MADE IN PORTUGAL de partida para a MEDICA
A edição de 2016 da feira Medica, em Düsseldorf, abriu as suas portas de 14 a 17 de novembro. A comitiva portuguesa presente no certame está integrada numa iniciativa levada a cabo pela Associação Selectiva Moda, com a estreita colaboração do parceiro CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal.
«O Citeve reedita a presença na Medica, feira líder na Europa para a indústria da Saúde. Esta é uma oportunidade para divulgar as competências do centro na conceção e desenvolvimento de produtos e processos para a área da saúde, fortemente associadas à inovação», indica Cristina Castro, relações públicas do Citeve. «Em destaque estará ainda a oferta do CITEVE em matéria de testes e ensaios na área da microbiologia têxtil e da citotoxicologia, particularmente importantes para os produtos e dispositivos médicos ou para materiais têxteis destinados ao mercado da Saúde e bem-estar», acrescenta.
A Barcelcom Têxteis, considerada uma das 40 empresas mais inovadoras na europa dentro do sector têxtil, faz nesta edição do certame um grande enfoque na nova imagem das suas marcas próprias, BB Medical e Technosocks Medical, com novo catálogo, novas embalagens e com algumas novidades na área da compressão graduada. Apresenta uma nova linha terapêutica e de uso diário direcionada para os grandes distribuidores farmacêuticos e/ou hospitalares, uma nova linha anti-embólica a nível hospitalar, linha Pradex para o tratamento de linfedemas com a introdução de algumas novidades como os novos soutiens pós-cirúrgicos e protésicos que complementam esta linha. Especial destaque para a nova meia diabético, certificado como dispositivo médico, construída em bamboo e que tem sido um sucesso em mercados do médio oriente. «A Medica em Düsseldorf é a maior montra mundial para empresas como a Barcelcom Têxteis onde podem mostrar as ultimas inovações a nível do têxtil técnico e crescer para novos mercados, essencialmente fora da Europa, a nossa maior expectativa», indica Nuno Mota Soares, project & business manager.
Presença habitual neste certame, a Collove terá em exposição vários produtos, com especial destaque para produtos de compressão graduada, térmicos e produtos pré-mamã. «A área da saúde/bem-estar está em grande crescimento em todo o mundo, daí, apostarmos em acompanhar esta tendência. Esta é uma feira com muitos compradores de todo o mundo, por isso as nossaas expectativas são elevadas», revela Mónica Morais, development & export manager da empresa.
Especialista em produtos ortopédicos de saúde e bem-estar, a Magicpharma estreia-se na Medica. Faixas e material de compressão, meias de descanso e elásticas, meias de desporto de compressão graduada e meias diabéticas, linha de gravidez, sapatos ortopédicos, conforto e pós-operatórios e têxteis repelentes, são os produtos em destaque. «A Magicpharma pretende com a participação neste evento, dar a conhecer de uma forma ativa o seu portefólio de produtos com o objetivo de aumentar o seu leque de contactos internacionais. A captação de novos contactos poderá ajudar significativamente no aumento do volume de negócios internacionais», indica Miguel Correia, do departamento de marketing da empresa. A Magicpharma leva até à cidade alemã as suas marcas: WWO - World Wide Orthopedics, e Ztop - Têxteis Repelentes.
A edição da Medica em 2015 contou com 4977 expositores, reunidos num espaço de 114 mil m2, que recebeu a visita de cerca de 130 mil visitantes. Para a edição de 2016, estarão presentes 5000 expositores, oriundos de 70 países e distribuídos por 17 halls.
A participação das 4 empresas portuguesas em mais uma edição da Medica, uma ação do From Portugal 2015-2016, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda. O projeto From Portugal 2015-2016 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 13,051,072,83 €, dos quais 7.210.717,74 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Fonte: Associação Selectiva Moda (integra)
15/11/2016 , Por Vanda Cardoso Pinheiro