Covitec4Life: Covid Protective Clothing for Life
Em declarações ao COMPETE 2020 Ricardo Silva, responsável do Covite4Life, falou do contributo dos copromotores, dos objetivos do projeto e da importância dos Fundos Comunitário:
“Foi um projeto desenvolvido num contexto desafiante, fruto do esforço técnico e dedicação, em tempo recorde, de todos os co-promotores: CITEVE, PAFIL e COLTEC, com o contributo do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, parceiro importante na avaliação dos protótipos gerados.
Os objetivos do projeto Covitec4Life eram sem dúvida ambiciosos. O projeto consistiu em duas linhas de I&D de impermeabilização dos substratos têxteis diferenciadoras no contexto da proteção dos profissionais expostos à COVID 19, distinguindo-se pelo conforto melhorado, sustentabilidade e menor impacto ambiental:
- I&D de formulações e processos de revestimentos têxteis poliméricos de base aquosa de elevado desempenho na proteção a líquidos e agentes infeciosos;
- I&D de membranas e processos hotmelt de laminação impermeáveis e respiráveis, via alternativa e complementar à anterior, que recorrerá a soluções 100% poliméricas, sem necessidade de secagem nem fixação. No final, consideramos que os objetivos foram cumpridos, sendo inclusive realizada a produção de protótipos que já foram merecedores de destaque a nível nacional, estando neste momento nomeados para os iTechStyle Awards na categoria de produto (Foto do produto da PAFIL a concurso).
Agradecemos o apoio por parte do Compete 2020 que permitiu a todas as entidades envolvidas a realização/ concretização dos objetivos propostos.”
Enquadramento
Devido ao impacto da pandemia COVID-19 causada pelo SARS-CoV-2, as unidades hospitalares e outras unidades de saúde estão sobrecarregadas verificando-se a falta generalizada de Dispositivos Médicos (DM)/Equipamento de Proteção Individual (EPI), fundamentais para proteger as equipas médicas e de enfermagem da linha de frente e minimizar a propagação do vírus. Em situações de pandemia, como o cenário atual da COVID-19, os recursos hospitalares são frequentemente escassos para responder às necessidades, como se observa à escala mundial. A prevenção da disseminação da COVID-19 para e de profissionais de saúde e pacientes depende da disponibilidade e do uso efetivo de DM/EPIs. Estes incluem a bata cirúrgica, o coverall, manguitos, a cogula, perneiras, cobre botas, cobre sapatos. As autoridades de saúde têm alargado o âmbito do rastreio e teste da população, exigindo mobilização de profissionais de saúde devidamente equipados para evitar a sua contaminação e do próprio paciente.
A europa não é especializada na produção de matérias-primas nem nos atuais DM/EPIs, não existindo cultura e conhecimento do processo produtivo dos mesmos. As matérias-primas e os DM/EPIs são maioritariamente oriundas da Ásia, e sendo descartáveis, representam um grave problema ambiental face ao seu elevadíssimo consumo. É urgente e primordial a europa encontrar alternativas aos atuais DM/EPIs que possam ser produzidos localmente deixando de existir dependência quase exclusiva da Ásia. Os DM/EPIs reutilizáveis para além de promoverem a proteção, conforto, sustentabilidade e conhecimento, serão uma alavanca económica e estratégica para setores tradicionais em Portugal como é o têxtil e vestuário.
O Projeto
O Covitech4Life teve como objetivo o desenvolvimento de uma linha inovadora de DM/EPIs de base têxtil reutilizáveis para a proteção dos profissionais de saúde expostos aos agentes infeciosos COVID 19 ou a outros agentes patogénicos existentes em ambiente hospitalar. Os novos produtos deverão manter as suas propriedades de proteção inalteradas durante o seu ciclo de vida, tendo por base o cumprimento dos requisitos de desempenho dos métodos de ensaio das normas no âmbito da Diretiva 93/42/CEE Dispositivos Médicos, no que concerne a resistência à penetração por líquidos contaminados sob pressão, resistência mecânica e resistência à penetração de bactérias. Sendo a reutilização um objetivo fulcral, foi estudado o desempenho dos DM/EPIs após vários ciclos de lavagem (objectivo 20 ciclos).
De acordo com a norma EN ISO 11737-1, foi estudada a limpeza microbiana dos materiais após higienização. Foram estudas as condições ideais de higienização dos DM/EPIs, incrementar o conforto, a respirabilidade, o ecodesign e a ergonomia, sem comprometer o nível de proteção.
O principal objetivo passou pela I&D de soluções têxteis impermeáveis e reutilizáveis, com propriedades melhoradas para o desenvolvimento de uma inovadora linha de DM/ EPIs confortáveis, ergonómicos, sustentáveis e credíveis. Foram abordadas duas linhas de I&D de impermeabilização dos substratos têxteis diferenciadoras no contexto da proteção dos profissionais expostos à COVID 19, distinguindo-se pelo conforto melhorado, sustentabilidade e menor impacto ambiental: I&D de aditivos, formulações e processos de revestimentos têxteis poliméricos de base aquosa de elevado desempenho na proteção a líquidos e agentes infeciosos, numa perspetiva de gerar novas soluções impermeáveis para o desenvolvimento de DM/EPIs; I&D de membranas e processos hotmelt de laminação impermeáveis e respiráveis, via alternativa e complementar à anterior, que recorrerá a soluções 100% poliméricas, sem necessidade de secagem nem fixação, factor diferenciador ao nível do processamento e impacto ambiental, com vista a gerar soluções têxteis reutilizáveis e que cumpram com os requisitos.
As novas soluções assentam no conceito de ecodesign e ergonomia melhorada, facilitando a mobilidade e o conforto, estados essenciais para o bom desempenho da atividade profissional. A higienização dos DM/EPIs é um aspeto fundamental e determinante para o sucesso da reutilização, estando previsto I&D das condições ideais de conservação e limpeza. Foram avaliados os impactes ambientais das novas soluções e foi estudada a viabilidade de certificação/ homologação dos produtos, o que pontenciará o seu reconhecimento e credibilidade perante o utilizador final.
Entidade beneficiária
Copromotores
Parceiro (Fase Prototipagem)
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto Covitec4Life é promovido pela TINTEX - Textiles em co-promoção com a COLTEC, a PAFIL – Confecções e o CITEVE. e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Optimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível de 336 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 269 mil euros.
LINKS
TINTEX: Website | Facebook | Linkedin