Tradição e Inovação - A Internacionalização da Topázio
Carlos Silva, responsável do projeto de Internacionalização da Topázio, destacou a importância do contributo do COMPETE 2020 para os objetivos definidos: “O Apoio do Compete 2020 através da Modalidade de Projeto de Internacionalização PME afigura-se como um auxílio de extrema importância para as empresas. Para a empresa Ferreira Marques & Irmão, S.A., o apoio do Compete 2020 permitiu a implementação e execução do investimento projeto de internacionalização da marca Topázio com uma estratégia claramente mais estruturada e ambiciosa face a um projecto sem o respectivo apoio. É incontestável que a taxa de sucesso na obtenção dos resultados desejados no projecto é favorecida pela obtenção do Apoio do Compete.” |
Enquadramento
Em 1874 na cidade do Porto nasce a Ferreira Marques e Irmão, empresa criadora da Topázio. Foi há 146 anos que Manuel José Ferreira Marques começava a criar as suas peças em ouro e dava início à história desta casa de joalharia. Nos primeiros anos de vida, pela sua dimensão e recursos não foi possível ir além de uma vocação para o fabrico manual e comercialização nacional de peças de ouro.
Nos anos 20 do século passado a Ferreira Marques & Irmão começa a produzir peças grandes em prata.
José Manuel Ferreira Marques morre em 1930 e os seus herdeiros criam a marca Topázio em 1934, homenageando a grande preferência da sua mãe pela pedra preciosa com o mesmo nome.
A partir dos anos 40 começam a ser produzidas e comercializadas toda a gama de produtos que integravam a ourivesaria, nomeadamente os artefactos de prata decorativos, os artefactos de prata de adorno pessoal, artefactos em ouro e joalharia.
Na década de 50 a Topázio inova a coleção e fabrica os primeiros produtos com a conjugação de dois materiais nobres, a Prata e o Cristal. Esta nova tipologia foi um sucesso em todos os mercados.
A partir da década de 60 iniciou a sua vertente exportadora, com especial relevo para os artefactos de prata de adorno pessoal tendo como destinatário principal a Alemanha, participando pela primeira vez numa feira internacional, a Feira de Hannover. Todo este desenvolvimento implicou, a necessidade de maior espaço e remodelação dos seus processos laborais. Daí que no início dos anos 70 tenha transferido as suas instalações da cidade do Porto, para uma unidade fabril que para o efeito construiu em Valbom, Gondomar.
A aposta na melhoria contínua dos seus produtos e na preservação e divulgação da marca Topázio, aliada a uma política de prudência, que sempre têm norteado a atividade da Empresa, garantiu à empresa, consolidação da posição de liderança suportada numa estrutura sólida.
Com base no conhecimento adquirido ao longo de mais de 140 anos de existência, a Ferreira Marques & Irmão tomou a opção estratégica de apostar no crescimento em novos mercados.
O Projeto
Aqui surge o plano de internacionalização da Topázio. O plano consiste num conjunto de investimentos estratégicos com o objetivo de obter uma expansão que permita um aumento de vendas e maior capacidade para empreender.
Existem diversas formas de penetração e abordagem aos mercados internacionais, pelo que numa primeira fase a empresa optou estrategicamente por investir na participação em Feiras e Eventos e na realização de ações de prospeção, com o intuito de promover a marca Topázio e obter e aprofundar o conhecimento dos contextos locais de cada mercado, (cultura, hábitos de consumo, clientes alvo, contexto socioeconómico, questões logísticas e legais, etc.), para que a abordagem ao mercado vá de encontro ao objetivo estratégico de obter a expansão da Tópazio nos mercados internacionais.
Numa segunda fase e com o conhecimento da informação fundamental para que a estratégia de penetração seja adequada ao meio em que a empresa vai operar, foi definida da estratégia de comunicação para os mercados internacionais, através do desenvolvimento de catálogos e de campanhas de comunicação integrada, na publicidade e propaganda, diferenciadas para clientes alvo específicos.
Neste plano de internacionalização foi tomada a decisão estratégica de dividir o investimento em dois segmentos. Um primeiro segmento que consiste num investimento forte em mercados que se apresentam com uma margem hipotética de penetração elevada, como são exemplo os mercados do Estados Unidos, os Emirados Árabes Unidos, Angola, a Indonésia e Singapura.
Os Mercados como o da França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha, República Checa, Áustria, Rússia, Marrocos, Israel e alguns países do médio Oriente são mercados em que o consumo de produtos ligados a componente status / luxo estão sempre presentes quer pela via da tradição como pela via da diferenciação e embora com uma intensidade de investimento comedida afiguram-se como imprescindíveis para o sucesso do plano estratégico de crescimento da Topázio.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um investimento elegível de 505 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 227 mil euros.
Links Relacionados
Website da Topázio