Farfetch desenvolve novo chatbot multimodal - iFetch -

Síntese

Com o apoio do COMPETE 2020, a Farfetch pretende desenvolver um "chatbot" (programa de computador que utiliza a inteligência artificial para imitar conversas com utilizadores de várias plataformas e aplicativos) multimodal de nova geração, para utilizar no seu comércio eletrónico. O projeto consiste num sistema de diálogo, amplamente inexplorado, que permite aos consumidores e aos agentes de conversação comunicarem, não só pela linguagem natural, mas, também, através de informação visual, de forma integrada.

Ricardo Sousa, da Farfetch, dá a conhecer, em traços gerais, o novo projeto - iFetch

O iFetch centra-se na investigação e desenvolvimento de um agente conversacional multimodal. Este projeto permite começar a perceber o perfil do cliente, acompanhar a evolução das necessidades de compras durante toda a conversa para, de seguida, começar a orientá-lo para um tipo de produtos mais adequado. Para este efeito, o chatbot terá naturalmente que atender ao relacionamento dos atributos dos produtos à conversa com objetivo de aumentar o envolvimento dos nossos clientes. Face ao atualmente estabelecido, este projeto é significativamente hodierno.

O iFetch reúne uma equipe multidisciplinar com fortes competências nos domínios de atuação do projeto. A oportunidade de trabalhar com universidades de renome, com profissionais de excelência da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior Técnico, além dos conhecimentos que temos e que adquirimos junto da CMU [Carnegie Mellon University] Portugal, torna o projeto mais excitante e mais ambicioso. Tal não seria possível sem iniciativas deste género. Para a Farfetch é um orgulho ser escolhida como parceira para alavancar conhecimento e talento nesta área e num projeto que tem potencial para revolucionar a experiência de compra online e de colocar o país na linha da frente da inovação em Informação e Comunicação Tecnológica.

 

Enquadramento

Farfetch é a plataforma de tecnologia líder para a indústria global de moda de luxo. O Grupo domina o mercado digital de luxo global, em grande escala, ligando, eficazmente, marcas, lojas e consumidores. Sendo uma empresa de tecnologia, na sua essência, a empresa combinou a sua vasta experiência em tecnologia e na moda para criar uma plataforma específica através de investimentos significativos em infraestrutura, tecnologia, cultura, pessoas e relações.

A Farfetch está a redefinir o modo como os consumidores se envolvem com a moda de luxo, facilitando a descoberta de novas marcas e fornecendo ferramentas que permitem aos consumidores encontrarem os artigos que procuram, proporcionando uma experiência única e personalizada, tendo por base o profundo conhecimento dos seus consumidores e todos aqueles que têm interesse pela moda, por todo o mundo.

Projeto

Com o projeto de chatbot multimodal (iFetch), a Farfetch almeja investigar e apresentar uma nova geração de agentes de conversação, dedicados a tarefas que interajam com os utilizadores, utilizando informação verbal e visual em modo agregado.

A construção desta plataforma de conversação multimodal tem por fim ajudar os consumidores de lojas online a envolverem-se num diálogo natural que possa, igualmente, ser apoiado por imagens dos produtos, levando a uma experiência de compra bem-sucedida.

Isto representa uma mudança inovadora na maneira como os consumidores fazem as suas compras online, sendo uma área amplamente inexplorada no mercado.

O Consórcio

Este projeto conta com um conjunto de copromotores que trabalham na linha da frente da inovação na área da informação e comunicação tecnológica.

O Consórcio é constituído por uma equipa multidisciplinar da Universidade NOVA de Lisboa e do Instituto Superior Técnico, enquadrada no programa CMU Portugal, da Carnegie Mellon University (Estados Unidos) parceiro internacional deste projeto.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção na vertente de Parcerias Internacionais, envolvendo um investimento elegível de 1,7 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 823 mil euros.

15/07/2020 , Por Pedro Neves