Único salão da fileira têxtil portuguesa regressa nos dias 30 de setembro e 1 de outubro
O MODtissimo, o único salão da Fileira Têxtil e Moda Portuguesa, continua a ocupar o melhor Centro de Congressos da Europa - Edifício da Alfândega do Porto - nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, das 10h00 às 19h00. Depois de uma edição (a de fevereiro) que mostrou a vitalidade do sector, a próxima edição do MODtissimo deverá ser tão ou mais enérgica, ou não estivessem todos os espaços completamente vendidos.
Para esta edição são esperados expositores de tecidos e acessórios para Confecção nacionais e internacionais, marcas de vestuário e confecção Private Label, Homem, Senhora, Criança e Lingerie e o iTtechstyle Innovation Business Forum uma montra da tecnicidade dos produtos têxteis portugueses. Conta ainda com programa paralelo de semanários, conferência e apresentações de tendências bastante completo.
A nível de compradores/visitantes são esperados cerca de 6000 nacionais e internacionais. “Os registos para visitar a feira estão a correr a bom ritmo. Temos já garantidos cerca de 200 compradores internacionais de mercados tradicionais como a Europa (França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, entre outros), mas também de mercados mais longínquos como o Japão, a Rússia e até mesmo da Colômbia”, afirma Manuel Serrão, diretor executivo do salão, que continua “esta procura pelos têxteis portugueses resulta do trabalho que a Selectiva Moda tem desenvolvido em conjunto com a ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) e a ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios) nos últimos 15 anos de promoção dos têxteis portugueses em vários mercados pelo mundo, desde os têxteis mais tradicionais passando pelos têxteis-lar e acabando nos têxteis técnicos”.
Ainda a destacar o Fórum de Tecidos Outono – Inverno 2016.17 e uma novidade que é o Fórum Seleção Expositor onde se pretende dar visibilidade aos produtos que as empresas expositoras consideram ser os mais relevantes da sua oferta, ambos os fóruns a cargo de Dolores Gouveia.
Sempre focado na integração dos jovens talentos na indústria têxtil, os alunos são chamadas a participar através do Concurso Novos Criadores onde, em conjunto com as empresas de tecidos, dão vida aos tecidos por elas produzidos. Esta é uma plataforma que permite ao vencedor do Concurso participar na edição seguinte do Portugal Fashion e ao Top 8 apresentar uma mini-coleção no Fórum Novos Talentos.
Esta edição os holofotes da passerelle vão aquecer (no dia 30 de setembro, às 17h30) com as coleções dos expositores de confeção e a criatividade dos alunos das escolas de moda!
A 6ª edição do iTechStyle Innovation Business Forum aproxima-se e com ela uma grande expectativa sobre as novidades que serão apresentadas. Este Fórum dividido em 3 grandes áreas: Fórum de Tecidos, Showcase de Produtos Inovadores e Fórum de Projetos e Conceitos, é já passagem obrigatória de todos os visitantes do Modtissimo que querem ver o que de mais Inovador e técnico se faz em Portugal. De salientar que nesta edição serão conhecidos os vencedores do Prémio Inova Têxtil 2015 nas três categorias. O espaço tertúlia manterá a sua dinâmica de comunicações abordando vários tópicos nas temáticas da inovação, tecnologia e serviços com interesse para todos os visitantes. O CITEVE, enquanto organizador e responsável por esta iniciativa, espera que este espaço continue a ser o local por excelência para o melhor networking do Modtissimo e agradece a todas as empresas e organizações que submeteram as suas propostas.
Sobre o sector Têxtil
As exportações do setor Têxtil e Vestuário cresceram 11% no mês de Junho, comparativamente ao mês de Junho de 2014, tendo sido o melhor mês de 2015, com 433 milhões de euros exportados.
Em termos semestrais, as exportações de matérias-primas têxteis e artigos de vestuário ascenderam a 2,4 mil milhões de euros, um valor 3,5% superior ao registado no período homólogo do ano precedente.
Os produtos que registaram melhor desempenho em termos absolutos foram o vestuário e acessórios em tecido (um acréscimo de 29,3 milhões de euros), os artigos têxteis confecionados, entre os quais se incluem os têxteis para o lar (com um acréscimo de 9 milhões de euros), o vestuário e acessórios de malha (com um acréscimo de 9 milhões de euros), os tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados e os têxteis para uso técnico (com um acréscimo de 8 milhões de euros) e as fibras sintéticas ou artificiais descontínuas (com um acréscimo de 7,8 milhões de euros).
A balança comercial da ITV registou um saldo positivo de 595 milhões de euros, correspondente a uma cobertura de 1,3.