IES em Rede: Interoperabilidade entre Instituições de Ensino Superior

Em conversa com o COMPETE 2020, o Professor Cláudio Teixeira, responsável do IES em Rede, destacou o forte espírito colaborativo existente entre os parceiros do projeto e a importância dos Fundos Comunitários:

 

"O projeto IES Em Rede teve na sua génese um espírito de partilha e canalização de energias para alcançar objetivos tidos como comuns. Na realidade, e em retrospectiva, os resultados deste projeto vão muito além da dimensão objetiva dos indicadores do projeto. De facto, uma das mais-valias traduz-se no cimentar das relações existentes entre os participantes, na partilha de experiências e de “receitas” de como solucionar questões do dia-a-dia.

Face à realidade financeira das diversas instituições, esta iniciativa não seria possível de concretizar sem o apoio do COMPETE 2020. Estamos em crer que, no final deste projeto, as diversas instituições estarão melhor preparadas para enfrentar os desafios decorrentes da situação atual, fortalecidas para prestar um melhor serviço, e mais capazes para desenhar soluções inovadoras, num espírito colaborativo e de verdadeiro interesse público."

Enquadramento

Num ecossistema tecnológico em permanente evolução, destaca-se o envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais em diversos projetos inovadores, que têm procurado a resposta para uma equação nem sempre fácil de resolver: conseguir uma maior racionalização e redução de custos nas TIC, alicerçada numa visão estratégica de longo prazo relacionada com a excelência na investigação científica, na inovação tecnológica e na qualificação de nível superior.

Perante este inadiável desafio, a Universidade do Porto (UP), a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade de Aveiro (UA) associaram-se em consórcio e candidataram ao SAMA2020  um projeto (IES+Perto), na qual se pretendeu definir serviços avançados e úteis à comunidade que, explorando os benefícios da interoperabilidade, das Normas Abertas e da computação em nuvem, ajudassem a relançar uma estratégia de desenvolvimento baseada na modernização e racionalização de custos no contexto do Ensino Superior.

É neste espírito de inovação e colaboração ao nível das Instituições do Ensino Superior que surge, em 2016 o presente projeto (IES em Rede), alargado agora à Universidade da Beira Interior e à Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, com o claro objetivo de “ir mais longe”.

O Projeto IES em Rede

O projeto desenvolve-se sob duas áreas principais: Framework de Segurança; Inter-cloud.

Framework Comum de Segurança

As instituições de ensino superior que integram este consórcio pretendem definir e implementar uma arquitetura de segurança de referência, alinhada com a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, para utilização em organizações de grandes dimensões, idênticas às envolvidas neste consórcio.

Pretende-se, através de um processo de formação colaborativo e interativo, assente na partilha de conhecimento entre os membros do consórcio, dar a conhecer os conceitos, abordagens, normas, métodos e técnicas necessárias para uma gestão efetiva de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação aos técnicos das IES, uma vez que serão estes que irão contribuir para a implementação deste tipo de sistemas.

Pretende-se avaliar uma solução Security Information and Event Management (SIEM) que permita que os eventos gerados por diversas aplicações de segurança, firewalls, proxies, sistemas de prevenção a intrusão (IPS) e antivírus, sejam correlacionados para possibilitarem uma rápida identificação e resposta aos incidentes. Esta atividade corresponde ao construir de uma camada de topo sob as anteriores que irá possibilitar obter informação e correlação sob a informação gerada e armazenada nas IES.

Reforço Inter-cloud / Computação em nuvem

No âmbito do anterior projeto SAMA IES+Perto, em fase de conclusão, foi definido e implementado um modelo de cloud interoperável (cloud comunitária) que permite rentabilizar e partilhar capacidade computacional distribuída pelos Centros de Dados das IES.

As ações a desenvolver no âmbito do IES em Rede deverão ser suportadas pelos resultados do projeto IES+Perto, dando continuidade ao esforço de racionalização de centros de dados. Assim, na área da cloud comunitária, pretende-se aprofundar o modelo existente, criando condições para a implementação de planos de disponibilidade e continuidade de negócio de cada Instituição, reduzindo e racionalizando os custos que, em regra, a implementação destes planos tem para as organizações, pela necessidade na generalidade dos casos de investimentos duplicados em infraestruturas de suporte.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Adimistração Pública ( anteriormente designado Sistema de Apoio da Modernização da Administrativa - SAMA ), envolvendo um investimento elegível de 2,7 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 2,3 milhões de euros.

17/07/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa