TRUST: Sistema de Monitorização de Transporte e Rodovias para Serviços de Informações em Tempo Real

O projeto TRUST, enquadrado no programa Celtic-Plus/EUREKA, visa o desenvolvimento de um sistema de monitorização meteorológica e ambiental capaz de identificar condições de risco para a condução em infraestruturas rodoviárias equipadas com tecnologias ITS (Inteligent Transport Systems and Services), com vista à redução de acidentes.

Enquadramento

O constante aumento do número de veículos em circulação por todo o mundo tem levantado uma série de problemas que fazem com que a segurança rodoviária seja um tema de destaque das agendas políticas nacionais e internacionais, pela sua relação direta com o consumo de energia, poluição atmosférica, número de acidentes rodoviários e congestionamento de tráfego, principalmente, nas grandes cidades. Perante este cenário, várias estratégias têm vindo a ser adotadas, em várias regiões do globo, com vista a mitigar aos efeitos nefastos e perigosos do incremento do tráfego rodoviário. As más condições meteorológicas são também outra das principais causas dos acidentes rodoviários, especialmente em situações envolvendo chuva e piso húmido, pelo que uma monitorização constante das mesmas através do recurso às Comunicações Veiculares, à Internet das Coisas, à Sensorização, Cloud Computing e Big Data irão, por certo, contribuir para a redução drástica desta tipologia de incidentes.

O Projeto

Miguel Gomes, responsável do projeto TRUST, em conversa com o COMPETE 2020, sintetiza projeto e a importância do apoio dos Fundos Comunitários:

 

O Projeto TRUST - Transportation and Road Monitoring System for Ubiquitous Real-time Information Services consiste num projeto Portugal 2020 de Investigação e Desenvolvimento Industrial à Escala Europeia, em copromoção, que visa o desenvolvimento de um sistema de monitorização meteorológica e ambiental capaz de identificar condições de risco para a condução em infraestruturas rodoviárias, equipadas com tecnologias ITS”, para, através da comunicação entre veículos e elementos da infraestrutura, alertar os condutores em circulação para o perigo de acidentes em determinadas localizações e assim reduzir o número de incidentes e fatalidades associadas.

O projeto conta com um consórcio de elevada competência técnico-científica, formado pela empresa Microio – Serviços de Electrónica, Lda., copromotor líder, pela empresa Eurico Ferreira S.A. e pelo Instituto de Telecomunicações, entidade SCT, mas também com a valiosa ligação a um total de 21 parceiros internacionais, no âmbito do projeto europeu Celtic-Plus/EUREKA em que se insere.

É através do financiamento do COMPETE que será possível o desenvolvimento do projeto TRUST e, desta forma, a participação portuguesa no projeto europeu SARWS - Real-time location-aware road weather services composed from multi-modal data (do programa CelticPlus/EUREKA). Participação que proporcionará ao consórcio português a colaboração com um conjunto de excelência de parceiros da Bélgica, Espanha, França, Roménia, Turquia e Coreia do Sul, a criação de novas ligações internacionais, a montante e a jusante da cadeia de valor, e o enriquecimento da sua experiência e know-how aplicada a áreas tecnológicas inovadoras como: sistemas cooperativos de transporte inteligentes, sensorização distribuída, comunicações veiculares, Internet das coisas, Cloud Computing e Big Data.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 722 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 498 mil euros.

 

Links úteis

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03/01/2019 , Por Miguel Freitas
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