Font Salem Portugal: ampliação da capacidade da fábrica de Santarém
O Projeto
Font Salem é um dos líderes espanhóis em Marcas de Distribuição e copacking especializado, não só em diferentes tipos de cerveja, como também numa ampla variedade de refrescos com e sem gás.
A Font Salem pertence integralmente ao Grupo Damm, um dos maiores produtores de cerveja em Espanha, o que permite uma melhoria nos recursos bem como do conhecimento e da capacidade de produção ao realçar a qualidade do produto e do serviço oferecido.
No final do ano 2009, concretizou-se a compra da fábrica de cervejas Cintra, localizada em Santarém, com a finalidade de aumentar a capacidade de produção, e impulsionar a venda de cervejas marca própria em Portugal e nos países terceiros onde existe uma grande relação comercial.
O presente projeto de investimento resultou da necessidade de atualizar a unidade de Santarém, tanto em tecnologia como em maquinaria, para poder garantir a qualidade e volume de produção previamente definidos. A capacidade da fábrica estava situada em 500.000 hls., pelo que se tornou necessário duplicar esta capacidade para poder ter o mesmo nível de competitividade existente nas restantes fábricas do grupo. Além da melhoria tecnológica e da ampliação da capacidade, a formação do pessoal foi um dos objetivos prioritários nessa primeira fase do investimento.
A concretização do projeto surgiu no quadro de crescimento sustentado da Font Salem Portugal assente numa diferenciação de excelência, no sentido de dotar a Empresa de ferramentas necessárias para a expansão do seu negócio em Portugal.
De facto, o consumo da cerveja foi fortemente afetado pela crise que se fez sentir em Portugal, sendo que, no período compreendido entre 2008 e 2012, segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, apresentou uma quebra de 14%.
Impacto do projeto no desempenho da empresa
Com efeito, a Empresa encetou esforços no sentido de contrariar a tendência negativa sendo que, no ano de 2016, na sequência deste projeto de investimento, atingiu um volume de negócios significativo na ordem dos 75,7 milhões de euros.
Decorrente da estratégia de expansão para novos mercados internacionais, a Font Salem Portugal incrementou expressivamente a presença nesses mercados. Nesse sentido, torna-se importante destacar que, no ano de 2016, a Empresa alcançou um volume de exportações de 46,7 milhões de euros que representa um aumento, face ao ano pré-projeto (2010), de aproximadamente 440%.
As tecnologias adotadas e os processos organizados com a materialização do projeto assumem-se totalmente disruptivas ao nível nacional fazendo face ao elevado nível de exigência, quer em termos de qualidade, quer em termos de competitividade e eficiência de custos.
É neste contexto que a concretização do projeto permitiu a duplicação da capacidade instalada de produção da unidade industrial de Santarém. A capacidade de produção alcançada apresenta, por inerência, um efeito de arrastamento no tecido económico muito significativo que importa destacar.
Com efeito, o projeto teve um impacto bastante significativo (i) no desenvolvimento do setor agrícola, nomeadamente pelo consumo de grandes quantidades de malte (5.200 Toneladas/ano) e de cerca 1.800 toneladas de cevada por ano e (ii) no fornecimento de grandes quantidades de adubo e ração animal (11.000 Toneladas/ano) para os criadores de gado leiteiro na região.
Adicionalmente, o projeto em apreço contribuiu, em larga escala, para o volume de negócios das empresas que rodeiam a unidade industrial de Santarém. Neste sentido, destacam-se os seguintes fornecedores: vidro e cápsulas metálicas (135 milhões de garrafas), alumínio (313 milhões de latas), embalagens de papel (190 milhões de rótulos e contra-rótulos), e de cartão (12 milhões de caixas de cartão canelado), entre outros.
A Font Salem Portugal, com a forte expansão verificada da sua atividade, teve a necessidade de, ano após ano, incrementar o número de postos trabalhos. Nesse sentido partindo de 80 trabalhadores no pré-projeto, no ano de 2016, a Empresa detinha 150 colaboradores, dos quais 40 eram altamente qualificados.
Assim, efetuando uma comparação com o pré-projeto, a Empresa incrementou em aproximadamente 87% o número de colaboradores totais, sendo que, no que concerne ao emprego altamente qualificado, verificou-se um aumento de aproximadamente 120%.
Em declarações ao COMPETE 2020, Antoni Folguera Ventura, Administrador e Diretor Geral da Font Salem Portugal, destaca a importância do apoio dos fundos comunitários no desempenho da sua empresa:
|
|
Apoio do COMPETE
O projeto contou com o apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, com um investimento elegível de cerca de 15 milhões de euros e um incentivo FEDER de 7 milhões de euros.
Links Relacionados
Webpage