A Herança da Benamôr: Renasce e é reinventada a nível internacional

Em declarações ao COMPETE 2020, Pierre Stark, CEO da Sociedade de Perfumarias Nally Lda., destacou a importância do contributo dos Fundos Europeus para a internacionalização da sua marca Benamôr:

"O Apoio do projecto Portugal 2020 foi determinante em todos os aspectos da internacionalização da nossa marca Benamôr: em primeiro lugar no desenvolvimento dos produtos específicos necessários para a conquista dos mercados mundiais, mas também no desenvolvimento das redes comerciais que nos permitiram em poucos anos estar presentes em mais de 15 países."

A Sociedade de Perfumarias Nally, empresa Portuguesa com tradição e méritos reconhecidos no seu setor de atuação, pretende assumir-se como uma referência na área dos produtos cosméticos a nível global. Para tal, a empresa centrou a sua estratégia de internacionalização na promoção da sua principal linha de produtos, a Benamôr, tornando-a numa marca internacional, e a primeira marca nacional de cosméticos, graças ao seu histórico único, num contexto mundial de forte crescimento das marcas vintage.

A Benamôr foi fundada há quase 100 anos em Lisboa, por um farmacêutico que criava pomadas no seu laboratório do Campo Grande nº189. As suas receitas de beleza eram preparadas com perfumes únicos e ingredientes naturais que se encontravam em Portugal: limão, rosa, aloé vera ou óleo de amêndoas. Com a Benamôr nasceram algumas das receitas de beleza portuguesas mais acarinhadas: o Créme de Rosto, cuja fórmula se manteve inalterada desde 1925. O creme de mãos Alantoíne e o Bronzaline (o primeiro creme protetor solar em Portugal) também foram algumas das criações mais populares.

A estratégia de internacionalização da Nally está alicerçada no relançamento da marca Benamôr à escala global. A expansão da Benâmor no setor da cosmética de luxo permitirá à empresa posicionar-se ao mais alto nível de qualidade quer em termos dos seus produtos com marca própria bem como nos produtos de marca branca. Por outras palavras, a Nally perspetiva conseguir, através da concentração de esforços na promoção internacional da sua marca de referência, a Benamôr, um efeito de contágio que facilite a comercialização além-fronteiras da sua gama completa de produtos.

A Nally desenvolveu a sua atividade, principalmente com a marca Benamôr, em contexto internacional, em mercados onde já atua presentemente como são exemplo Angola, França, Alemanha e Reino Unido, bem como em novas e inexploradas áreas geográficas consideradas estratégicas pela empresa (cada uma por razões específicas) como Singapura, Itália e Espanha. A Benamôr está presente em 15 países com uma distribuição premium de mais de 500 pontos de venda.

Relativamente ao número de clientes internacionais este pode ser considerado como diversificado visto que as tipologias de organizações com quem a Nally perspetiva estabelecer relações comerciais é bastante abrangente. Por um lado, pode-se considerar a venda efetuada pela empresa a lojas especializadas e que comercializam produtos relacionados com a beleza e bem-estar. Neste âmbito, as referidas lojas localizam-se tipicamente em grandes superfícies comerciais ou em alternativa em zonas consideradas afetas ao comércio tradicional. Os produtos comercializados por estas lojas são, quase exclusivamente, da gama/marca Benamôr, a referência maior da empresa. Neste cenário é possível também incluir as grandes superfícies comerciais, as quais também comercializam esta marca.

A empresa procura também reforçar a sua presença na economia digital, alavancado o seu potencial de negócio e criando novas formas de promover, distribuir e colocar os seus produtos no mercado internacional. Tal é conseguido através do investimento na domiciliação de serviços on-line, adesão a plataformas eletrónicas, consolidação da presença da empresa nas redes sociais e em ferramentas mais analíticas como o Google AdWords.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um investimento elegível de 397 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 179 mil euros.

08/01/2020 , Por Miguel Freitas