PlantFood: bebidas vegetais, não-lácteos e funcionais
Nos últimos anos verificam-se como tendências o poder da nutrição e o mercado alternativo aos produtos lácteos. É neste contexto que surge o presente projeto em que se pretende desenvolver alimentos e bebidas vegetais, não-lácteos e funcionais.
Enquadramento
Empresa de cariz familiar fundada em 1987, a FRULACT – Indústria Agro-Alimentar, S.A. é uma das 5 maiores empresas do setor dos preparados de fruta. A sua missão é ser uma empresa de referência a nível internacional, fornecendo preparados à base de fruta cada vez mais naturais e saudáveis, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento sustentável. A exigência do mercado e dos seus consumidores obrigaram a empresa a estar cada vez mais focada no cliente e nas expectativas dos consumidores, antecipando com ofertas proactivas de produtos e conceitos, enquadradas com as suas necessidades.
A FRULACT atua no mercado como empresa B2B, fornecendo os principais players do mercado, não tendo marca própria. Inovação, relacionamento comercial, serviço ao cliente, e qualidade, são os fatores críticos de sucesso presentes na estratégia da FRULACT. Para suportar as suas estratégias a FRULACT tem investido, em quantidade e em qualidade, nos recursos estruturais fundamentais: instalações industriais, tecnologias modernas, processos baseados nas melhores práticas e recursos humanos competentes e qualificados.
O mercado por excelência da FRULACT é o europeu, nomeadamente o mercado Francês, maior consumidor de produtos lácteos do mundo. Mas também estão presentes em países em vias de desenvolvimento em Africa e em 2017 abraçaram o mercado da América do Norte, através da nova unidade no Canadá.
A FRULACT tem unidades produtivas em Portugal (sede), França, Marrocos, África do Sul e Canadá.
O Projeto
O projeto “PLANTFOOD - Desenvolvimento de alimentos e bebidas não-lácteas de origem vegetal” tem como principal objetivo a investigação, o desenvolvimento e a produção numa unidade piloto à escala laboratorial de bases não-lácteas de origem vegetal (bases PLANTFOODS) não fermentadas e fermentadas, utilizando como fontes de matérias-primas cereais que serão enriquecidas com a incorporação de leguminosas (feijão, grão, lentilhas) e/ou frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs). Esta combinação tem como intuito obter formulações (bases PLANTFOODS) nutricionalmente equilibradas com um conjunto de nutrientes em quantidade suficiente que permitam uma resposta fisiológica, como por exemplo, a proteção cardiovascular com uma redução dos níveis de colesterol total, permitindo a sua classificação como um alimento funcional. Desta forma, o portfolio de novos produtos a desenvolver destina-se a clientes que têm na sua missão servir consumidores que demonstram uma preocupação com questões relacionadas com a manutenção da saúde e bem-estar e a redução do risco de doenças.
Com este projeto, a FRULACT propõe oferecer produtos inovadores e diferenciadores dos produtos não lácteos existentes atualmente no mercado tendo como enfoque a maximização do perfil nutricional, funcional e organolético. Cada base PLANTFOOD será por si só um alimento inovador promotor de Saúde e Bem-Estar, e com possíveis alegações nutricionais, como por exemplo fonte de fibra, proteína, ómega-3 vegetal, cálcio ou potássio. Pretende-se ainda que no final do projeto alguns dos protótipos possam obter a alegação de saúde de redução dos níveis de colesterol sérico e/ou manutenção da função cardíaca.
Numa visão abrangente, as bases PLANTFOODS além de se apresentarem como competitivas em diversos mercados externos, irão ao encontro das principais e mais recentes tendências de mercado, associadas a necessidades específicas de consumidores que procuram produtos de origem vegetal. Esta oferta está alinhada com a tendência atual do Flexitarianismo – “vegetariano” e “flexível” num só conceito. Os adeptos deste regime privilegiam a ingestão de alimentos vegetais, relegando a carne e o peixe para ocasiões tidas como “especiais”.
Estes novos hábitos alimentares enquadram-se no segmento da saúde e bem-estar, o que demonstra o potencial destes produtos para serem explorados no mercado global. De facto, a FRULACT procura ir ao encontro de clientes em mercados onde existe uma clara valorização de alimentos funcionais, nomeadamente atendendo aos benefícios dos cereais, leguminosas e frutos oleaginosos no sistema cardiovascular e/ou na fisiologia pós-pandrial e função gastrointestinal.
A Candida Miranda, Diretora de Investigação e Tecnologia da FRULACT e resposável do projeto PLANTFOOD, destaca o contributo do COMPETE 2020 na concretização dos objetivos do projeto:
O apoio COMPETE 2020 tem permitido avançar o projeto, estando a FRULACT a desenvolver formulações (bases PLANTFOOD) com valor acrescentado em termos de composição nutricional equilibrada, estabilidade física e microbiológica alargada, qualidade organolética elevada e funcionalidade biológica validada contribuindo como ingrediente chave no desenvolvimento e disponibilização de novos alimentos promotores de saúde e bem-estar.
Apoio do COMPETE 2020
Promovido pelo consórcio constituído pela FRULACT e pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa o projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 500 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 303 mil euros.
Links Relacionados
Webpage | Frulact