O reforço da competitividade da Dominó no mercado externo

O projeto de investimento da DOMINÓ visa o reforço da competitividade da empresa no mercado externo, mediante a introdução no mercado de inovadores produtos e na aposta em meios eficazes de promoção e marketing internacional, prospeção e presença em mercados internacionais com novas e inovadoras abordagens promocionais de comunicação da marca.

 

Enquadramento

A DOMINÓ - Indústrias Cerâmica, S.A. dedica-se à fabricação de pavimentos e revestimentos, tendo sido constituída em Setembro 1988.

Situada em Coimbra, no coração da zona cerâmica portuguesa, a DOMINÓ iniciou a sua atividade na produção de pavimentos grés de pasta branca em monocozedura. Com efeito, a rápida implementação no mercado e a vontade de expansão foram os fatores chave para a ampliação e diversificação da sua gama de produtos.

Os seus produtos são fruto de uma feliz combinação entre a antiga tradição ceramista da região e as mais modernas tecnologias, o que associado a um criterioso processo de controlo de qualidade, desde a escolha das matérias-primas até ao produto acabado, concorre para a obtenção de uma vasta gama de soluções decorativas para interiores e exteriores.

A DOMINÓ fornece produtos do segmento de mercado residencial, sendo uma empresa de pequena/média dimensão cuja estratégia passa pelo fornecimento de produtos de qualidade em diversos mercados (estando presente em mais de 20 mercados). Contudo, com o presente projeto de investimento, a DOMINÓ pretende focar a sua estratégia de internacionalização nos mercados europeus, politica e economicamente mais estáveis, que apresentam maior potencial de crescimento, onde o poder de compra é mais elevado e nos mercados mais sensíveis ao design dos revestimentos e pavimentos e à decoração, a oferta de produtos de design moderno que proporcionem um ambiente apelativo torna-se um fator de diferenciação quando comparado com a concorrência.

 

O Projeto

O projeto de investimento da DOMINÓ visa o reforço da competitividade da empresa no mercado externo, mediante a introdução no mercado de inovadores produtos, nomeadamente: i) Produtos de design moderno, especificamente concebidos de acordo com as tendências dos mercados de destino, que proporcionem ambientes requintados destinados ao segmento médio/alto e ii) revestimentos cerâmicos para fachadas de edifícios que produzem energia elétrica a partir de células fotovoltaicas.

Foi definido um conjunto de opções de investimento que se enquadram no quadro da missão, visão e estratégia da DOMINÓ.

A estratégia da DOMINÓ aposta em meios eficazes de promoção e marketing internacional, prospeção e presença em mercados internacionais com novas e inovadoras abordagens promocionais de comunicação da marca para uma maior performance competitiva, com instrumentos de direcionamento e expansão da atuação comercial nos mercados internacionais.

As ações definidas, entre outras, são:

- Conhecimento de mercados externos, encontrando-se prevista a participação da empresa em certames internacionais de referência para o setor-alvo, permitindo aumentar a sua visibilidade e criar oportunidades de contacto com os principais interlocutores, como potenciais clientes, fornecedores e restantes players do mercado, possibilitando ainda a participação em importantes eventos paralelos que permitirão avaliar o mercado e criar redes de distribuição a nível internacional. A presença em feiras internacionais é o mais importante meio de promoção, informação, comunicação e formação para as empresas. Através da participação em feiras/certames internacionais de referência para os setores-alvo, numa lógica de promoção especializada e focalizada nas caraterísticas da procura desses mercados, não descurando, também, o conhecimento dos restantes players do mercado, a DOMINÓ pretende aumentar a sua visibilidade e criar oportunidades de contatos a nível estratégico com os principais interlocutores desses setores;

- Presença na web, através da economia digital, mediante a aposta numa estratégia de comunicação inbound, tais como conceção e upgrade do website, e Inbound Webmarketing, por forma a otimizar os motores de busca para colocação da empresa e seus produtos na web. É de destacar o excelente site desenvolvido pela DOMINÓ no âmbito deste projeto, que se pode verificar aqui;

- Prospeção e presença em mercados internacionais, através da realização de um conjunto de viagens de prospeção, que privilegiam o contacto direto com a procura internacional, visando a apresentação e divulgação da empresa e dos seus produtos aos potenciais clientes, permitindo angariar encomendas e concretizar vendas de novos clientes para os mercados alvo selecionados.

A estratégia definida passa, por um lado, por lançar no mercado inovadores produtos e, por outro lado, por reforçar o valor das suas ações nos mercados selecionados, apostando agora no segmento de mercado médio/alto.

Os principais impactos que se espera obter da realização destes investimentos são o incremento do volume de vendas no mercado externo, o aumento da notoriedade e competitividade da empresa, e a obtenção de ganhos mais rápidos em termos de uma maior orientação do produto interno para a procura externa.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um investimento elegível de 1,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 500 mil euros.

11/10/2019 , Por Miguel Freitas
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