The Lince Convento de Santa Clara - A criação de uma nova unidade hoteleira de luxo

Enquadramento

O Convento de Santa Clara foi fundado em 1318 e parcialmente reedificado em 1777, sendo alvo de sucessivas alterações até finais do séc. XX. Uma das intervenções mais relevantes, que levaria à sua atual configuração, ocorreu em 1935.

O Convento de Santa Clara foi construído com o intuito de acolher senhoras da nobreza com poucos recursos, sendo doado em 1319 à Ordem de Santa Clara. Ao longo dos anos teve múltiplas funções, tendo funcionado como Centro de Detenção e Correção do Porto, escola industrial, reformatório, escola profissional e centro educativo.

Trata-se de um edifício histórico de grande riqueza arquitetónica e com uma localização muito singular, numa colina na periferia de Vila do Conde, com excelentes vistas sobre o oceano, o Rio Ave e sobre a própria cidade. O edifício conventual insere-se num vasto conjunto monumental que integra a Igreja Gótica de Santa Clara, o respetivo claustro e o aqueduto.

Salienta-se ainda que à luz do PDM, o Convento de Santa Clara encontra-se numa área protegida por ser um monumento de interesse público, possuindo grande valor patrimonial para toda a envolvente. Encontra-se ainda em curso o procedimento para incluir o Convento de Santa Clara na classificação da Igreja Gótica de Santa Clara, elevando-o assim a Monumento Nacional.

 

O Projeto

Este projeto consiste na criação de um produto turístico de excelência, através da requalificação e ampliação do edifício existente. Tratar-se-á de uma unidade hoteleira de 5* com cerca de 89 quartos (62 duplos, 18 individuais e 9 suites).

Apesar de nas proximidades (Vila do Conde e Póvoa de Varzim) não existirem concorrentes orientados para o segmento de luxo, na cidade do Porto a realidade é bem diferente, existindo pelo menos 6 unidades que se configuram como concorrentes diretos deste hotel. É por isso que se investiu na criação de um produto totalmente diferenciado e inovador, com argumentos que lhe permitam competir, entre outros, com players integrados em cadeias nacionais e internacionais de grande peso no mercado da hotelaria.

O Convento de Santa Clara apresenta características distintivas que permitem criar neste local um produto turístico altamente atrativo e diferenciado, que integrará a oferta de uma estadia de qualidade superior, de serviços complementares, também eles de excelência, e alinhados com o posicionamento pretendido, aliado a um design moderno, mas coerente com a história e singularidade do edifício. A diferenciação far-se-á também pela localização privilegiada do Convento de Santa Clara, com vista para o Rio Ave, para o oceano e para a cidade, e pela majestosidade do próprio edifício e sua riqueza histórica, cultural e arquitetónica.

O hotel irá integrar um programa de atividades diversificado, nomeadamente espaços sociais e de lazer (e.g. biblioteca, livraria, sala de eventos, restauração, piscina exterior e interior, SPA, entre outros) e espaços culturais (e.g. centro interpretativo dedicado ao património histórico do edifício e adega e prova de vinhos). Estas valências, aliadas à riqueza histórica e arquitetónica do edifício, permitem posicionar este produto para o Turismo de Cultura e de Experiências, sendo ainda de destacar as parcerias que o promotor pretende concretizar com diversos operadores da região para valorizar esta componente.

Pretende-se assim criar um produto turístico diferenciado, inovador na região e com um posicionamento distintivo, orientado a um público-alvo mais maduro, com elevado poder de compra. O hotel irá ainda integrar uma sala de eventos, o que lhe permitirá estender a sua oferta a eventos corporativos e sociais.

De notar que se procura uma integração com a envolvente e simultaneamente a preservação do valor patrimonial existente, oferecendo à região um alojamento turístico com valor histórico e arquitetónico. Pretende-se preservar o estilo da época e a sua traça original.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela Slicedays – Hotelaria, Lda. e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 8 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,3 milhões de euros.

Links

The Lince Hotels: Website | Twitter

21/07/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa