Marcas portuguesas estão de regresso ao Japão

3DCORK, B.Sousa Dias, Bi Silque, Burel Factory, Carvalho, Ditto, Mèzë Mediterraneum, M O S Portugal, Maria Portugal Terracota, Smartlunch, Giestal Home Textiles, Castelbel, Costa Nova e Lasa Home são as 14 empresas que voam até à capital japonesa para expor os seus produtos na Interior Lifestyle Tokyo.

As 14 empresas portuguesas vão ao certame com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto “From Portugal”. A oferta portuguesa é composta por uma mostra multissectorial, que vai desde têxteis-lar, á cortiça, passando pelos memo boards, gadgets para arrumo, sabonetes, revestimentos para parede, até às cerâmicas. A feira realiza-se no Tokyo Big Sight e vai decorrer entre os dias 1 e 3 de Junho. Na edição passada o salão recebeu 769 expositores, provenientes de 25 países, e contou com a presença de mais de 28 mil compradores.

O principal objetivo da Castelbel é reforçar a presença no mercado japonês e coreano. Para isso, “a presença da Castelbel no mercado asiático (sobretudo Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong) tem sido reforçada nos últimos anos, pelo que faz todo o sentido participar numa feira nesse continente”, afirma Marta Araújo, directora comercial da marca. “A nova coleção de Eau de Toilette Castelbel Ambiente” vai ser a novidade apresentada, que conta com “a apresentação já característica da marca mas [com] aromas ainda mais sofisticados”.

Também a Maria Terracota Portugal vai levar até Tóquio as suas criações inspiradas em peças antigas e tradicionais, com o objectivo de “conseguir arranjar o distribuidor certo”. Quem o diz é Flávio Cardoso, que acrescenta que a marca está a fazer uma “aposta forte no mercado asiático, como futuro próximo para expansão das vendas”. As peças com maior destaque serão o “novo stoneware terracota” e as “dinnerware lines”.

Para a SmartLunch, o Japão é “um mercado natural para este tipo de embalagens transportadoras de comida”. Cristina Correia, marketing and sales manager da marca, diz que a “SmartLunch está focada em vender lunch boxes e lunch bags com um design inovador, com o grande propósito de dar aos clientes a possibilidade de transportarem a sua própria comida das suas casas, de uma forma saudável e estilosa”. Todos os produtos da marca são produzidos em Portugal e dão aos clientes de escolher produtos “saudáveis, eco-friendly e económicos”. A SmartBento – Design Lunch Box, a SmartBox – Thermal Cork Box e a Eve Cork – Lunch Bag são os produtos em destaque e que pretendem encantar os compradores nipónicos. Os objetivos da marca passam por “encontrar distribuidores no mercado japonês”.

A Lasa Home também viaja até Tóquio com o objetivo de encontrar um distribuidor para roupa de cama. A marca, que investe constantemente na especialização dos seus produtos, na inovação e no design, leva na mala “artigos com fios especiais e novidades quanto à forma de produção, que se reflete no produto final”. O grande objectivo é, segundo Casimiro Lemos – export manager da marca – procurar “mercados alternativos ao Europeu e USA”, sendo que o mercado nipónico é desafiante, “mas importante pelas suas características”.

A Giestal Home Textiles, especialista em têxteis-lar, também vai estar presente no certame com “produtos de gama média baixa e uma coleção baseada na mesma”. João Ferreira, sales manager da empresa, diz que o Japão “é um mercado com muito potencial” e que a participação nesta feira se trata de uma “estratégia de consolidação do mercado”.

A cortiça portuguesa também vai marcar presença na Interior Lifestyle Tokyo, levada pelas mãos da marca portuguesa 3DCORK. Sara Nunes, comercial manager da marca, afirma que “o mercado japonês tem características especiais e é especialmente apto para o consumo de produtos ecológicos e com design, configurando-se como um mercado especialmente interessante e em linha com os nossos produtos em cortiça”. A marca pretende “abrir portas no mercado Japonês e encontrar parceiros interessantes”, mostrando “produtos com uma forte inspiração japonesa e adequados às vivências neste país”; são “peças multifuncionais e de linhas simples, como as tábuas com lousa e pequenas taças”.

A B. Sousa Dias & Filhos SA regressa mais uma vez a este salão. Inge Van Staeyen diz que “o mercado é pequeno, mas o retorno é gratificante, tanto ao nível de negócio como ao nível do contacto com o povo japonês. As empresas portuguesas são habitualmente muito bem recebidas”. “Felpos de casa de banho, mantas e têxteis para a cozinha/mesa” vão ser os produtos apresentados, em conjunto com a nova coleção 2016 da marca Devilla. O objetivo é “consolidar o mercado” nipónico.

A DITTO vai apresentar a sua coleção “byline 32 x 32”, que consiste numas “caixas que podem ser colocadas em qualquer parede, em casa ou no escritório, e além de poderem armazenar/organizar objetos e papéis pretendem ser artigos de design/decoração”. Segundo Mário Lobo, a participação nesta feira deve-se ao facto da empresa achar que “esta coleção é atrativa para os mercados asiáticos (em especial Japão e Coreia do Sul) ”.

A Costa Nova já trabalha no mercado nipónico há seis anos, pelo que considera este um “mercado incontornável (…), quer pelo seu poder de compra, pelo excelente nível do retalho e da hotelaria, quer pela sua apetência para as nossas peças”. Segundo Carlos Ruão “a Costa Nova é considerada um “trend” no mercado japonês, com grande notoriedade”, pelo que visitar os clientes atuais e criar novos clientes é um objetivo da empresa. A Coleção Lisboa, um sucesso noutras feiras internacionais, “que retrata a azulejaria de Portugal e do sul da Europa dos séculos XVIII e XIX”, vai estar em destaque neste certame.

A participação das 14 empresas portuguesas em mais uma edição da Interior Lifestyle Tokyo, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda cofinanciada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização) e no Portugal 2020. O projeto FROM PORTUGAL conta com cerca de 81 ações internacionais que decorrem no 2º semestre de 2015 e ano de 2016 que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes, num investimento total de mais de 13 milhões de euros.

01/06/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020