Leia a entrevista com João Sousa, Administrador da empresa Flor da Moda

Entrevistámos João Sousa, Administrador da Flor da Moda que nos falou do reforço da notoriedade da Flor da Moda e da marca ANA SOUSA no mercado europeu, alcançado através do projeto e da importância do apoio do COMPETE 2020.

 

Como caracteriza este projeto na vossa estratégia empresarial ? O reforço da notoriedade da Flor da Moda e da marca ANA SOUSA no mercado europeu, e em particular nos mercados-alvo selecionados, consubstanciam o essencial da estratégia decidida pelos responsáveis da empresa, a qual se orienta para a criação de valor através da afirmação de um posicionamento sustentável no mercado da moda, um mercado tendencialmente global e, por isso, mais competitivo e mais exigente para os diferentes players.  
   
A execução do projeto já permite avaliar resultados ao nível da concretização dos negócios e aumento efetivo de exportações? Entendemos que os resultados associados à execução do projeto de internacionalização não se encontram ainda totalmente reproduzidos no volume de negócios. Contudo, a empresa mantem-se ativa em 25 mercados, dos quais 17 se situam no continente europeu, o que indicia um potencial de crescimento significativo, essencialmente no domínio da marca própria mas também do private label.  Por outro lado, no âmbito do projeto de reposicionamento da marca entretanto realizado, o qual compreendeu, entre outras medidas, o desenvolvimento de uma nova marca – TEMPERATURA - destinada a um público mais jovem, e cujo lançamento coincidiu com a coleção outono inverno 2019/2020, entendemos que com esta iniciativa a empresa conseguirá abrir novos espaços de crescimento, explorando os canais atualmente disponíveis e aprofundando a complementaridade da sua oferta, agora com um potencial acrescido que lhe permite abordar novos segmentos de mercado com uma elevada propensão ao consumo. Também a renovação da loja online constituirá seguramente um motor importante para o crescimento futuro do volume de negócios da empresa.  
   
De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar ? A maior notoriedade e atratividade da marca tem-se traduzido na capacidade crescente de penetração das marcas próprias da Flor da Moda no canal multimarca em vários mercados europeus a par da crescente procura da empresa por partes de agentes especializados na distribuição de produtos de moda. A recente nomeação de novos agentes especializados nos mercados belga e espanhol, a par de manifestações de interesse na exploração comercial da marca em regime de franchising em alguns mercados do norte da Europa, constituem importantes resultados no âmbito da estratégia de internacionalização. Por outro lado a empresa tem vindo a registar contactos e encomendas de marcas internacionais para fornecimentos em regime de private label que valorizam o know-how, a capacidade de resposta rápida e padrões de qualidade muito elevados, os quais constituem fatores de competitividade da indústria nacional.
   
Da vossa experiência quais os fatores de sucesso para uma empresa conquistar clientes e mercados no exterior? A capacidade para desenvolver uma oferta com uma forte identidade própria, a seleção dos canais mais adequados, ao nível da promoção e da distribuição, e a capacidade financeira indispensável para assegurar a escalabilidade de toda a operação com custos competitivos, constituem, em nosso entender, no mercado da moda e em particular nos segmentos onde nos pretendemos posicionar, requisitos essenciais para a expansão internacional das empresa e marcas nacionais.
   
Qual a relevância do apoio do COMPETE 2020 na concretização da  vossa estratégia de conquista de mercados?

A industria da moda é considerada uma das indústrias mais competitivas do mundo, particularmente em resultado das múltiplas transformações que tem vindo a registar em toda a cadeia de valor, desde a geografia da produção até à forte penetração do canal online. A aceleração das mudanças em causa aumenta os níveis de exigência em termos da capacidade de adaptação à nova realidade dos mercados, dos hábitos e comportamentos dos consumidores, pelo que os apoios institucionalmente previstos no âmbito do COMPETE 2020 permitem no essencial uma maior aproximação das empresas aos mercados de consumo e aos diferentes agentes que nele operam, possibilitando assim uma melhor perceção de tendências e, por via disso, uma maior assertividade na condução das suas estratégias de internacionalização. Também os incentivos à contratação de técnicos especializados, neste contexto onde as empresas necessitam de incorporar novos conhecimentos nas respetivas organizações, constitui um importante apoio a registar.

  

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um investimento elegível de 1 milhão de euros o que resultou num incentivo FEDER de 460 mil euros.

 

 

 

 

 

 

 

14/10/2019 , Por Miguel Freitas
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