Manual de Aprendizagem Baseada em Problemas Organizacionais destaca vantagens da formação "on the job"
As PME têm, a partir deste mês, mais uma ferramenta ao seu dispor para as apoiar na formação dos seus colaboradores no local de trabalho, desenvolvida no âmbito do projecto Archimedes no qual a AIP participa. Chama-se Manual de Aprendizagem Baseada em Problemas Organizacionais, é suportado por uma plataforma TIC e por material de aprendizagem diverso, onde se destaca o vídeo e um guia com informações práticas e estudos de caso.
O Manual de Aprendizagem Baseada em Problemas Organizacionais (PBL – Problem Based Learning, sigla inglesa pela qual é também conhecido) tem como objetivo ajudar as PME a compreenderem o PBL e como este pode ser usado nas empresas.
Esta ferramenta é o resultado da inquérito efectuado pelo Archimedes sobre aprendizagem nas PME, em toda a Europa, realizada em mais de 300 empresas. Examinou as abordagens atuais à aprendizagem e os problemas comuns que as organizações enfrentam. Mais, registou como a aprendizagem os aborda e como as TIC são utilizadas para esse mesmo fim.
O estudo apurou que as PME são amplamente a favor da formação no local de trabalho (formação ‘on the job’). A aprendizagem informal foi vista como muito bem-sucedida na maioria das empresas inquiridas, as quais sentiram que os problemas poderiam ter sido reduzidos alinhando a aprendizagem pelos desafios da empresa e desenvolvendo uma cultura de aprendizagem. Cultura foi um aspeto amplamente discutido nos “focus groups”, entretanto realizados, e a promoção da auto motivação nos colaboradores foi vista como fundamental. Os problemas identificados nas PME coincidem com os últimos estudos de investigação realizados, mas ainda subsistem algumas questões: como fazer com que os trabalhadores tenham iniciativa e como encontrar o conhecimento para agir sobre os problemas.
Outra conclusão indica que as TIC foram amplamente utilizadas para fins de aprendizagem nas PME, sobretudo a Internet, os vídeos e outros recursos técnico pedagógicos.