TGbaixopH: Desenvolvimento de um tira-gorduras mais sustentável e de elevada biodegradabilidade

        
Marco Sebastião | Direção Técnica Mistolin SA
 

Marco Sebastião, da Direção Técnica Mistolin SA destaca que “o incentivo financeiro atribuído pelo COMPETE 2020 constituiu um apoio imprescindível à Investigação e Desenvolvimento de soluções desengordurantes  inovadoras para a Mistolin SA.” Acrescenta que “o resultado deste projeto está a permitir encontarmos formulações com elevada eficiência de desengorduramento, mais sustentáveis, proporcionando uma solução alternativa ao atual produto nosso que é lider, potenciando o aumento das exportações da empresa, sendo esta uma das ambições do Grupo na sua estratégia de crescimento sustentado”

Como tal, “brevemente será divulgado o conceito na comunidade científica, e contamos fazer a sua apresentação na maior feira de Private Label da Europa (PLMA) em final de Maio, do qual esperamos boa recetividade.”

Enquadramento

A remoção de gorduras difíceis ou de triglicerídeos sólidos é um processo complexo, sobretudo quando estes se encontram carbonizados. Trata-se de um processo tipicamente lento e que requer um ajuste pormenorizado de vários parâmetros na formulação. Atualmente a Mistolin possui um tira-gorduras muito eficiente no mercado, contudo este é corrosivo, com um pH muito elevado (ca. 14), uma vez que inclui agentes alcalinos e outros agentes orgânicos com alguma toxicidade. Tais características físico-químicas levam a que seja considerado um produto agressivo para as superfícies onde é usado, em que o utilizador necessita de equipamento de proteção individual.

A criação de um desengordurante mais benigno, livre de fosfatos e com um pH mais moderado (até 11,5), evitaria o rótulo de corrosivo e as questões relacionadas com o transporte de mercadorias perigosas (ADR). Tal iria não só ao encontro das novas tendências de mercado, mas também da estratégia da Mistolin SA em desenvolver produtos de baixo impacto ambiental e mais seguros para o utilizador, apoiando assim a sua internacionalização. Já existem alguns produtos para remoção de gorduras que funcionam a pH moderado, contudo a sua eficiência é muito reduzida e claramente inferior ao tira-gorduras atual da Mistolin.

O Projeto

Este projeto tem como principal objetivo desenvolver um desengordurante mais benigno, com um forte controlo sobre os mecanismos que promovem a solubilização, desagregação e emulsificação de gorduras. Mais concretamente, pretende-se criar um tira-gorduras livre de fosfatos, solventes orgânicos tóxicos e com um pH moderado (até 11,5), evitando assim o rótulo de produto corrosivo, e consequentemente, as questões relacionadas com o transporte de mercadorias perigosas.

O conhecimento mais detalhado dos mecanismos físico-químicos que conduzem à remoção da sujidade (composta maioritariamente por gorduras e triglicerídeos) é imperativa. Nesta linha, será estudada em detalhe a emulsificação e solubilização triglicerídeos. Depois de adquirido este conhecimento, o avanço técnico esperado será o de substituição de solventes orgânicos e fosfatos, presentes na formulação original, por tensoativos e solventes mais ecológicos de forma a formarem microemulsões mais amigas do ambiente. Serão também estudados tensoativos (ou misturas deles) capazes de originar tensões superficiais ultrabaixas, de forma a melhorar a solubilização dos triglicerídeos. Outro avanço técnico esperado de elevada importância é o da saponificação dos triglicerídeos recorrendo a bases fortes com baixa solubilidade na água, de forma a diminuir o pH da solução, evitando assim a característica de produto corrosivo presente no tira-gorduras original. Será possível também compreender o mecanismo de desagregamento das gorduras carbonizadas.

Com esta nova formulação a Mistolin irá poder entrar em novos mercados internacionais, onde não existe este tipo de solução. Atualmente, há um mercado muito atrativo dos desengordurantes a nível mundial, e neste caso pretende-se exportar o novo produto para vários países Asiáticos, Africanos e da América Latina, onde a entrada de um produto que esteja de acordo com a normas europeias é facilitada.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela Mistolin e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Projetos Individuais), envolvendo um investimento elegível de 444 mil euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de 298 mil euros.

Links

MISTOLIN: Website | Facebook | Linkedin | Twitter

19/04/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa