BioRoadPAV: Novos Bio-ligantes para Aplicação em Pavimentos Rodoviários
Em declarações ao COMPETE 2020, o Carlos Alpiarça, Diretor de Fábrica da Lusasfal e responsável do projeto BioRoadPAV falou da importância dos Fundos Europeus:
Carlos Alpiarça (à direita) | Responsável do projeto BioRoadPAV
O Compete 2020 permitiu à Lusasfal S.A. reforçar a Sua posição e de todo o grupo JJR no âmbito da investigação, inovação e desenvolvimento tecnológico. Por outro lado, estreitamos os laços com o Instituto Superior Técnico e LNEC.
Enquadramento
A ideia deste projeto enquadra-se essencialmente em preocupações de natureza ambiental e económica associadas ao setor das florestas e ao setor da construção rodoviária que enfrentam na atualidade importantes desafios.
As florestas são um recurso natural de grande importância económica e ambiental. A gestão adequada deste recurso é essencial à sua valorização e à minimização de eventuais impactos negativos, sobretudo em contexto de alterações climáticas, como é o caso dos incêndios florestais. É disto exemplo o caso dos resíduos provenientes da limpeza da floresta ou após incêndio, para além dos provenientes da indústria transformadora da madeira, que têm sido predominantemente utilizados como fonte primária de energia em processo de queima. A investigação desenvolvida tem evidenciado a necessidade de utilização de tecnologias que permitam uma utilização mais eficiente dos recursos e matérias-primas de origem biológica, sustentável e renovável, como é o caso da valorização de produtos de base florestal.
Por sua vez, o setor da construção das infraestruturas rodoviárias tem grandes impactos económicos, ambientais e societais. Na Europa, a extensão da rede rodoviária é superior a 5 milhões de quilómetros e cerca de 90 % é revestida com misturas betuminosas. Esta rede é a maior responsável pelo transporte de mercadorias (72 %) e de passageiros (83 %) e anualmente são afetados recursos financeiros muito significativos para assegurar a sua qualidade. Em 2015, a Comissão Europeia implementou um plano de ação para estímulo da economia circular e promoção de uma economia competitiva e neutra em carbono, que promova a eficiência do uso de recursos naturais. As infraestruturas de transporte constituem um setor-chave na transição para a economia circular com a capacidade de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito de estufa na cadeia produtiva.
O Projeto
O projeto BioRoadPAV – Novos Bio-ligantes para Aplicação em Pavimentos Rodoviários – tem como principal objetivo a validação no nível de prontidão tecnológica TRL8 de um ligante de origem vegetal - bio-ligante - resultante da transformação inovadora de bio-óleo extraído de biomassa florestal (recurso natural e renovável), para substituição do ligante betuminoso – betume - extraído do petróleo bruto (recurso fóssil e não renovável) utilizado na tecnologia atual de produção de materiais de pavimentação (misturas e emulsões betuminosas). Esta nova tecnologia permitirá obter no final produtos de baixo custo e de origem renovável para a conservação e reabilitação da rede rodoviária, através do aproveitamento sustentável e mais eficiente daquela biomassa e da substituição parcial de um produto petrolífero com uma enorme pegada ecológica, contribuindo para a promoção da economia circular.
Pretende-se criar uma base de conhecimento técnico e científico que permita desenvolver uma tecnologia inovadora de transformação química de bio-óleos, obtidos a partir da liquefação de madeira de resíduos florestais (biomassa), para originar novos produtos com a função de ligante - bio-ligantes - em misturas e emulsões a aplicar na pavimentação rodoviária, em substituição do betume com origem no petróleo bruto. Pretende-se também assegurar que os novos bio-ligantes a desenvolver apresentem desempenho adequado de modo a incrementar nos produtos finais excelentes características de resistência ao envelhecimento e comportamento viscoelástico, bem como redução das temperaturas de trabalhabilidade, comparativamente às soluções comercialmente disponíveis. No caso das emulsões, espera-se que os bio-ligantes confiram uma aderência superior na aplicação em materiais de pavimentação. A par desta melhoria das propriedades, espera-se ainda que esta solução seja mais eficiente e ecológica para a indústria, também pela diminuição das temperaturas de produção que resultam na redução do consumo energético e da emissão de gases poluentes, e com custos de produção mais competitivos.
Desta forma, o projeto BioRoadPAV constitui-se como uma importante iniciativa de investigação, desenvolvimento e inovação (ID&I) associada: (1) à utilização mais eficiente da biomassa florestal; (2) à redução da dependência dos produtos derivados do petróleo; (3) à redução do consumo energético nas atividades de construção e conservação da rede rodoviária; (4) à mitigação dos impactos ambientais e societais e uma melhor adaptação às mudanças globais; (5) ao aumento da competitividade e rentabilidade económica das obras no seu ciclo de vida.
O projeto BioRoadPAV é uma iniciativa conjunta de duas empresas da indústria de construção rodoviária – LUSASFAL e JJR CONSTRUÇÕES – e de duas entidades públicas do sistema científico e tecnológico nacional – IST e LNEC – com a associação de um parceiro da indústria extrativa fornecedor da matéria-prima.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 1,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 642 mil euros.
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