Leia a entrevista com Jacinto Reis, coordenador técnico-científico do projeto Eco Camões
Entrevistamos Jacinto Reis, coordenador técnico-ciêntifico do projeto de investigação e desenvolvimento Eco Camões, que criou o veículo de combate a incêndio 100% elétrico e não tripulado que ganhou o 1º Prémio de Inovação na última edição da SEGUREX. O projeto foi promovido pela Jacinto Marques de Oliveira, Sucurs, Limitada e apoiado pelo COMPETE 2020. |
Fale um pouco do veículo Eco Camões |
A JACINTO lançou o Eco Camões, na SEGUREX 2019, onde ganhou o primeiro prémio de inovação na área de segurança. O veículo desenvolvido totalmente em Portugal distingue-se pelo facto de ser não tripulado e totalmente elétrico. O veículo conta com duas vertentes, a vertente de ser não tripulado, ou seja, pode ser totalmente controlado até 1km de distância e de ser ecológico, ou seja, totalmente elétrico, tanto a parte de tração como de extinção, contando com uma bomba conectada com o motor elétrico e uma parte de tração com quatro motores elétricos acoplados. O Eco Camões não é um carro autónomo na medida em que não apaga fogo sozinho, necessita de alguém para o controlar, ou seja, se estivermos num cenário de risco elevado, os bombeiros podem sair do carro e comandá-lo, nomeadamente, movê-lo, proceder à extinção com bomba, controlar o carro com um painel remoto. O veículo tem 300km de autonomia e 4h de bomba contínua, tem 10.000 litros de água, 1.200 litros de espuma, 250 litros de pó, tem tração integral 6X6 e pode ser usado fora de estrada. Este carro em caso de incêndios em tuneis, cuja atmosfera é muito rarefeita, como não tem um motor a combustível e é elétrico, não tem o risco de ficar imobilizado. O nome Eco Camões foi escolhido devido ao facto de ser ecológico e ter capacidade de poder ser tripulado e não tripulado. |
Como nasceu o projeto Eco Camões? Quais foram as principais motivações? | Os produtos da JACINTO são caraterizados por um elevado valor acrescentado, conferido pelo know-how específico e adaptabilidade de cada produto às necessidades concretas de cada cliente/mercado. Com a realização deste projeto ambicioso, a JACINTO pretendeu reforçar ainda mais a sua posição de destaque e pioneirismo no mercado, tendo investido no desenvolvimento de um veículo com caraterísticas disruptivas face ao estado da arte, e únicas no setor mundial de veículos pesados, o Eco Camões. Pretendeu-se que o veículo agregasse duas valências de extrema relevância, designadamente ser um veículo totalmente elétrico de combate a incêndios em todos os cenários possíveis (aeroportos, industriais, urbanos, florestais), que cumprisse com todas as normas do setor vigentes e, simultaneamente ser um veículo não tripulado para o combate a incêndio. |
Quais os maiores desafios que enfrentaram no desenvolvimento do projeto? | Os maiores desafios encontrados prenderam-se com a falta de informação existente no mercado relativa às baterias, porque apesar de ser algo que está nos últimos tempos a ser badalado todo o sistema desde o tipo de baterias, controlo, arrefecimento e comportamento é um pouco dúbio. Principalmente, em relação às potências, binários e acelerações que necessitávamos para cumprir os requisitos de todas as normas e tipologias de veículos de combate a incêndio. O outro desafio, foi realmente a integração e controlo de todas as componentes do veículo. |
Quais os resultados mais importantes alcançados? |
A entrada num novo segmento de mercado colocou à JACINTO uma série de desafios que, por constituírem novidade no setor, implicaram investimentos que permitiram reunir o conhecimento necessário para colmatar as deficiências inerentes ao desenvolvimento de um produto novo, e garantir que a empresa se munisse dos meios necessários ao desenvolvimento bem-sucedido do presente projeto, e ao alcance dos objetivos principais, nomeadamente: Foram desenvolvidas competências na área da definição e dimensionamento de sistemas de mobilidade elétrica (motores e componentes elétricos); verificou-se um incremento do know-how técnico na área de sistemas de rádio frequência e georreferência para comando integral do veículo; foi possível reforçar as competências no domínio das normas ICAO, NFPA, EN 1846-1-2-3 e ocorreu a aquisição de novas competências ao nível da diretiva CEM; verificou-se a aquisição de conhecimento nas áreas de controlo de sistemas mecatrónicos e gestão de redes em veículos de combate a incêndios; ocorreu a aquisição de conhecimento ao nível do dimensionamento dos motores elétricos para os diferenciais, bomba e sistema de espuma; Através da concretização do projeto foi possível acrescentar à atividade normal da empresa, o desenho, conceção e construção de veículos 100% elétricos, não tripulados, valia anteriormente inexistente no seio da empresa e ao nível do setor mundial; O veículo desenvolvido configura um produto inovador ao nível mundial, sendo a JACINTO o único fabricante mundial a disponibilizar um produto nesta gama; a nível internacional, desconhece-se a existência de uma solução com os requisitos técnicos a alcançar para este tipo de veículo, 100% elétrico, com tração integral 6x6, não tripulado e com autonomia mínima de 300km ou 4h de intervenção com o veículo parado; O projeto foi desenvolvido na JACINTO, com o auxílio do Instituto Politécnico de Leira, na área de software, e do Laboratório de Tecnologia Automóvel, ao nível de certificação e conformidade com as normas. A pertinência dos trabalhos de I&D que a JACINTO pretendeu levar a cabo prenderam-se com o crescente interesse na contribuição para o aumento da eficiência na cadeia de veículos pesados, mais especificamente em viaturas de combate a incêndios para Aeroportos, aumento do número de veículos híbridos e elétricos, pelo facto do mercado ser uma realidade em constante mudança, à qual a empresa não quis ser indiferente, demonstrando, assim, a flexibilidade exigida às empresas atuais. |
Qual o contributo do COMPETE 2020 para os objetivos que definiram para o projeto? | O 2020 proporcionou realmente, que este projeto pudesse avançar porque um investimento em inovação na ordem dos 2.000.000 € para uma PME como a JACINTO tem um peso insustentável. Assim seria impossível a sua concretização sem o apoio do Portugal 2020. |
A Empresa
Com 65 anos, a Jacinto Marques de Oliveira, Sucurs, Limitada, empresa de Esmoriz, vai na quarta geração, conta com 130 colaboradores, um volume de negócios de cerca de 25 milhões de euros e exporta para mais de 28 países, com um volume de exportação de 72% (2017).
Apoio do COMPETE 2020
O projeto da Eco Camões conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 1,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 628 mil euros.