COUNTED: Coronavirus Transmission: Count and Detect

O projeto propõe desenvolver e validar uma nova plataforma para identificar o potencial de indivíduos para transmitir o vírus SARS CoV-2 através da rota de aerossol, que é a via mais comum de disseminação deste vírus. A plataforma recolherá amostras do condensado do ar exalado e analisará essas amostras para a presença do vírus.

                 

Dmitri Petrovykh - Responsável do projeto COUNTED

"A rápida identificação de indivíduos contagiosos, mesmo aqueles assintomáticos, é crítica para desacelerar drasticamente a propagação da pandemia COVID-19 e para reabrir com segurança espaços públicos, escolas, comércio e locais de trabalho. O nosso projeto procura desenvolver métodos rápidos de teste, combinando abordagens de nanotecnologia, biotecnologia e tecnologia médica para a deteção das partículas do vírus SARS-CoV-2 em amostras respiratórias. O desenvolvimento deste dispositivo requer a combinação de esforços de parceiros industriais e entidades de I&D. Testar o disposto em ambiente real requer igualmente a colaboração de um parceiro clínico. Reunir, em um curto espaço de tempo, um consórcio de parceiros com conhecimento e experiência tão diferentes teria sido extremamente difícil sem o apoio estratégico do COMPETE 2020".

 

Enquadramento

A identificação precoce de indivíduos capazes de transmitir um número significativo de partículas de vírus é um dos requisitos essenciais para suprimir a propagação do vírus SARS-CoV-2. Tal identificação permitiria que indivíduos que não apresentam risco de transmissão regressem ao trabalho e às atividades sociais, enquanto aqueles identificados como transmissores do vírus serão acompanhados por profissionais médicos para quarentena ou tratamento, reduzindo o número de pessoas que podem infetar. Para garantir uma ressocialização segura e o regresso ao trabalho, esse tipo de teste idealmente deve ser realizado de forma amplamente distribuída e numa base regular, diária ou semanal.

Para SARS-CoV-2, o teste direto do potencial de transmissão é particularmente importante porque os indivíduos são contagiosos antes de desenvolverem os sintomas. Em contraste, os testes padrão existentes detetam indicações de uma infeção COVID ativa (ou passada), ou seja, visando um estado que ocorre após o indivíduo se tornar contagioso.

O objetivo do projeto COUNTED é detetar partículas virais nas amostras de ar expirado porque o aerossol é a via mais comum para a disseminação do vírus SARS CoV-2.

 

O Projeto

O projeto COUNTED propõe desenvolver e validar uma nova plataforma para identificar indivíduos potencialmente capazes de transmitir o vírus SARS-CoV-2 pela via aerossol.

Especificamente, a plataforma recolherá amostras do condensado da respiração exalada (EBC) e analisará essas amostras para a presença do vírus usando métodos suficientemente simples e baratos, de uso diário, em contextos amplamente distribuídos, por exemplo, testes rápidos do tipo "point-of-care" (PoC ) realizados no local/trabalho, visando igualmente a aprovação para uso doméstico. A triagem inicial dependerá da adaptação inovadora de uma técnica baseada em nanoporos para dimensionar e contar nanopartículas para a deteção de potenciais partículas virais de SARS-CoV-2 com base na sua natureza monodispersa numa faixa de tamanho com cerca de 130 nm. A sensibilidade deste método permitirá a deteção até 1.000 partículas virais por amostra EBC, por outro lado, uma contagem na gama de tamanho viral estatisticamente equivalente ao ruído de fundo indicará um risco insignificante de transmissão de aerossol do indivíduo testado.

Um resultado de triagem positivo baseado na técnica em nanoporos será seguido de um teste rápido de amplificação e deteção de RNA (ribonucleic acid) para verificar se o vírus detetado é SARS-CoV-2 ou não.

Os protótipos da plataforma serão produzidos e validados, visando os custos estimados na produção em massa de cerca de 100 EUR para o hardware do terminal de leitura e entre 1 a 5 EUR para os componentes descartáveis de recolha EBC, nanoporos e módulos de análise de RNA.

Este projeto em consórcio é liderado pelo INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory, em colaboração com os co-promotores, CELOPLÁS - Plásticos para a Indústria, S.A., DTx - Digital Transformation CoLab e 2CA- Centro Clínico Académico.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresas - COVID-19, envolvendo um investimento total de 497 mil euros, correspondendo a um investimento elegível de 493 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 394 mil euros.

Outros Links

CELOPLÁS - Website | Linkedin

DTx - Website | Linkedin

2CA - Website

 

 

10/09/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa