MOLATECH 4.0 - Nova unidade produtiva de colchões de maior valor acrescentado

Enquadramento

Com 65 anos de experiência na indústria da colchoaria, pioneira no fabrico de colchões de molas em Portugal, a Molaflex – Colchões, S.A. afirma-se como uma referência a nível nacional e internacional.

O crescimento e sustentabilidade da Empresa têm sido assentes na elevada qualidade dos seus produtos, e na constante renovação do seu portfólio, através do desenvolvimento e lançamento de novas e diferenciadas soluções. Com um departamento próprio de I&D, tem sido crescente a importância da inovação na expansão da marca.

O crescimento atingido pela Empresa nos últimos anos tem originado diversos investimentos produtivos na fábrica por forma a aumentar a sua capacidade, no entanto, a atual fábrica da Molaflex encontra-se próxima do máximo da sua capacidade.

A unidade já não possui espaço para se expandir, não existindo áreas libertas para introduzir novos materiais ou equipamentos para novos desenhos, por forma a acomodar os novos modelos de colchões. Adicionalmente, o layout produtivo não permite a flexibilidade necessária para trabalhar com fluidez com uma gama tão elevada de produtos, nem realizar uma correta rastreabilidade das encomendas ou libertar o espaço para a realização de um adequado stock e armazenamento de produtos, que permitam à empresa assegurar o nível de serviço requerido pelo mercado.

 

O Projeto

O presente projeto deriva da necessidade de construir e equipar uma nova unidade produtiva de raiz, que permita oferecer uma maior quantidade, qualidade e variedade de soluções ao mercado da colchoaria e mobiliário, e aumentar a capacidade em cerca de 80% (de 250mil para 460mil colchões/ano), bem como internalizar a área produtiva de bases, aumentando a sua capacidade de 12,6mil para 14mil bases por ano.

A nova unidade industrial será capacitada com equipamentos tecnologicamente evoluídos, que permitam a incorporação de diferentes materiais e a realização de novos desenho, necessários para a produção de novos colchões diferenciados, de gama alta e de maior valor acrescentado, possibilitando a progressão da Molaflex na sua cadeia de valor, o reforço do seu posicionamento competitivo no sector e dentro do próprio grupo, e a preparação da Empresa a nível produtivo para as tendências futuras do setor colchoaria e mobiliário a nível nacional e internacional.

Além do investimento na construção da própria unidade industrial, será desenhado e construído de raiz um layout produtivo com o apoio do INESC TEC. O processo produtivo a instalar irá ser composto por um mix dos equipamentos já existentes atualmente na Empresa e por novos equipamentos state-of-the-art, assumindo uma organização linear, contribuindo significativamente para a fluidez e otimização de todo o processo produtivo, garantindo a qualidade do produto final e acima de tudo flexibilizando a produção, o que permitirá à Empresa a expansão para outras famílias de produtos e/ou introdução de alterações e melhorias ao processo.

 

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 8,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,3 milhões de euros.

 

24/04/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa