FeelViana Sport Hotel
Um Hotel sustentável, que nasce da experiência e da paixão do seu CEO - José Sampaio - pelo desporto e por Viana do Castelo. FeelViana é um local que promove o destino como uma experiência de alojamento, wellness, desportiva, mas também gastronómica e cultural.
Enquadramento
Localizado no pinhal da Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, o FeelViana é um hotel inovador, um local de excelência na oferta de experiências diversas, a um tipo de consumidor amante do desporto e da natureza.
O FeelViana Sport Hotel trouxe à tranquila cidade de Viana uma dinâmica há muito desejada. E este empreendimento, que começou por um hotel, é hoje uma marca bem consolidada que continua a crescer e a desenvolver novos projetos que trazem dinamismo, irreverência e inovação à cidade e à região – sempre comprometidos com práticas ambientalmente sustentáveis e com a preservação do meio-ambiente. Gostamos de ser uma marca que contribui para a afirmação de Viana do Castelo como um destino de referência nas rotas do turismo ativo e de natureza e que reforça a enraizada identidade náutica desta cidade de rio e de mar. In FeelViana Website
Entrevista
Em entrevista ao Compete 20209 José Sampaio, CEO do FeelViana, conta-nos como um sonho de jovem proporciona hoje momentos de sonho, desafio e tranquilidade a quem visita o FeelViana.
Proprietários do FeelViana (da esquerda para a direita) Carlos Palhares, Managing Director e José Sampaio, CEO |
Quais os fatores de diferenciação do vosso projeto? O projecto FeelViana diferencia-se por 3 razões: - tem um cunho pessoal, que lhe confere unicidade. Não imitamos nenhum projeto, temos a nossa própria identidade. Somos originais. - está perfeitamente enquadrado no entorno, no destino Viana do Castelo, com propostas náuticas e de bike. Somos especialistas. - trabalha o cliente que mais valoriza as nossas propostas, trazendo para Viana um público com vontade de desfrutar e de conhecer o que de melhor temos. Somos o que o nosso cliente procura. |
Quais os grandes resultados deste investimento: qualitativos e quantitativos? A marca FeelViana representa um investimento que ronda os 9.000.000,00 euros, e conta já com 89 postos de trabalho. É um projecto com dimensão, diferenciador e que promove toda uma região, daí a importância do apoio de entidades como o Turismo de Portugal e programas da natureza do COMPETE 2020. Desafiamos quem nos visita a aventurar-se no Sports Center, seja com o windsurf, o kitesurf, um Bike tour ou mais recentemente, no Wake Park. A relaxar no Spa, com uma oferta variada de massagens e rituais. A reconfortar o palato no Restaurante, com uma vista única para o mar e a praia. Efectivamente, esta proposta que fazemos ao cliente permite que ele se veja na região mais tempo, com tempo para relaxar, usufruir, aproveitar, o que faz quem nos visita ficar mais tempo que o habitual para desfrutar da região. Fazemos uma forte promoção do destino como um destino premium para os amantes de outdoor, e isso reflete-se na quantidade e diversidade de nacionalidades que temos na região. Procuram-nos todo o ano, por mais tempo. Permitiu-nos alargar a época alta no tempo e fazê-la coincidir com a época de vento (Abril a Outubro). |
Que conselhos daria para quem acredita que o turismo é um produto compósito, como vocês, e que são experiências que temos que oferecer? Foi a minha experiência pessoal e a minha paixão pelo desporto e por Viana do Castelo, em particular, que me levaram a idealizar o FeelViana. Foi também por sentir que fazia falta um local que promovesse o destino como uma experiência que este projeto cresceu. A nossa oferta não existe sem o nosso contexto particular, a experiência é de alojamento, wellness, desportiva, mas também gastronómica e cultural. |
Qual o valor acrescentado do projeto para a região e para posicionar Portugal como um destino de excelência? Sempre fomos muito conscientes das especificidades do nosso contexto. Portugal e Viana do Castelo em particular, tinham de ser respeitados e valorizados com o projeto FeelViana. Com a aposta nos desportos náuticos de vento e a organização dos campeonatos mundiais de Kite e Windsurf, colocámos esta região no mapa dos destinos de excelência para a prática destes desportos a nível mundial. O nosso cliente fica rendido, regressa e recomenda o destino. Que melhor publicidade para a região do que esta? |
Quais os maiores desafios do novo contexto e como estão preparados para garantir toda a experiência do vosso espaço com segurança? O novo contexto trouxe vários desafios. A necessidade de flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de reação são apenas alguns que poderia enumerar. No FeelViana, numa altura em que todos pararam, nós mantivemo-nos alerta e percebemos que devíamos tirar partido das novas necessidades do mercado, mas também do nosso potencial. Rapidamente redefinimos procedimentos e ajustámo-nos às necessidades do contexto e do cliente com a criação de um protocolo interno COVID, do selo Clean and Safe e de uma atenta análise e avaliação da operação após a reabertura. Os desafios são diários e a nossa resposta e esforço também. |
Apoio
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial, através da Medida de Inovação - Produtiva, o projeto >FeelViana Hotel envolveu um investimento elegível de 4,9 milhões de euros e um incentivo FEDER de 3,5 milhões de euros.