T-LAMP: Turf Lighting Advanced Mobile Platform
Enquadramento
As dificuldades de manutenção e recuperação rápida dos relvados naturais no desporto profissional e os investimentos associados a esta operação são um dos grandes problemas reportados pelos clubes de futebol em geral e em particular nos campeonatos mais competitivos, como é o caso da 1ª liga espanhola e outras ligas europeias de referência. A arquitetura moderna dos estádios de futebol veio agravar e muito este problema, uma vez que, para ser assegurado o máximo conforto para todos os espectadores presentes no estádio, são criadas condições que condicionam fortemente o crescimento das plantas, nomeadamente a redução da exposição solar direta, a redução da ventilação e a redução dos níveis de água.
Adicionalmente, impulsionado pelo forte crescimento que este negócio tem vindo a registar nos últimos anos, em que são movimentadas somas cada vez mais avultadas, quer através das transações dos direitos económicos dos jogadores quer dos direitos televisivos, o nível de exigência com a qualidade dos relvados naturais, utilizados na prática desportiva de alta competição, tem vindo a subir de forma considerável.
No sentido de ultrapassar as inúmeras limitações encontradas e responder às crescentes necessidades na manutenção dos relvados naturais, têm vindo a ser estudadas e analisadas diferentes soluções nas mais diversas áreas de aplicação, nomeadamente na área construtiva, na área dos fertilizantes e tratamentos químicos e na área das máquinas de corte e tratamento. Para além destas áreas e atendendo à importância capital que a luz desempenha no crescimento das plantas, são desde há algum tempo utilizados sistemas de iluminação artificial de forma a compensar as insuficiências lumínicas registadas, numa grande maioria dos casos de forma crónica.
O desenvolvimento tecnológico registado nos últimos anos conduziu ao aparecimento de soluções de iluminação baseadas em tecnologia LED (Ligh-Emitting Diode), numa primeira fase aplicáveis à iluminação geral e, mais recentemente, aplicáveis a outras áreas mais específicas, como é o caso da iluminação para crescimento de plantas. Com efeito, começam a aparecer no mercado sistemas de iluminação baseados nesta tecnologia e com este propósito.
Contudo, pelo facto de ainda se encontrarem num estágio de desenvolvimento embrionário, as soluções já disponibilizadas para o crescimento de relvados naturais carecem de estudos que fundamentam a sua efetiva viabilidade e exequibilidade com este tipo específico de plantas (gramíneas). Com efeito, tais soluções não têm eficácia comprovada e tecnologicamente experimentada para fazer crescer estas mesmas plantas. Há uma lacuna de conhecimento do ponto de vista técnico-científico que avalie a real eficiência desta tecnologia nos mais diversos aspetos e processos fisiológicos da planta e na qualidade e velocidade de crescimento do tipo de relvado específico que se pretende trabalhar.
O Projeto
O recurso a uma solução de iluminação artificial com base em tecnologia LED, inteligente, ajustada e otimizada para os parâmetros fisiológicos específicos da planta e respetivo desempenho de crescimento, que este projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, se propõe desenvolver, representará ganhos diretos significativos para o setor, designadamente para a saúde e bem-estar dos jogadores (menos lesões), para a economia dos clubes (redução de custos e geração de poupanças), para a qualidade das transmissões televisivas dos jogos e para o ambiente.
A proposta inovadora preconizada com este projeto visa desenvolver um novo sistema de iluminação LED, munido de um sistema de controlo, gestão e monitorização e otimizado para o crescimento rápido e eficiente dos relvados naturais. O projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico está sustentado num estudo luminotécnico que contempla as respostas fisiológicas da planta para o seu crescimento ótimo e, assim, definir modelos padrão de iluminação para o crescimento específico da mesma. A solução tecnológica a desenvolver será devidamente testada e validada, com vista à comercialização desta inovação.
A realização do projeto T-LAMP (Turf Lighting Advanced Mobile Platform), que compreende uma Plataforma com Tecnologia LED para o crescimento ótimo de relvados naturais para a prática desportiva de alta competição, permitirá:
i) Estudar e parametrizar as características e mecanismos fisiológicos das plantas (gramíneas).
ii) Determinar como a tecnologia LED pode estimular a germinação e crescimento da planta e promover eficiências a nível energético e espectral.
iii) Avaliar as respostas fisiológicas específicas da planta sobre os efeitos do novo sistema de iluminação LED a desenvolver para crescimento ótimo da planta.
iv) Conferir características de controlo, gestão, inteligência e de personalização à solução que permita adequar a mesma a cada uma das diferentes realidades existentes em cada momento.
v) Validar e demonstrar as vantagens da tecnologia e da solução-protótipo em ambiente relevante e em termos de economia e ambiente (redução de consumos e geração de poupanças).
Nesse sentido a LOKI, Unipessoal Lda., tendo como parceiros a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Laboratório MORE, pretende ser pioneira e inovadora no desenvolvimento de uma solução de iluminação artificial LED adaptada especificamente ao crescimento de relvados naturais e dotada de inteligência, de forma a minimizar os problemas associados à falta de qualidade dos relvados em espaços desportivos / estádios de futebol e seus efeitos negativos em termos económicos e ambientais.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 903 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 626 mil euros.
Links
Loki: Website
UTAD: Website
MORE: Website