AIDA: Adaptive, Intelligent and Distributed Assurance Platform
Enquadramento
A plataforma RAID é a solução de excelência, e referência internacional, da Mobileum para a gestão integral de risco em empresas. A solução permite de modo muito flexível e confiável o encadeamento das fases de coleta de dados, monitorização de ocorrências, notificação de eventos, descoberta de padrões e tendências, e atuação corretiva e preventiva. A solução da Mobileum é atualmente utilizada em todo o mundo com vista a, entre outros, garantir a receita, condições do negócio e controlo da fraude.
A atual procura do mercado, bem como a que se pode desde já antecipar, apresenta dois grandes desafios à plataforma existente: i) elevar a escalabilidade para níveis sem precedentes e ii) garantir a privacidade necessária à maioria das fontes de dados.
Estes novos requisitos apresentam desafios científicos e tecnológicos complexos, incluindo tópicos que até agora não eram críticos, como a cibersegurança, mas também oportunidades de mercado por via de técnicas emergentes de aprendizagem automática federada.
O Projeto
O objetivo primordial do projeto AIDA é conceber uma nova versão da atual plataforma RAID, na qual algumas das fases da cadeia podem ser dinamicamente movidas para os extremos do sistema. Atualmente, a plataforma é totalmente operada em servidores homogéneos e fisicamente co-colocados, seja em instalações próprias ou na nuvem. Embora algumas fases, como a notificação e a descoberta, serão tendencialmente mantidas sob o controlo do proprietário da plataforma, no AIDA as fases de recolha e monitorização de dados, e até mesmo a de atuação, devem ser preparadas para executar em diversas arquiteturas de hardware fora do controle físico ou até mesmo administrativo do proprietário. O AIDA deverá ser capaz de permitir a recolha e monitorização de dados de forma extremamente flexível preservando as garantias atuais de tempo real, segurança e confiabilidade.
Um protótipo da nova plataforma AIDA será implementado e demonstrado no final do projeto num cenário realista na área das telecomunicações.
Em declarações ao COMPETE 2020, Carlos Martins da Mobileum e coordenador do AIDA falou da importância do projeto e da qualidade do consórcio internacional reunido para a sua realização: |
|
O Consórcio
Um projeto com este grau de complexidade requer não apenas a participação de uma equipa multidisciplinar, com elementos de diversas áreas da ciência da computação, mas também a incorporação de um número grande de recursos seniores, considerados críticos pelo seu elevado know-how e experiência.
O projeto tem no total 4 parceiros, um parceiro industrial, Mobileum, que também é o coordenador do projeto, e três parceiros académicos, INESC TEC, Universidade de Coimbra (UC) e Carnegie Mellon University.
O consórcio do projeto reúne uma quantidade significativa de recursos e conhecimentos para garantir a conclusão bem-sucedida dos desafios e objetivos propostos. Os parceiros foram cuidadosamente selecionados para garantir que as principais áreas abordadas pelo projeto sejam contempladas.
Pode-se afirmar que a equipa técnica do projeto não possui apenas as competências individuais necessárias para o bom andamento e conclusão do projeto, mas também o consórcio, como um todo, reúne as competências necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos com sucesso.
O parceiro internacional, a Carnegie Mellon University (CMU), uma universidade particular de investigação com sede em Pittsburgh, Pensilvânia traz para o projeto as equipas de quatro investigadores distintos: David Garlan, Christos Faloutsos, Rashmi Vinayak e Justine Sherry, todos do departamento de Ciência da Computação da CMU e todos recipientes de vários prémios de investigação reconhecidos.
Trata-se de um consórcio completo, com elementos que variam desde da publicação em revistas internacionais de referência a engenheiros experientes em software e TI que têm anos de desenvolvimento de produtos para o mercado.
O Apoio do COMPETE
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, Parcerias Internacionais, envolvendo um investimento elegível de 1,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 798 mil euros.
Links:
Mobileum - Website | Facebook | Linkedin | Twitter
INESC TEC - Website | Facebook | Linkedin | Twitter
Universidade de Coimbra - Website | Facebook | Linkedin | Twitter
Carnegie Mellon University - Website | Facebook | Linkedin | Linkedin | Twitter
Links Relacionados
Linkedin | AIDA