PME QUALIFY: reforço das capacidades de organização e gestão das PME para a economia digital

Apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, este projeto visa fomentar a valorização e transferência de conhecimento e tecnologia, sempre que possível entre empresas, a qualificação dos recursos humanos apostando no desenvolvimento de novas áreas de competência tanto para as empresas como para o capital humano, seja o nível da digitalização da economia, economia circular, eficiência energética, potenciando uma gestão horizontal, assumindo o fator mudança como uma realidade do quotidiano assim como a atualização constante de conhecimentos.

Em declarações ao COMPETE 2020 Elisabete Rita, Diretora Geral da AIDA, sintetiza os objetivos do projeto e da importância do apoio dos Fundos Comunitários:

 

 

O reforço da capacitação empresarial de PME para o desenvolvimento de bens e serviços impõe que se actue junto das empresas no sentido de criar massa crítica, ou seja, qualificar para que actuem de forma sustentável, afirmando-se nos mercados de forma dinâmica e competitiva.

Assim, com o PME QUALIFY pretendemos apostar no reforço das capacidades de organização e gestão das PME, através da realização de acções que sensibilizem, orientem e fomentem a inclusão das micro e PME na economia digital, para a importância da indústria 4.0 e da incorporação tecnológica nos modelos de negócio, bem como para a sua integração e participação em redes de cooperação.

Nesse sentido o COMPETE 2020 assume um papel significativo pois permite materializar os objectivos da qualificação empresarial através da disponibilização de projectos e ferramentas com os quais é possível à AIDA CCI operacionalizar diferentes tipologias de acções, que vão ao encontro das necessidades das empresas, tendo em vista não só a sua qualificação como a internacionalização.

 

 

Da análise SWOT efetuada ao tecido empresarial de Aveiro resulta, como fraqueza uma cultura ainda deficitária no que ao trabalho em equipa se refere que se relaciona, em parte, com a falta de preparação de empresários e gestores naquele domínio. Acresce a insuficiente qualificação ao nível da gestão de informação.

A AIDA pretende, com este projeto, colmatar as lacunas acima referidas, exponenciar a capacitação e o aumento das competências através do acesso a informação e ferramentas em áreas estratégicas para o seu crescimento sustentado e competitivo, reforçando por esta via, o aumento da competitividade, flexibilidade, capacidade de resposta ao mercado global e acesso ao financiamento e ao mercado de capitais.

Nesse sentido, o projeto propõe-se desenvolver iniciativas que potenciem a obtenção e produção de informação económica sobre setores de atividade, posicionamento do produto e/ou serviço, mercados e financiamento em áreas estratégicas para o crescimento sustentado e competitivo.

O PME QUALITY promoverá, igualmente, nas PME a integração da coopetição, enquanto relação simultânea de cooperação e competição entre pessoas ou organizações, de modo a que trabalhem em conjunto com os concorrentes de forma a beneficiar das suas capacidades e características distintas nos diversos domínios da atividade empresarial, resultado que se espera obter através da realização de um inquérito às PME sobre o grau de desenvolvimento da cooperação.

No final do projeto, as PME estarão melhor informadas e preparadas para dar resposta às solicitações colocadas à sua atividade numa economia cada vez mais globalizada e digitalizada, por meio da aplicação dos conhecimentos detidos, os quais propiciarão uma maior autonomia e flexibilidade ao nível da gestão.

Pretende a AIDA CCI, com a implementação do projeto, que a capacitação de PME seja interiorizada e incrementada pelas organizações como um efetivo recurso estratégico para a modernização da economia portuguesa, contribuindo para a sua competitividade.

Em resumo, o PME QUALIFY permitirá pela via das atividades propostas, reforçar a capacitação empresarial das PME, induzindo a aceleração da adoção da indústria 4.0, a inclusão das micro e PME na economia digital e em clubes de fornecedores que potenciem a inovação e internacionalização. Criará, simultaneamente, ferramentas, de fácil acesso e ampla difusão, aptas a colmatar lacunas ao nível da literacia financeira, bem como sensibilizar as PME para a promoção e intensificação de atividades inovadoras e qualificadas.

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 626 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 532 mil euros.

05/04/2019 , Por Miguel Freitas