AR WARE: Augmented Reality for intelligent WAREhouse management

O projeto AR WARE tem como objetivo desenvolver uma plataforma para apoio à gestão das operações de logística e/ou picking em armazéns de empresas, tendo por base paradigmas como a IoT, a Indústria 4.0 e tecnologias como Realidade Aumentada, processamento de imagem e algoritmos inteligentes.

Enquadramento

As necessidades das empresas que têm de realizar operações de logística e picking em armazéns industriais têm vindo a alterar-se ao longo das últimas décadas, apresentando novos desafios ao nível da gestão dos respetivos processos. Estas necessidades surgiram como uma consequência do aumento do poder de compra dos consumidores e, em especial, com a massificação de novos métodos de compra potenciados pela tecnologia como é o caso das compras online. Isto tem levado a um sistemático incremento de custos associados a operações de picking especializado/detalhado dentro de volumes de inventário cada vez maiores.

Uma das razões que perpetua esta problemática reside no facto de que as operações de logística e picking serem ainda realizadas recorrendo a métodos "físicos", como a utilização de papel e check lists, que são em alguns casos acompanhadas pela utilização de scanners de códigos de barras para dupla confirmação de itens. A utilização destes meios torna também os processos bastante morosos, levando a elevados custos com recursos humanos e condicionando muitas vezes a boa gestão dos próprios itens dos armazéns.

Isto acontece porque os métodos adotados atualmente se encontram bastante sujeitos ao erro humano. É facto que os prejuízos que advêm do erro humano podem também prejudicar as operações dentro de armazéns ao nível da produtividade, da gestão de inventário, ou pior, provocar danos materiais, físicos ou letais em itens ou pessoas. No entanto, a existência do fator humano dentro da cadeia de operações (Human in the Loop) é sempre algo vantajoso para a resolução de conflitos e ambiguidades que surjam no armazém.

Face a esta exposição, torna-se claro que os atuais métodos de operação em armazém necessitam de ser revolucionados em função de novas tendências como a IoT ou a Indústria 4.0, no sentido de facilitarem as operações aos seus utilizadores, tornando as suas ferramentas de trabalho mais acessíveis, dotadas de maior usabilidade e, sempre que possível, agregadas num único espaço, plataforma ou meio de utilização.

Foi ao ter em vista esta problemática, que o Consórcio constituído pela InCentea - Tecnologias de Gestão S.A, pela CODI – Comércio Design Industrial, Lda., pelo Instituto Politécnico de Leiria, pelo Centro de Computação Gráfica e pela MatCerâmica S.A., se propuseram ao desenvolvimento do projeto AR WARE.

O Projeto

O projeto AR WARE tem como objetivo desenvolver uma plataforma para apoio à organização, gestão e melhoria da eficiência das operações de logística e/ou picking em armazéns de média ou grande dimensão de empresas fabricantes, distribuidoras e/ou operadores logísticos, tendo por base paradigmas como a IoT (Internet Of Things), a Indústria 4.0 e tecnologias como Realidade Aumentada, Mapeamento 2D/3D, processamento de imagem e algoritmos inteligentes (com base em Inteligência Artificial, heurísticas e Investigação Operacional).

Esta plataforma tem como objetivo permitir que as operações realizadas diariamente em grandes armazéns sejam desempenhadas com maior eficiência ao aliar toda a informação logística que é armazenada em sistemas ERP/WMS (Enterprise Resource Planning / Warehouse Management Systems) com as potencialidades da Realidade Aumentada, mapeamento 2D e 3D, visão artificial, localização indoor, otimização inteligente de rotas.

A combinação destas tecnologias (potenciada pela IoT) permitirá despoletar informação contextualizada com a ação que qualquer utilizador esteja a desempenhar naquele exato momento, em tempo real, mediada pelo uso de equipamentos compatíveis com tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Estes, por sua vez, estarão munidos de vários tipos de sensores que permitirão apresentar, através de um conjunto de regras e algoritmos inteligentes, conteúdos visuais que enriqueçam o ambiente de operação real dos operadores de um armazém, permitindo uma maior eficiência nas operações a realizar sem distrair o utilizador.


Em conversa com o COMPETE 2020 Francisco Sismeiro, Diretor de Controlo de Gestão na inCentea e responsável do projeto AR WARE, destacou a importância dos Fundos Comunitários:

"O apoio do COMPETE permitiu ao consórcio, liderado pela inCentea - Tecnologia de Gestão, S.A., suportar parte do esforço no desenvolvimento de uma nova e disruptiva solução a disponibilizar ao mercado para apoio às atividades de logística e picking em armazéns de grande ou média dimensão, tirando partido das mais recentes tecnologias e paradigmas. Por outro lado, está permitir às equipas envolvidas aumentar as suas competências em termos de I&D nos domínios técnico-científicos do projeto, e a criação de laços de cooperação, que se espera que sejam duradouros, com as duas ENESIIs participantes e que serão importantes para futuros projetos. A solução resultante deste projeto será um importante contributo para o posicionamento das entidades que compõe o consórcio como entidades especializadas nestas áreas técnicas e de negócio, e ainda no caso das duas empresas tecnológicas, será uma forma de se posicionar no mercado alvo e poder competir com os grandes players que desenvolvem soluções para este nicho de mercado e ainda face ao caráter inovador, ser um potenciador de vendas no mercado internacional."


O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de um milhão de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca 673 mil euros.

Links

Website | CODI

Linkedin | CODI

Website | Centro de Computação Gráfica

Facebook | Centro de Computação Gráfica

Linkedin | Centro de Computação Gráfica

Twitter | Centro de Computação Gráfica

Website | Matceramica

Facebook | Matceramica

Website | Instituto Politécnico de Leiria

Facebook | Instituto Politécnico de Leiria

Linkedin | Instituto Politécnico de Leiria

 

25/06/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa