FLOYD: Melhorar os serviços de mobilidade e acelerar a integração da condução autónoma na sociedade
Testemunho de Bruno Coelho, Head of Technology & Innovation na Capgemini Engineering e responsável pelo projeto FLOYD
Bruno Coelho, Head of Technology & Innovation na Capgemini Engineering |
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Enquadramento
A indústria de mobilidade, em particular no que diz respeito à condução automatizada, enfrenta atualmente uma elevada pressão resultante do aumento drástico da utilização de recursos computacionais, de rede e energéticos, tendo nas áreas de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e Redes Avançadas os grandes impulsionadores ao seu desenvolvimento tecnológico e mitigação desta pressão, com inúmeros benefícios adicionais: redução de acidentes decorrentes de erro humano, redução de custo e impacto ambiental do transporte, liberação do tempo dedicado à condução, acessibilidade para um maior número de utilizadores, entre outros. Paralelamente, o mundo das redes está a passar por sua própria revolução com a chegada da tecnologia 5G, que permitirá o suporte de tráfego do tipo máquina com requisitos de tempo real, alta taxa de dados e latência ultrabaixa.
É expectável que os veículos conectados se tornem uma realidade generalizada nos próximos anos, com enormes benefícios a serem recolhidos na alavancagem de informações fornecidas pela infraestrutura de comunicações e recursos de computação remota, tanto para dinâmica de veículos quanto ao nível de ITS (Intelligent Transportation Systems). Ainda assim, fornecer conectividade e serviços de computação sem interrupções aos veículos é uma tarefa desafiante, pois requer a ação coordenada de vários players e a integração das suas respectivas tecnologias. Uma pilha tecnológica completa torna-se necessária para integrar e orquestrar os recursos de todos os atores e partes interessadas de maneira oportuna e confiável, garantindo a troca e o processamento de informações e atendendo aos requisitos da aplicação final veicular.
O Projeto
O projeto FLOYD tem como objetivo melhorar os serviços de mobilidade e acelerar a integração da condução autónoma na sociedade, através do avanço da base tecnológica de rede e computação sobre a qual podem ser construídos serviços e funcionalidades complexos de mobilidade e autonomia.
O projeto tira partido da investigação e desenvolvimento de tecnologia de ponta nas áreas da inteligência artificial, orquestração de redes 5G e segurança para aplicações veiculares, através do know-how incorporado pelos cinco parceiros industriais e académicos.
Este projeto está a ser realizado no âmbito de um consórcio de entidades nacionais que abrangem tanto a academia como a indústria, sendo que cada membro parceiro trás consigo uma área de expertise concreta, o que leva a que as sinergias inerentes deste agregado de conhecimento possibilitem a realização de casos de uso específicos para a condução automatizada e inteligente de veículos. Nomeadamente, o contributo individual de cada parceiro traduz-se nos seguintes campos de conhecimentos:
Altice Labs – criação de mecanismos que facilitem a migração de um veículo que se encontra conectado a uma rede privada (por exemplo, numa plataforma logística) para uma rede pública (por exemplo, numa autoestrada) sem causar impacto no utilizador final.
Capgemini Engineering – desenvolvimento da rede operacional 5G fim-a-fim em todos os seus componentes e elementos (redes de acesso rádio, core, edge e orquestração de recursos) que possibilite a transferência de informação em tempo real, com elevada reliability e baixa latência.
CISTER/ISEP – desenvolvimento de aplicações com o intuito de facilitar as manobras cooperativas entre veículos, uma vez que os automóveis não necessitam comunicar somente com a infraestrutura física ao longo da estrada, mas também têm de se sincronizar entre eles.
Instituto de Telecomunicações – interoperacionalidade das múltiplas tecnologias protocolares, como por exemplo as do 3GPP e as do IEEE de modo a providenciar conectividade continua através dos nós-edge aos veículos que se encontram em movimento.
Vortex – segurança informática das telecomunicações intra e inter veiculares de modo a evitar interferências de dispositivos externos que possam colocar em causa as manobras de condução.
Têm decorrido contactos ao nível da indústria de transportes, onde este tipo de casos de uso são aplicáveis, nomeadamente pode-se desde já contar com a empresa Luís Simões como membro do advisory board.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com Altice Labso apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (I&DT Empresarial) em Co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 1,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 799 mil euros.
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