ProtechSleep - Vestuário multifuncional para prevenção e tratamento de distúrbios do sono

Enquadramento

O sono, como a nutrição e a atividade física, é um determinante crítico na saúde e no bem-estar. A perda de sono e os distúrbios do sono não tratados influenciam os padrões básicos de comportamento que afetam negativamente a saúde da família e as relações interpessoais. Fadiga e sonolência podem reduzir a produtividade e aumentar a probabilidade de transtornos, como erros médicos e acidentes de veículos motorizados ou industriais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população mundial não descansa o necessário, apresentando distúrbios do sono. Em Portugal, um inquérito da Deco Protest a 1106 portugueses revela que mais de 60% apresentam problemas do sono, dos quais 59% referem ter dificuldade em adormecer. Sendo que, oito em cada dez inquiridos queixam-se de acordar a meio da noite ou cedo demais de manhã, devido ao calor ou frio, preocupações relacionadas com problemas financeiros ou no trabalho, ansiedade, depressão ou dores.

Os distúrbios de sono são comuns e estão muitas vezes relacionados com fatores psicológicos e cognitivos. Ademais, distúrbios do sono crónicos, são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças mentais, como a ansiedade e depressão bem como, estão associados a acidentes e erros humanos, devido à falta de atenção e foco, provocados pela privação ou má qualidade de sono.

São inúmeros os impactos que os distúrbios do sono provocam a nível Socioeconómico.

Ao longo dos últimos anos verificou-se um crescimento expressivo de produtos e tecnologias para prevenir e tratar os distúrbios do sono, embora sejam mais focados em medicação. No entanto, começam a emergir outras soluções para melhorar a qualidade do sono ou mesmo para tratar ou prevenir distúrbios do sono. Neste sentido, surge a oportunidade de desenvolvimento de uma nova geração de produtos de vestuário, incluindo pijamas e outro vestuário interior, para prevenção e tratamento de distúrbios do sono.

O Projeto

Em conversa com o COMPETE 2020, Ricardo Figueiredo, Responsável do Projeto, falou  do ProtechSleep e dos seus objetivos

 

“O projeto Protechsleep visa o desenvolvimento de vestuário de prevenção e tratamento de distúrbios do sono, com aplicação em diferentes segmentos de mercado. A Impetus e os nossos parceiros neste projeto, recorrendo à funcionalização de materiais fibrosos inovadores em estruturas de malha sem costura (Seamless), a um design de produto inspirado em conceitos biomiméticos com base em tecnologias emergentes e aplicando ainda compressão direccionalmente orientada e localizada com efeito de micromassagens, procuramos desenvolver conhecimento e produtos para utilização em vestuário para dormir, orientados principalmente para aplicações nos domínios da saúde e bem-estar.

Com o apoio de entidades tecnocientíficas como a TecMinho e o ISMAI, bem como da entidade financiadora, COMPETE 2020, é possível o desenvolvimento de uma nova geração de produtos de vestuário, incluindo pijamas e outro vestuário interior, para prevenção e tratamento de distúrbios do sono, combinando o conforto termofisiológico e ergonómico do produto, com o relaxamento muscular e neurológico, assim como a prevenção de envelhecimento celular decorrente desta patologia.”

Neste sentido, a obtenção dos resultados propostos envolveu a realização de várias atividades de I&D.

Em primeiro lugar temos a I&D de funcionalização de superfície de materiais fibrosos em malha sem costura (seamless) recorrendo a tecnologia de funcionalização à multiescala nomeadamente macro, micro e nano, com o objetivo de se maximizar o seu desempenho.

Outra atividade de I&D trata-se do processamento de novos materiais com vista à obtenção de estruturas com propriedades de compressão direccionalmente orientadas para favorecer a libertação de substâncias ativas nas regiões mais importantes do corpo.

Finalmente temos a I&D ao nível das propriedades de compressão localizada com efeito de micromassagens na zona de contacto entre a malha e o tecido humano, para estimular a circulação capilar e facilitar a drenagem circulatória e linfática, favorecendo o relaxamento muscular e a modulação corporal.

Relativamente ao estado atual das atividades de I&D, Ricardo Figueiredo referiu que "neste momento todas as atividades de Investigação e desenvolvimento foram já finalizadas, encontrando-nos agora a realizar provas de conceito e a trabalhar na industrialização dos produtos."

O Ricardo Figueiredo acrescentou ainda:

“O apoio do COMPETE 2020 é cada vez mais importante para atingir-mos os nossos objetivos de I&D, permitindo a investigação e desenvolvimento conjunto entre entidades tecnocientíficas e empresas produtivas. Esta ligação torna-se cada vez mais importante, dada a estratégia de inovação e criação de valor da Impetus, desde o desenvolvimento tecnológico até à divulgação de resultados. Com este apoio, geramos conhecimento e criamos produtos inovadores e diferenciados, cujo valor acrescentado é superior para a Impetus e consequentemente para a indústria nacional.”

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, que é promovida pela IMPETUS PORTUGAL - TÊXTEIS S.A, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 621 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 376 mil euros.

05/05/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa