3Boost - Transferência de Conhecimento em: Biotecnologia Agro-Alimentar, Biomedicina e BioInformática.

Eduardo Cardoso | Professor Associado UCP-ESB e responsável do 3Boost

O projeto 3Boost, cofinanciado pelo programa COMPETE 2020, tem permitido promover um conjunto articulado de iniciativas que potenciam a valorização de conhecimento associado quer ao ensino superior de ciclos avançados, quer associado a resultados de trabalho de centros de investigação da Universidade Católica Portuguesa, envolvendo os seus Centros Regionais do Porto (Norte) e Viseu (Centro) nas áreas da Biotecnologia Agroalimentar e da Biomedicina/Saúde, incorporando transversalmente a Bioinformática.

Podemos ilustrar atividades concretizadas como sejam, o lançamento dos Programas de Prototipagem envolvendo estudantes de Mestrado apoiadas por Mentoria Científica e Empresarial, que na área AgroAlimentar permitiram a elaboração de 7 protótipos nos primeiros 6 meses, com vários desses protótipos apresentados em Concursos Nacionais e Europeus com grande visibilidade empresarial.

- notEggo ecotrophelia

Vários foram mesmo premiados, como por exemplo o projeto notEggo – um “ovo” frito vegetal que ganhou o 2º Prémio do concurso Ecotrophelia - Portugal e tem suscitado o interesse de várias empresas e dos meios de comunicação social.

- Protótipo notEggo

Já na dimensão da promoção de resultados e capacidades de investigação podemos destacar a realização do Innovation Day na área dos BioProdutos permitiu fomentar a transferência de conhecimento científico numa área em que a UCP e os seus Centros de Investigação se têm focado nos últimos anos.

- Innovation day by 3Boost

O 3Boost, baseado num instrumento de política pública do COMPETE 2020, mostrou, logo no primeiro período de execução, ter capacidade para ajudar a UCP a concretizar objetivos de transferência de conhecimento científico e tecnológico que possam contribuir para uma economia de maior valor acrescentado nas áreas de base biotecnológica, de forma tangível e mesurável.”

Enquadramento

A bioeconomia tem interface com uma variedade de áreas políticas, como alimentos, agricultura, energia, clima, saúde, planeamento do uso do território, etc. Além disso, pode haver uma procura de mais funções pelos mesmos recursos biológicos. Assim, torna-se necessário criar ambientes que fomentem a troca de experiências e ideias com o intuito de promover a inovação e parcerias estratégicas para o desenvolvimento soluções que correspondam aos desafios atuais da bioeconomia.

Nas áreas científicas agroalimentar, biomédica e bioinformática, Portugal ocupa uma posição de destaque no cenário global de I&D. No entanto, aqui as instituições de I&D portuguesas, investigadores, alunos de doutoramento e mestrado e start-ups carecem de capacidade para traduzir os seus resultados de investigação em produtos e serviços com valor comercial e social, de criar e apoiar empresas de base tecnológica e de identificar de forma célere e ágil as novas tendências de mercado. Tal apresenta se também como uma oportunidade perdida para as instituições de I&D e investigadores que poderiam ter uma fonte de receitas mais significativa em resultado do licenciamento ou venda de Propriedade Industrial, bem como do estabelecimento de cooperações com o setor privado com vista à prossecução de processos de inovação com base em tecnologias desenvolvidas pelos centros.

Assim, há uma clara necessidade de ter maiores níveis de apoio técnico e financiamento na validação e demonstração de tecnologia e modelos de negócio, bem como uma maior capacidade e espírito empresarial das próximas gerações de profissionais, baseadas em competências mais robustas através de incorporação de uma maior intensidade de tecnologia e conhecimento, atendendo a questões centrais de bioeconomia e da digitalização, que serão ainda mais relevantes numa economia pós-covid. Este projeto vem dar resposta precisamente a estas necessidades.

- Sessão 3Boost de Apresentação de Protótipos 

O Projeto

O projeto 3Boost - Transferência de Conhecimento em: Biotecnologia Agroalimentar, Biomedicina e BioInformática procura dar resposta a oportunidades e necessidades dos domínios da bioeconomia circular e, quando adequado, digital. Está especialmente orientada para um impacto em setores económicos prioritários na Região Norte e Centro, orientadas para um crescimento económico inteligente e sustentável procurando uma especialização e internacionalização que diferencie e acrescente valor aos tecidos económicos e sociais das regiões. O desenvolvimento beneficia da possibilidade de uma maior capacidade e espírito empresarial das próximas gerações de profissionais, baseadas em competências mais robustas quer do ponto de vista técnico como de organização e gestão, e em particular através de incorporação de uma maior intensidade de tecnologia e conhecimento, atendendo a questões centrais de economia circular e sustentabilidade, bem como da digitalização e da indústria 4.0.

- Sessão 3Boost de Apresentação de Protótipos 

O projeto está focado nos domínios dos sistemas Agroalimentares, dos sistemas Agroambientais, das Ciências da Vida e da Saúde, áreas em que a UCP no Porto e em Viseu têm ofertas educacionais relevantes, centros de investigação de suporte e parcerias desenvolvidas no sistema científico-tecnológico e no contexto empresarial que se pretende envolver e mobilizar para permitir perspetivar um impacto relevante nas regiões alvo. A bioeconomia constitui-se como um setor relevante para Portugal e designadamente para as Regiões Norte e Centro com várias aplicações nos sistemas agroalimentar e ambiental, e de saúde e bem-estar.

Assim, o objetivo central deste projeto é o de potenciar a valorização económica dos resultados de Investigação e Desenvolvimento (I&D) com vista à transformação de ideias e tecnologias inovadoras geradas por investigadores doutorados, alunos de doutoramento e mestrado na área da bioeconomia, em particular nos domínios verticais do agro-alimentar e da biomedicina/saúde e do domínio transversal da bioinformática, através do fortalecimento da transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial baseado numa aproximação às cadeias de valor que permita uma adequada avaliação empresarial e a conceção de modelos de negócio de referência consistentes com os diferentes contextos económicos setoriais.

- MealBalls - Embalagem de protótipo 3Boost

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela Universidade Católica Portuguesa e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico), envolvendo um investimento elegível de um milhão de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 850 mil euros.

Links da Universidade Católica - Porto

Website

Facebook

Linkedin

Twitter

02/11/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa