GreenWool - um sistema de produção assente num conceito de economia circular
Enquadramento
A Gypfor Insulation é uma PME constituída no início do ano de 2020, com o objetivo de diversificar e completar a atuação do Grupo Gypfor no setor da construção, ao introduzir na sua oferta não só placas de gesso, mas também lã de rocha, com aplicações variadas no setor da construção, destacando edifícios habitacionais e industriais (petroquímica e indústria naval), e que será obtida por via de um processo assente no conceito de economia circular.
O Projeto
O principal objetivo do projeto é a prossecução da estratégia de crescimento do Grupo Gypfor, com a diversificação da sua oferta e atuação no mercado global, com a produção de lã de rocha, um material de isolamento, a realizar pela entidade Gypfor Insulation. O investimento preconizado, que se consubstancia na criação de um novo estabelecimento, terá lugar na Zona Industrial de Logística de Sines, de forma a beneficiar da proximidade com a Gypfor Gessos, traduzida em sinergias comerciais e logísticas, dividindo custos no transporte / distribuição dos produtos pelos mercados europeus.
A ser dotada de cais de carga privado nas suas instalações, a Gypfor Insulation disponibilizará aos seus clientes a possibilidade de fornecer os seus produtos por via marítima, rodoviária ou ferroviária. No entanto, mais do que capacidade para uma distribuição efetiva, para o arranque da atividade da Gypfor Insulation é necessário avançar com a sua capacitação tecnológica, desde obras de remodelação a equipamentos e máquinas, primordiais para a produção de lã de rocha.
Importa destacar que, a produção de lã de rocha será inovadora, a nível tecnológico, na medida em que se procurará desenvolver um sistema de produção assente num conceito de economia circular, e, portanto, sustentável, não só ao nível das matérias-primas, do processo / equipamentos, mas também ao nível da energia alimentada à unidade fabril, eliminando o recurso a carvão como fonte de energia, comumente usado no setor. Este processo de produção “green” será único na península ibérica, e permite ir ao encontro das necessidades do setor da construção para redução do impacto ambiental, que culmina, naturalmente com o desenvolvimento de materiais de isolamento também amigos do ambiente.
O maior consumo de energia está associado aos edifícios, estimando-se 40% das necessidades de energia mundiais, sendo estes ainda responsáveis por 35% da libertação de dióxido de carbono para o meio ambiente. A aplicação de materiais de isolamento com propriedades térmicas adequadas é, atualmente, uma procura necessária e fundamental no paradigma atual de procura por soluções com pegada de carbono positivas.
Assim, o conceito basilar de economia circular no qual o processo de produção de lã de rocha da Gypfor Insulation assentará, vai permitir a difusão da Empresa no mercado global como uma das empresas europeias com atividade suportada em práticas ambientalmente sustentáveis, e assim, ganhar destaque relevante no seu setor de atuação. O sucesso deste projeto promoverá impulsionar aquela que é a visão / missão da Gypfor Insulation, tornando-a num importante player do setor no mercado global, e uma referência em práticas e produtos “green”.
O processo de produção será caracterizado por um conjunto de equipamentos e máquinas energicamente eficientes e sustentáveis, incluindo a aquisição de um forno inovador, cujo fornecimento de energia será repartida entre gás natural, energia elétrica produzida através de painéis solares e ainda queima de biomassa / resíduos industriais (com elevado poder calorífico) - sistema este também inexistente no mercado ibérico (os fornos recorrem a carvão como fonte de energia).
Adicionalmente, procurando a Gypfor Insulation ser reconhecida como um green player do setor, embora o processo de produção de lã de rocha seja, por si só, um processo com impacto ambiental reduzido (na medida em que não origina efluentes líquidos), e os desperdícios resultantes do corte ou peças não conformes, podem ser reintegrados no processo, este permitirá à Empresa a utilização de matéria-prima natural e disponível na região (basalto) e a reutilização de resíduos industriais disponíveis, alguns dos quais passivos ambientais (escórias).
Garantir uma qualidade exímia dos produtos é também o objetivo do investimento do projeto, essencial para a sua reputação e imagem no mercado global. De acordo, o projeto prevê investimento num laboratório de qualidade (e respetivos equipamentos) procurando garantir que a lã de rocha apresenta as especificações que fazem deste produto um dos materiais de isolamento muito procurado, i.e., produto natural, com excelentes capacidades de isolamento térmico e acústico, elevado desempenho na proteção contra incêndios, elevada resistência à água e humidade. Assumindo a imagem “green”, a lã de rocha a lançar no mercado apresentará a cor verde (por oposição à cor natural amarelada), representativo da visão e missão que a Gypfor Insulation assumiu para a sua atividade económica.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto é promovido pela Gypfor Insulation e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação (Produtiva), envolvendo um investimento elegível de 11,6 milhões de euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,9 milhões de euros.