The Yeatman Hotel: um hotel de luxo associado ao setor do vinho
O Projeto
O projeto consistiu na criação de um Hotel de charme, associado ao sector do Vinho, em particular do Vinho do Porto, e tem como mercados alvo os mercados estrangeiros como a Espanha, França, Reino Unido e América do Norte, entre outros.
Inaugurado em 2010, o hotel foi construído na encosta esquerda do rio Douro e é o primeiro Hotel de luxo na zona histórica de Vila Nova de Gaia, entre as famosas caves de Vinho do Porto, aí localizadas há mais de 300 anos e que atraem, anualmente, milhares de visitantes que querem conhecer melhor o mundialmente famoso Vinho do Porto.
O hotel tem 82 quartos (11 dos quais são suites), duas piscinas, um ginásio, Wellness Centre (SPA) com vinoterapia, dois restaurantes e dois bares.
Os quartos do Hotel têm uma área média de 40 m2 o que o coloca numa posição privilegiada em termos de espaço dentro dos hotéis de luxo e são decorados num estilo clássico e discreto proporcionando um ambiente sofisticado e repousante. Cada quarto tem vista sobre o centro histórico do Porto. As suites dispõem de amplos terraços com vistas panorâmicas para o Porto e Rio Douro. Cada quarto é personalizado com quadros e objetos alusivos à região e tradições de um produtor de vinho. As suites foram batizadas com o nome de alguns parceiros vínicos.
O hotel dispõe de dois restaurantes, sendo que o restaurante principal está dividido em três áreas: uma garrafeira, uma sala de provas e uma sala clássica de restaurante. Os pratos serão portugueses com uma interpretação internacional e com uma forte incidência de especialidades regionais. O restaurante já arrecadou Estrelas Michelin com o chef Ricardo Costa à frente das criações gastronómicas que por aqui passam.
É natural a forte ligação do hotel à cultura vínica uma vez que é propriedade da The Fladgate Partnership, dona das marcas Taylor”s, Fonseca e Croft, entre muitas outras. O The Yeatman diz ter a maior coleção do mundo de vinhos portugueses, distribuída por mais de 25 mil garrafas e mais de 1000 referências. The Yeatman estabeleceu parcerias com muitos dos melhores produtores de vinhos portugueses que participam em programas de provas, seminários e jantares vínicos organizados pelo Hotel.
O Spa Vinotherapie do The Yeatman tem, todos os meses, tratamentos diferentes e muitos à base da uva e do vinho, tirando partido das propriedades antioxidantes e hidratantes do fruto e dos néctares. O Spa já foi nomeado para prémios internacionais de spas de luxo e usa produtos da Caudalie, uma marca francesa de produtos à base da uva.
Prémios
Depois da conquista da primeira Estrela Michelin em 2011, o restaurante do The Yeatman alcançou, em 2017 a segunda Estrela Michelin.
Para alem das Estrelas Michelin, o restaurante do The Yeatman tem sido reconhecido com várias distinções: Boa Cama Boa Mesa, Garfo de Ouro – 2011, 2013, 2014, 2015 e 2016; e Boa Cama Boa Mesa Garfo de Platina – 2012 e Condé Nast Johansens, Best Dining Experience Europe & Mediterranean – 2015.
A carta de vinhos do hotel está entre as melhores do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, e foi eleita Best Regional Wine List in the World 2017. Quem o diz é a conceituada revista inglesa "The World of Fine Wine”.
The Yeatman foi considerado Melhor Hotel Boutique de Portugal no 22º World Travel Awards em 2015, realizado na ilha de Sardenha, Itália.
Em 2015 o The Yeatman foi reeleito "Melhor Alojamento” nos "Wine Tourism Awards”, promovidos pela prestigiada revista de vinhos inglesa, Drinks International.
A Fodor’s Travel, a revista turística americana mais influente e uma das líderes em sites de viagens de luxo, anunciou em Setembro 2014, em Nova Iorque, que o The Yeatman integra o Top 100 dos Melhores Hotéis do Mundo, sendo o único hotel em Portugal, à data, a receber tal distinção.
Impacto do projeto no desempenho da empresa
De acordo com o promotor “o Projeto atingiu todos os seus propósitos sendo hoje reconhecidamente uma imagem de marca de Gaia, do Porto e da região Norte”.
O hotel apresentou em 2014 um volume de negócios de 10,3 milhões de euros, sendo 5,5 milhões vindos de clientes internacionais e 141 postos de trabalho. Em 2015 os postos de trabalho já eram de 151, sendo a taxa de emprego altamente qualificada de 54,20%.
Apoio do COMPETE
O projeto de investimento do The Yeatman Hotel contou com o apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, com um investimento elegível de 26, 4 milhões de euros e um incentivo FEDER de 5 milhões de euros.