ActiveRest - Resguardo de colchão têxtil ativo e inteligente para a prevenção de úlceras de pressão
O Administrador da Têxteis Penedo, Agostinho Afonso, em declarações ao COMPETE 2020, esclareceu a finalidade do projeto ActiveRest:
|
Enquadramento
As úlceras de pressão ou escaras são feridas que surgem em pessoas acamadas ou com pouca mobilidade, por exemplo em cadeira de rodas, tipicamente em zonas do corpo onde os ossos são mais proeminentes, como nos ombros, ancas ou tornozelos. Quando estas lesões aparecem, a solução mais usual é mudar constantemente de posição, por vezes mesmo de hora em hora.
As úlceras de pressão, são um problema de saúde pública e um indicador da qualidade dos cuidados prestados. Causam sofrimento e diminuição da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores, podendo em situações mais extremas, levar à morte. Constituem um problema recorrente em Portugal.
O Projeto
Agostinho Afonso falou da ambição do projeto e do resultado final alcançado:
“O Activerest foi um projeto altamente ambicioso, que resultou no desenvolvimento de uma matriz de sensores têxteis e atuadores à base de SMAs (Shape Memory Alloys ou seja, atuadores com base em elementos de memoria de forma). Os sensores fazem a leitura dos pontos de pressão do utilizador e através de um algoritmo dão informação aos atuadores para se moverem de forma a aliviarem a respetivo ponto de pressão. Sempre que pertinente são lançados alertas para os cuidadores.
O resultado final do projeto ActiveRest foi, assim, um resguardo, que através de um sistema de mapeamento de pressões quantitativo, baseado em sensores de pressão têxteis, com atuação inteligente, através de atuadores produzidos com SMAs, faz o alívio das mesmas sobre o utilizador, prevenindo o desenvolvimento de úlceras de pressão. Além disso faz também a monitorização de parâmetros de risco na prevenção de úlceras de pressão, como temperatura e humidade. Foi ainda desenvolvido um sistema de comunicação e uma interface de software gráfico para utilização remota por parte dos prestadores de cuidados de saúde.”
A constituição do consórcio que realizou este projeto teve em consideração os requisitos necessários para o desenvolvimento, estando incluídas entidades com competências nas diferentes áreas científicas e tecnológicas abrangidas pelo projeto: eletrónica e integração de sensores (CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes), aplicações informáticas e sistemas atuação (IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), têxteis técnicos e estruturas têxteis (Citeve e Têxteis Penedo) e prestação de serviços de apoio domiciliário (Conforto em Casa Lda., ComfortKeepers).
Apoio do COMPETE 2020
O projeto, que é promovido pela TÊXTEIS PENEDO S.A, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 655 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 468 mil euros.
Links