Museu Nacional do Calçado já é Candidato ao Prémio Melhor Museu do Ano 2017
O Museu Nacional do Calçado já é candidato!
Mencionar um Prémio na área da museologia parece descabido, mas não o é de todo, porque, queremos falar de um museu que se enquadra na temática do calçado, tema que merece destaque por parte do COMPETE 2020, na primeira Newsletter do mês de junho de 2017.
O Museu do Calçado é um espaço de cultura que se traduz num instrumento de competitividade. Podemos resumir assim, o Museu do Calçado, inaugurado a 5 de Novembro de 2016, num dia de festa para toda a indústria do setor do calçado, é como uma segunda casa, que abre agora as portas para mostrar com muito orgulho o passado deste sector, a sua evolução história e os processos de fabrico, mas, sem esquecer de projetar o futuro de uma indústria que se tem reafirmado num panorama global ao nível da competitividade e inovação.
Um projeto de sucesso, graças ao trabalho desenvolvido por quatro instituições, que têm ajudado e apoiado os trabalhadores e empresários do sector:
- na área da formação a Academia de Design e Calçado;
- na representação e defesa dos trabalhadores, o Sindicato dos Profissionais do Calçado;
- no apoio técnico e científico, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
- e a APICCAPS, que traduz o seu excelente trabalho na frase inspiradora, citada aquando da inauguração do Museu - “um exemplo paradigmático de como os industriais de um sector se associaram para promover um sector”.
A concretização deste projeto museológico, faz justa “honra à história do calçado”, sem deixar de “ser uma instituição que projecta o calçado no futuro” firmando-se como “um instrumento de competitividade para os protagonistas deste sector”.
Falar da APICCAPS
A APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos é uma associação empresarial de âmbito nacional com sede no Porto, fundada em 1975 e que representa os seguintes sectores de actividade: -Indústria de calçado; -Indústria de componentes para calçado; -Indústria de artigos de pele (malas, carteiras, luvas, cintos, etc.); e -Indústria e comércio de equipamentos para os sectores antes referidos.
O objetivo da APICCAPS é o de promover o desenvolvimento sustentado dos setores e empresas que representa, em áreas de intervenção como Internacionalização, Formação, e Inovação, entre outras.
A APICCAPS assegura ainda a representação da fileira do calçado nas negociações das Convenções Colectivas de Trabalho com os Sindicatos, procurando criar condições para o desenvolvimento competitivo das empresas e para a melhoria das condições socioeconómicas dos trabalhadores e é responsável pela produção e divulgação de informação sobre e para o setor, através do Canal de TV “What’s Up – Olhar a Moda”, do Jornal da APICCAPS, da Revista Portuguese Soul, do boletim trimestral de conjuntura, da Monografia Estatística, do WorldFootwear e da Campanha “The Sexiest Industrie in Europe”.
Comunicar uma indústria que quer ser a mais Sexy do Mundo, significa reforçar continuamente impacto e notoriedade. Símbolo máximo da estratégia de posicionamento global do setor, a campanha sintetiza as conquistas e objetivos que sempre orientaram as marcas e profissionais que integram a APICCAPS ao longo dos últimos sete anos de crescimento ininterrupto.
O COMPETE 2020 cofinancia esta Associação, no âmbito do Portugal 2020 e dos Fundos Comunitários.
Visite o Museu do Calçado
“ANASTASIA RADEVICH. FORMAS DE ARTE” Exposição Temporária, de 22 de abril a 30 de setembro 2017
“ANASTASIA RADEVICH. FORMAS DE ARTE” traz a Portugal, pela primeira vez, o trabalho excecionalmente criativo desta designer, toldado por um mundo de fantasia e distopia onde os sapatos emergem como importantes símbolos totémicos da sociedade atual.
+ informação aqui
Estão abertas até 12 de junho as candidaturas ao Prémio Museu Europeu do Ano 2018 | EMYA 2018 - European Museum of the Year Award, aqui.
Fontes: Jornal O Regional, DGPC, POLIN Museum of the History of Polish Jews, CIP