Mesa Uno: Design português reconhecido pelos German Design Awards

O projeto nacional Mesa Uno, da Mesa Ceramics, foi galardoado com a distinção 'Winner'. Trata-se de uma empresa cujo investimento numa unidade fabril dedicada à produção e comercialização de grés cerâmico (tableware e dinnerware) destinado ao mercado internacional, procurando a inovação e as melhores técnicas e tecnologias, foi alavancado pelo COMPETE 2020.

A coleção da Mesa Ceramics é descrita como um “design moderno em grés com formas arredondadas suaves e uma gama completa de itens para um jantar casual. Pratos e travessas grandes e fundos, um jarro icónico, chávenas e canecas redondas, tudo com vidros reativos rústicos numa seleção de temas de cores naturais harmoniosas.”

Descrição da foto "MESA UNO" é um design moderno em grés com formas arredondadas suaves e uma gama completa de itens para um jantar casual. Pratos e travessas grandes e fundos, um jarro icônico e xícaras e canecas redondas, tudo em esmaltes reativos rústicos em uma seleção de temas de cores naturais harmoniosas. Uno traz o calor e o toque da natureza para a sua mesa.

A coleção UNO apresenta-se já como um best-seller da empresa, sediada em Estarreja, “a Mesa Ceramics é uma empresa 99% exportadora com uma carteira de clientes em franco crescimento onde a linha Uno já representa uma boa parte do negócio. Nos últimos 2 anos foi feita uma clara aposta em design de qualidade, com a parceria criada com o designer internacional Nick Holland, e fortes investimentos na nossa unidade industrial, dotando-a de mais flexibilidade e capacidade produtiva, explica Francisco Braga, CEO da Mesa Ceramics.

Os German Design Awards são prémios de renome internacional que são atribuídos a empresas cujos produtos e projetos pioneiros se destacam. Segundo Francisco Braga, “este será mais um ponto de viragem para a Mesa Ceramics uma vez que já sentimos o reconhecimento por parte dos nossos clientes e parceiros que nos percecionam como uma empresa fiável com produtos de alta qualidade e na vanguarda do design e da impressão digital.”

 

German Design Awards 2022: dez anos a premiar design pioneiro

Os German Design Awards são os mais importantes prémios do German Design Council e estão entre os prémios internacionais de design mais reconhecidos. Desde há dez anos que o German Design Council tem vindo a distinguir designers pioneiros e o seu trabalho com estes prémios. As candidaturas são apreciadas por um júri internacional composto por especialistas de renome de todas as disciplinas do design. O seu julgamento é inestimável – um designer cujo produto ou projecto tenha convencido este júri demonstra possuir uma elevada competência no que toca à inovação em design e um forte enfoque nas exigências dos seus próprios clientes e do mercado. O prémio coloca-o sem dúvida entre os melhores. Um prémio – quer seja “Special Mention”, “Winner” ou “Gold” – dá visibilidade e abre caminho para uma preciosa rede internacional de designers e empresas.

Tema para o 10º  aniversário: “Como pensam os designers”

Inspirado no trabalho do designer e teórico do design Horst Rittel, o German Design Council escolheu o lema “Como pensam os designers” para os German Design Awards deste ano: como podem ser encontradas soluções para os desafios que Rittel, juntamente com Melvin Webber, apelidou nos anos 60 de “problemas perversos”; problemas que são – ou apenas parecem ser – pouco claros, contraditórios, voláteis ou mesmo insolúveis?

 

Um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020

Eis os principais objetivos do projeto de investimento: 
 
Implementação de raiz de uma nova unidade fabril dedicada à produção, transformação e comercialização de grés cerâmico, com o fabrico de tableware e dinnerware, designadamente pratos, tijelas e canecas, de cores sólidas ou decoradas, destinados exclusivamente ao mercado internacional, procurando a inovação e as melhores capacidades técnicas e tecnológicas.
 
O plano de investimento permitiu: 
 
Conceção e lançamento no mercado de uma nova geração de produtos de loiça decorativa em grés fino (tableware/dinnerware), com marcas próprias a registar, incrementando a capacidade interna para assegurar a concretização de futuros projetos de I&D, mobilizando know-how através da transferência de conhecimentos e tecnologia para novos processos de engenharia de produto. 
 
Incremento tecnológico, elevando a capacidade produtiva a instalar, de modo a atingir um patamar de excelência nos desempenhos de produtividade, eficiência produtiva/energética e economias de escala. 
 
Estratégia de atuação dirigida para o mercado global, assumindo como objetivo comercial para o ano pósprojeto o encaminhamento da maior parte da produção para o mercado externo, concretizando um conjunto de iniciativas de promoção e divulgação das marcas próprias e da sua nova gama de loiças.
 
Adoção e utilização de ferramentas e práticas organizacionais inovadoras que irão assegurar novas práticas e métodos de trabalho e ainda nas relações externas. 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, o projeto “Nova fábrica de Dinnerware e Tableware” envolveu um investimento elegível de cerca de 14,7 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 8,8 milhões de euros.
 
De momento, Mesa Uno (Mesa Ceramics) está ainda a concorrer na categoria “Public Choice”, cujas votações decorrem até ao dia 28 de janeiro de 2022. Participe, pode votar aqui.  

25/11/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia