Arborização do Parque Urbano das Águas Santas das Caldas da Rainha

Enquadramento

O Concelho das Caldas da Rainha situa-se no distrito de Leiria, na região Centro, aproximadamente 50 km de Leiria e 80 km de Lisboa, e encontra-se em desenvolvimento quer como centro de comércio e serviços, quer como Pólo turístico.

No âmbito do planeamento e implementação das políticas ambientais, ao longo dos últimos anos tem sido possível assistir à execução de diversos projetos de integração paisagística de parques e jardins que, reconhecidamente, pela sua elevada e crescente utilização, são efetivamente valorizados pelos visitantes.

O Município das Caldas da Rainha pretende, com este projeto proceder à arborização do Parque Urbano das Águas Santas. Este projeto contribuirá para uma melhor articulação urbana entre três bairros residenciais, criando uma área de transição verde, mas também um local de estadia, promovendo simultaneamente a ligação funcional entre aquelas áreas urbanas consolidadas. Este projeto irá garantir a valorização e usufruto deste novo espaço verde urbano.


Em conversa com o COMPETE 2020 Ana Paula Neves, Diretora de Departamento de Obras, Urbanismo e Defesa do Meio Ambiente do Município de Caldas da Rainha, falou do projeto Arborização do Parque Urbano das Águas Santas:

Ana Paula Neves | Diretora de Departamento de Obras, Urbanismo
e Defesa do Meio Ambiente - Município de Caldas da Rainha​​

 

O projeto Arborização do Parque Urbano das Águas Santas, vai garantir a valorização e fruição deste espaço verde urbano, restaurando a área atualmente existente dotando-a de uma maior sustentabilidade ambiental.

Localizado numa das entradas da cidade com acesso fácil ao centro, este espaço faz a transição entre bairros residenciais e equipamentos desportivos, de saúde, comerciais e educativos.

Inserido dentro da malha urbana, tem necessidades de rearborização e da criação de ilhas-sombra, como forma a garantir as condições naturais e ambientais do local criando uma mais-valia para a população.

O parque por si, já tem algumas condições que se traduzem em benefícios para os seus utilizadores nomeadamente pela criação recente de uma ciclovia. Pretende-se com esta intervenção criar espaços de lazer, promoção da saúde física e mental, estimulo ao sentido de comunidade pela criação de um espaço de reunião, melhoria da qualidade de vida da população, criação de amenidades e conforto bioclimático, promoção da infiltração das águas pluviais, salvaguarda da circulação de brisas e proteção dos fluxos de fauna e flora.

Por outro lado, o aumento da biodiversidade e a valorização paisagística agora programada, trás um novo estímulo a novas dinâmicas sociais e económicas, à consolidação do próprio tecido urbano e arborização, sendo também um contributo para o estabelecimento de uma Estrutura Ecológica Municipal.

A área de intervenção tem aproximadamente 67 800 m2 (6,7 ha) partindo de um espaço inicial com coberto verde espontâneo com 5.98ha caraterizado por cobertura vegetal de herbáceas espontâneas, marcado por sebes de canavial invasor, elementos vegetais e por pinheiros dispersos, figueiras e um eucalipto, a que acrescerá uma área de 0.72ha que se tem apresentado como terreno baldio. Os trilhos existentes que inicialmente eram fruto da passagem corrente dos utilizadores, estão agora consolidados e materializados dentro do parque em saibro.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pelo Municipio de Caldas da Rainha e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do aviso 11/REACT-EU/2021 - (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, envolvendo um investimento elegível e incentivo FEDER de 75 mil euros.

Link

Website | Câmara Municipal de Caldas da Rainha

29/11/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa