Produção de bicicletas de gama média-alta e bicicletas elétricas

Enquadramento

A FJ Bikes Europe foi criada com o objetivo de fornecer estes clientes europeus e americanos e também nacionais do mesmo setor. Os seus clientes, que numa primeira fase serão OEMs de bicicletas europeias e americanas, estão situados no Reino Unido, Holanda, Itália, Áustria, Alemanha, EUA e Canadá, entre outros e pretendem produtos de boa qualidade, em quantidade e com prazos de entrega aceitáveis. Neste momento, assiste-se a um aumento progressivo do preço dos produtos de ciclismo provenientes de países asiáticos e prazos de entrega superiores a 6 meses, pois a capacidade daquela zona está a ser tomada pela sua própria procura interna. Esta situação está a criar uma série de problemas logísticos aos produtores europeus de bicicletas que vêm a sua competitividade comprometida, em termos de preços, qualidade e prazos de entrega. Além disso, a incorporação de componentes asiáticos tem algum efeito psicológico negativo no consumidor final europeu, que os associa, muitas vezes, a problemas de qualidade e aos problemas ambientais que a produção industrial tem causado na China, por exemplo.

O Projeto

No âmbito do projeto, será criada uma nova empresa que produzirá em Portugal, bicicletas de gama média-alta, em alumínio e em carbono e bicicletas elétricas, destinadas às OEMs de bicicletas europeias, detentoras das mais conhecidas marcas de bicicletas desta gama utilizadas no desporto (BTT e estrada) e lazer. Estas bicicletas colmatarão a insuficiência que se sente na Europa, devido à dependência dos produtores asiáticos e que neste momento não conseguem satisfazer a procura sentida a nível europeu. Não existe em Portugal qualquer produtor de relevo deste tipo de produto e na Europa também não existem empresas de relevo que forneçam bicicletas completas às OEMs atrás referidas para serem comercializadas com as suas marcas, logo mais de 85% da produção desta nova empresa será canalizada para exportação.

Fábrica
 
No âmbito do projeto, será adquirido um terreno onde se construirão as suas instalações. Estas instalações serão projetadas e construídas por forma a implementar, de raiz, uma plataforma organizativa que inclua o sistema produtivo, de produção e montagem de bicicletas de gama média-alta e elétricas, bem como todos os equipamentos e serviços de suporte necessários à atividade industrial que se irá desenvolver, entre os quais um sistema informático de gestão integrado. A empresa ficará assim capacitada para desenvolver a sua atividade de uma forma sustentada, com condições para desenvolver novos produtos e serviços que o mercado possa procurar.

O processo produtivo especialmente projetado para o fabrico de bicicletas de gama média-alta e bicicletas elétricas, em alumínio ou em fibra de carbono, contará com a implantação de equipamentos desenvolvidos especialmente para a área produtiva de produção de bicicletas.

Linha de montagem
 
Dos tipos de tecnologias que contribuem para a inovação deste processo produtivo salienta-se:

- O processo de pintura robotizado, utilizado na pintura dos componentes, que são fornecidos em bruto;

Linha de Pintura
 

- A utilização de tecnologias RFID (Radio Frequency Identification), usado na identificação, localização, rastreamento e movimentação dos produtos em vias de fabrico;

Departamento Técnico
 

- Utilização de equipamentos de movimentação automatizados para transporte dos componentes entre secções das linhas de produção;

Armazém automático
 

- O processo de armazenagem (entrada e retirada do stock), feita por um sistema automático, controlado por computador, único no país, aplicado à indústria de bicicletas;

- A aplicação de decalques através de infravermelhos.

São inovações com um grau de novidade, no mínimo de âmbito nacional, pois esta tecnologia aplicada à produção de bicicletas não se encontra em Portugal, tendo sido desenvolvida especialmente para este tipo de produtos.

A empresa adotará um Sistema de Produção Lean, sendo uma inovação a nível organizacional. Este sistema é uma forma de organização produtiva, utilizado na Indústria Automóvel, caracterizado pelo seu rigor e eficiência, quer em termos de Qualidade como de Produtividade.

No âmbito do projeto, a empresa pretende levar a cabo ações de prospeção de mercados na Europa e América (Reino Unido, Holanda, Alemanha, Itália, Áustria, EUA, Canadá), com visitas de prospeção de clientes e participação em feiras temáticas (Eurobike Show, Taipe Cicle Show), elaboração de catálogos e construção de uma página WEB.

Para consolidar a sua estratégia e atingir os objetivos estratégicos a que se propõe, a empresa vai criar 100 postos de trabalho diretos. Está prevista uma taxa EAQ (Emprego Altamente Qualificado) elevado com 11 licenciados e 14 técnicos especialistas.

A nível organizacional, a empresa adotará formas de gestão inovadoras, recorrendo a sistemas certificados de Gestão da Qualidade, implementados de acordo com as normas ISO 9001:2015.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela FJ BIKES EUROPE e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação (Produtiva), envolvendo um investimento elegível de 6,3 milhões de euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,8 milhões de euros.

 

25/05/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa