Inovação Organizacional, de Marketing, TIC e Economia digital
Enquadramento
Geonext-Produtos Eléctricos, S.A. é uma empresa de capital integralmente português, fundada em 1982, que desenvolve a sua actividade na importante área dos produtos eléctricos e da iluminação. Empresa de nova geração, com uma gestão flexível, formada por um conjunto de pessoas de elevada formação e capacidade de trabalho científico e técnico, orienta a sua missão de acordo com valores humanos, onde o cuidado com a inovação, o desenho, a funcionalidade, a economia, a qualidade e o ambiente, ocupa o maior relevo. Faz história no mercado nacional há quase quatro décadas com um trabalho ímpar de colaboração com os clientes e amplia os seus negócios no mercado internacional com uma presença de referência, exportando para vários países, com uma reputação construída na qualidade dos produtos e dos serviços de apoio associados.
O Projeto
O projeto faz parte de uma estratégia geral da empresa assente em ideais de inovação que visa dar resposta aos seguintes objetivos estratégicos gerais:
- Reforço da orientação estratégica da produção interna para a procura externa e a promoção da competitividade da empresa através da presença ativa no mercado global, via o reforço dos esforços financeiros, comerciais e humanos na promoção e prospeção de mercados internacionais;
- Incrementar posicionamento estratégico nos mercados em que já atuam e ser capazes de diversificar os mercados de atuação;
- Elevar a competitividade e qualificação organizacional via a inovação dos processos e procedimentos internos face às práticas de excelência praticadas no setor, internacionalmente;
- Apostar no reforço das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta de gestão base e que permita uma integração e workflow global de todos os processos internos, nomeadamente os processos comerciais e de marketing, e no relacionamento entre colaboradores e clientes;
- Incrementar a presença na economia digital desenvolvendo websites multilingue e adaptados ao posicionamento estratégico pretendido;
- Apostar em novos modelos e técnicas de marketing, devidamente estruturados e planeados através de um Plano de Marketing Digital;
- Reforço dos recursos humanos afetos quer a áreas comerciais, quer à área da organizacional;
- Reforço da aposta na elevação de competências através da formação profissional.
Para dar resposta a estes objetivos a Geonext desenvolveu este projeto de investimento inovador com as seguintes características:
- Para promover a inovação organizacional a Geonext definiu como objetivo a implementação do Kaizen Management. O Kaizen é reconhecido em todo o mundo como um importante pilar da estratégia competitiva de longo prazo para as organizações.
Com a implementação da metodologia Kaisen a empresa pretende promover as mudanças organizacionais, quer de pequena ou grande dimensão, de forma a adotar modernos modelos e técnicas de organização, que permitam inovar e operar uma mudança radical no modelo organizacional existente, contribuindo para a inovação contínua de procedimentos e comportamentos organizacionais e de gestão, reforçando as certezas na organização, dando ao mesmo tempo resposta às exigências do mercado e do acréscimo de competitividade organizacional. Pretende-se com a sua concretização que todos os procedimentos internos sejam realizados e continuamente melhorados, com base nos critérios de excelência organizacional decorrentes desta metodologia.
- A Geonext irá implementar um sistema de informação CRM (Customer Relationship Management) e mobilidade comercial que permita obter ganhos de segmentação, análise e aferição do potencial de mercado e cliente.
A aplicação CRM a desenvolver deverá contribuir eficazmente para a elevação dos modelos de gestão comercial e de marketing de toda a organização e sua continua melhoria, indo de encontro à inovação organizacional pretendida.
- A empresa irá promover a realização de um plano de marketing digital, internacional, que estruture, planeie, calendarize e defina as melhores estratégias de ações de marketing digital a implementar de forma a elevar os resultados das mesmas;
- Numa vertente de inovação de marketing a Geonext irá implementar estratégias de marketing digital. Estes investimentos pretendem dar resposta quer à inovação de marketing, quer à aposta na web como fator decisivo de visibilidade e acréscimo de notoriedade e prestígio da empresa e ainda alavancar a visualização do site a criar.
André Borges, Diretor Geral da Geonext, falou da importância do COMPETE 2020 e do processo de inovação organizacional e tecnológico que lançaram com o projeto:
“O programa COMPETE 2020 foi um auxílio muito importante para criar as bases e darmos início a um processo de inovação tecnológico. Primeiramente procuramos reorganizar metodologias e processos internos com vista à mudança e maior produtividade. Com a renovação do hardware avançamos para novos sistemas de informação que nos permitirá abordar o mercado com outras ferramentas ao nível da gestão operacional interna, novas formas de gerir as relações com nossos clientes e entrarmos dentro da Industria 4.0 que sempre foi um objetivo.”
Apoio COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um investimento elegível de 115 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 52 mil euros.