POTATOPLASTIC - O desenvolvimento de um composto bioplástico biodegradável à base dos subprodutos de batata

A Isolago – Indústria de Plásticos S.A., em cooperação com a Universidade de Aveiro, está a desenvolver um composto bioplástico biodegradável utilizando como matéria-prima subprodutos não reutilizados nas indústrias de processamento de batata, tais como águas de lavagem, pequenos fragmentos de batata removidos das máquinas de corte, cascas, etc.

O Projeto

Motivado pelo impacto ambiental e o elevado custo associado à reciclagem dos plásticos convencionais, o projeto POTATOPLASTIC visa desenvolver um composto bioplástico biodegradável, à base dos subprodutos de batata, para substituir o plástico tradicional.

Desde a produção do plástico até à sua utilização final, existem várias práticas que poluem o meio ambiente. Processos como a extração e o refinamento do petróleo envolvem elevado consumo de água e de energia, geram grandes quantidades de resíduos líquidos e sólidos de difícil tratamento, libertam diversos gases nocivos para a atmosfera, e apresentam riscos consideráveis de derramamento de petróleo para o ambiente marinho.

Numa fase de pós-consumo são gerados elevados volumes de plásticos difíceis de serem reciclados, dando origem a uma significativa acumulação de lixo no meio ambiente. Além disso, o entupimento de valas, a poluição visual e o respetivo impacto no ecossistema também são consequência da grande utilização de plástico.

O projeto POTATOPLASTIC revela-se promissor na resposta à necessidade da indústria de plásticos em desenvolver um composto bioplástico biodegradável, promovendo simultaneamente a evolução económica da indústria de processamento de batata.

Face aos bioplásticos já existentes no mercado, este projeto tem como finalidade promover um material competitivo em termos de biodegradabilidade e de custo. Além disso, a valorização de subprodutos industriais é outra grande vantagem associada a este projeto, uma vez que, as elevadas quantidades de resíduos frequentemente obtidas pelas indústrias de processamento de batata, que normalmente são despejadas em aterros ou utilizadas em processos de compostagem na produção agrícola, serão aproveitadas, contribuindo para o aumento da sustentabilidade deste tipo de indústrias.

 

Apoio

Projeto promovido pela ISOLAGO – Indústria de Plásticos, S. A., conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 1,7 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de um milhão de euros.

14/08/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa