The Vinea Collection Hotel by Piamonte Hotels

Sintese do projeto

O projeto visa recuperar e adaptar um imóvel centenário com quinta tradicionalmente produtora de vinhos, para a sua conversão num hotel vínico. Este palacete brasonado, rico em História, mantém a tradicional plantação de videiras, bem como outros produtos, aliando esta atividade como complemento da hotelaria, numa produção de produtos com qualidade biológica, que servirão para o usufruto dos clientes do hotel.

Contando com a estrutura do imóvel, o hotel oferecerá alojamento de qualidade, com 29 quartos duplos, 2 apartamentos T1, 2 apartamentos T0 e 21 suítes, com qualificação de 4 estrelas, aliando todo o charme de um palacete clássico com o conforto de uma unidade moderna, estando inserido numa antiga quinta de produção vitivinícola, do prestigiado vinho Alvarinho, fresco, frutado e jovem, que poderá ser apreciado nestas instalações como complemento das refeições ou como parceiro para uma tarde inspirada.

O restaurante contará com os produtos artesanais da quinta e produtores locais, que para além do vinho contam com a capoeira, com ovos caseiros, fumeiro, hortas, pomares, colmeias, ervas aromáticas, infusões e toda uma panóplia de produtos que farão o encanto dos hóspedes, não só por verem e verificarem a sua origem e qualidade, mas também por poderem participar na colheita dos seus próprios alimentos.

O nome do hotel foi alterado de Green Wine Hotel para The Vinea Collection Hotel by Piamonte Hotels.

 


 

A Entrevista

Em entrevista ao COMPETE 2020, Marco Rodrigues Dias, responsável do projeto, falou  dos fatores de diferenciação do hotel, da sua importância para região dos Vinhos Verdes, bem como da importância dos Fundos Europeus para a concretização do projeto:

Marco Rodrigues Dias | Responsável do projeto
 

Quais os fatores de diferenciação do vosso projeto?

O The Vinea Collection Hotel by Piamonte Hotels diferencia-se, primordialmente, pela sua localização. Insere-se na região dos vinhos verdes, concretamente na região do Alvarinho. Detém, por isso e na nossa visão, uma localização ímpar para os que querem vivenciar experiências vínicas e gastronómicas mas também aos que procuram a proximidade ao Parque Nacional Peneda Gerês. Este conjunto de factores, tornam o projecto diferenciador e único na região do alto minho. Aliado a tal, o conceito do mesmo passa pela transformação de um solar do século XVIII em Hotel, apostando na valorização do nosso património nacional.

Qual o valor acrescentado do projeto para região dos Vinhos Verdes e para posicionar Portugal como um destino de excelência?

Sendo um projecto de excelência, e considerando que tudo decorre dentro da máxima eficiência e prontidão, acreditamos que este Hotel ajudará, sem dúvida, a promover melhor uma região que tanto merece. A região do Alto Minho, nomeadamente a dos vinhos verdes, merece ser reconhecida internacionalmente. É única e incomparável na sua beleza, qualidade e localização.

Quais os maiores desafios do novo contexto causado pela pandemia e como estão preparados para garantir toda a experiência do vosso espaço com segurança? 

Felizmente, o nosso grupo dispõe de todas as medidas de segurança recomendadas pela DGS e podemos garantir, dentro daquelas que são as nossas possibilidades, que estamos preparados para os novos desafios que poderão ocorrer durante a pandemia. Somos entusiastas dos territórios de baixa densidade, acreditando na dinâmica que poderão imprimir num contexto pós pandémico.

Qual o contributo do COMPETE 2020 para os objetivos que definiram para o projeto?

Sem o contributo do COMPETE 2020, o projecto não seria possível. Realço também o contributo ímpar da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste que também tem sido, a par do COMPETE 2020, o pilar no apoio ao desenvolvimento deste projecto.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, promovido pela Quinta da Porteleira Turismo de Abadim, Lda., conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,8 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,6 milhões de euros.

Imagens da recuperação/adaptação do "The Vinea Collection Hotel by Piamonte Hotels"

 

 

 

23/08/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020