aos seus operadores.
Quais são os principais desafios com que se estão a deparar no desenvolvimento do projeto?
Como estamos a desenvolver soluções que trabalham a tensões superiores a 42kV deparamo-nos com fenómenos de comportamento de campo elétrico/ magnético e dos componentes que não havíamos verificado até então. A partir desse momento foi necessário compreender a razão destes fenómenos, voltar a dimensionar e desenvolver os componentes e geometrias capazes de dar resposta aos resultados pretendidos.
Quais os resultados concretos esperados no âmbito do projeto?
Aumentar a gama de soluções para o mercado das SmartGrids, assim como as competências técnicas da equipa de desenvolvimento da INDISOL.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto e promovido pela INDISOL em copromoção com o INEGI e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 1,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 867 mil euros.
Links
INDISOL: Website