Mendes Gonçalves: se é impossível é para nós
No âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor", o presidente do COMPETE 2020 começou, no dia 14 de março, uma visita a 16 empresas de um setor estratégico para o país: a indústria agroalimentar.
Aquando da visita à Mendes Gonçalves, Rui Vinhas da Silva refere que “constitui um excelente exemplo de uma empresa com uma noção perfeita da importância da criação de marcas como determinante crítico de competitividade na economia global.” O presidente do COMPETE 2020 acrescenta, ainda, que “a Mendes Gonçalves aposta numa estratégia de inovação permanente materializada na introdução no mercado de produtos diversificados. Nem todos têm sucesso mas a velocidade de desenvolvimento de novos produtos é tal que a empresa consegue descontinuar linhas menos bem-sucedidas e ter sempre produtos apelativos no mercado.” Rui Vinhas da Silva conclui que “uma sólida estratégia de internacionalização com parcerias locais bem pensadas e concretizadas caracterizam um modelo de negócios que tem como âncora o reconhecimento do papel decisivo da criação e nurturing da marca, dos seus valores e identidade no mercado global.”
A empresa
De cariz familiar, a Mendes Gonçalves, criada em 1982, continua a primar por um estilo pessoal e próximo na sua relação com os mais de 140 colaboradores, com os seus clientes e fornecedores.A inovação é, sem dúvida, a grande vantagem competitiva da empresa. E a criatividade é o desafio ao qual responde diariamente.
É graças à sua aposta na inovação que a Mendes Gonçalves tem ganho a relevância e se tem destacado no mercado. Foram várias as distinções que os seus produtos receberam (Trends&Innovations, SIAL D’OR, Innoval, Gulfood Dubai), que por sua vez cativaram o interesse de empresas multinacionais, como foi o caso da McDonalds.
É da vila da Golegã que saem as mais originais e saborosas receitas que chegam à mesa dos portugueses… dos portugueses, dos espanhóis, dos franceses, dos angolanos, dos moçambicanos, dos marroquinos... A Mendes Gonçalves já exporta os seus temperos para 22 países e a tendência é de crescimento. As vendas internacionais já representam 30% da faturação da empresa, que está a aumentar as suas vendas em 20%.
Resultados muito positivos que concretizam o objetivo da PALADIN (uma das principais marcas da empresa) na afirmação de que os produtos portugueses são superiores.
A Paladin vem trazer muito sabor, positivismo, e orgulho da sua origem (reforçada pelo Selo “Portugal Sou Eu”). Mas não é uma marca só para Portugal. É para o mundo.
Enquanto empresa, a Mendes Gonçalves já foi premiada como PME Líder (atribuído pelo IPMEI), integrou na lista de empresas inovadoras da Rede PME Inovação e, um dos seus prémios mais importantes, ficou entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal.
Resta dizer que o caminho desta empresa, orgulhosamente sediada na Golegã, é o caminho seguido todos os dias pelo seu líder, Carlos Gonçalves.
. Marcas
- Paladin - Temperos de Portugal
- Creative (vinagres)
- Peninsular
A Mendes Gonçalves encontrou nos Fundos Comunitários, nomeadamente nos instrumentos de apoio à internacionalização e ao I&D o impulso para a sua forte estratégia de orientação para os mercados ( diversificação de produtos e conquista de novos mercados).
Conheça os projetos apoiados consultado o Roteiro .
Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor
No âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor", o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, começou a sua visita ao setor agroalimentar no dia 14 de março, envolvendo 16 empresas de um setor estratégico para o país: a indústria agro-alimentar.
O roteiro da visita procurou ser o mais abrangente possível abarcando a riqueza do setor e analisando as vantagens competitivas de cada empresa Segundo dados do INE (2014), este setor contribuiu para a economia nacional com um volume de negócios de 14,8 mil milhões de euros, e um VAB de 2,7 mil milhões. É a segunda indústria que mais emprega em Portugal, com mais de 100 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos. Tem registado nos últimos 5 anos uma taxa de crescimento de exportações superiores às importações e é fundamental para afirmar a nossa autossuficiência alimentar e garantir a sustentabilidade do consumo nacional.
Esta visita contou com a estreita colaboração da Portugal Foods, associação formada por empresas, por entidades do sistema científico e tecnológico nacional e por entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português.
Links
Roteiro | COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Agroalimentar | Vol. III
Vídeo Mendes Gonçalves – Paladin | Internacionalização
Artigo “A inovação que sabe bem - Como Portugal está a criar os sabores do futuro” In Exame- 01-03-2016