Made In Portugal de “fio a pavio”
A feira de fios, tecidos, acessórios, confeção, couro e design de Paris, Première Vision Paris, abre as suas portas de 16 a 18 de fevereiro. A representar as cores nacionais estará uma numerosa comitiva portuguesa, composta por 24 empresas apoiadas pela Associação Selectiva Moda, o que reflete a “boa saúde” da indústria têxtil portuguesa e justifica o bom ritmo das exportações.
Numa altura em que o balanço das exportações têxteis relativas a 2015 já é conhecido, sendo que é o melhor ano de sempre desde 2002, o Ex.mo Sr. Secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira irá visitar, dia 16 de fevereiro, todas as empresas presentes na Première Vision a convite da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
Portugal conta com uma forte presença nesta edição da Première Vision Paris, com 24 empresas portuguesas, apoiadas pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal. Uma ampla oferta, que contempla uma grande diversidade de produtos, desde os tecidos, fios e acessórios, passando pelas malhas, até ao vestuário.
Na Première Vision Fabrics, A. Sampaio& Filhos, Albano Morgado, Cotex, Fitecom, Joaps, Lemar, Living Colours& A Fiandeira, LMA – Altecno, Luíz Azevedo&Filhos, Lurdes Sampaio, NGS Malhas, Sidónios Knitwear, Tintex e Troficolor, apresentam as principais novidades para a Primavera/Verão 2017 made-in Portugal.
Novos desenvolvimentos de rendas, com novos padrões que cruzam o geométrico com o floral, muitos brilhos e matérias texturizadas com a aplicação de foils, mistura intencional de fibras, são os principais destaques da coleção que será apresentada pela Cotex Laces. Inspirada nas tendências de cor para a Primavera/Verão 2016/17. «A escolha desta feira prende-se com o facto de este certame ser o mais internacional de todos, reunindo todos os segmentos do pronto-moda e lingerie, que são o nosso target, para além de ser a interface dos países mais importantes no fashion world. Nesta segunda participação a Cotex pretende fidelizar os novos clientes conquistados na última edição, procurando novos segmentos (desde a alta costura até ao mass distribution), amplificando a sua rede de contactos e de agentes nos mais diversos países e marcar a sua presença, que pretendemos que seja um lugar cativo em todas as edições, pela diferença e inovação no setor das rendas, dando a visibilidade e o reconhecimento a Portugal como país que se pode distinguir nesta matéria-prima tão nobre», explica Milena Raposinho, coordenadora do setor de exportação.
A pensar na Primavera/Verão 2017, a Lemar exibe uma coleção composta por tecidos para banho em lisos, riscas, squares, estampados, tecidos para sacos, mochilas, sapatos e malhas rede para diversos fins. «Pretendemos essencialmente angariar novos contactos, mas também receber clientes já existentes, numa tentativa de aumentar o volume de negócios», revela Fátima Silva, assistente de direcção da empresa.
Por seu lado, a Luís Azevedo & Filhos, apresenta uma coleção alegre e audaz que se materializa não só nas cores, destaque para os tons vivos, como o vermelho e o laranja, como também nas riscas e jaquards. Como contraponto, apresenta uma linha de malhas em tons e matérias muito naturais, como o linho, a seda, entre outros. «Com esta nova edição daremos continuidade a um projecto já com alguns anos de expansão e conciliação da nossa empresa no mercado europeu, bem como nos mercados americano e asiático onde também estamos presentes através dos nossos agentes. A nossa expectativa para esta participação é grande, dada a aceitação crescente dos nossos artigos e a estratégia que temos desenvolvido de aposta no mercado externo», revela Sílvia Azevedo, administradora da empresa.
Por sua vez, a NGS Malhas oferece uma panóplia de soluções, com diversos acabamentos e estruturas, com especial destaque para coleção de supimas, misturas refinadas e jogos finos. «A Première Vision Paris trata-se de um evento que engloba variados clientes, pretendemos por isso consolidar a nossa presença neste mercado», indica Sara Pinto.
A coleção de Verão 2017 da Tintex propõe malhas com um forte caráter de moda que materializam a dualidade de conceitos, de toques e aspectos, em tonalidades de brancos tingidos e tons naturais, tonalidades vibrantes que se associam a neutros ou escuros de Verão ou ainda cores e nuances vintage. «Daremos relevância à nova oferta da Tintex no domínio da tecnologia para mercerização de materiais têxteis stretch, da tecnologia coating, bem como, às sugestões em qualidades orgânicas e eco-friendly (Tencel/ Lyocel). O destaque é sem dúvida para a apresentação também na PV Paris da nossa recente oferta no âmbito das malhas funcionais para o mercado de sport, athleisure & activewear Inverno 17/18, premiadas na ISPO Textrends» explica Dolores Gouveia, designer da empresa. «Esta presença corresponde à nossa segunda participação na feira. A edição de setembro de 2015 superou as nossas expectativas no que respeita ao número de contactos efectuados, clientes e potenciais clientes, pelo que esperamos que esta presença numa edição de Verão seja igualmente positiva e que contribua de forma importante para os objetivos que definimos», acrescenta.
No setor Première Vision Yarns, a Filasa e a Inovafil exibem um portefólio inovador.
A portuguesa Inovafil promete surpreender, com uma coleção que pretende potenciar a leveza e a transparência dos tecidos, desenvolvendo um conjunto de fios injectados e multicount. «Esta feira, pela capacidade de atracção de compradores à escala europeia, na área do vestuário e moda, impõe-se como uma decisão natural para uma empresa que procura revelar o seu enorme potencial nesta área. Estamos convencidos que os visitantes irão apreciar a nossa colecção, o que permitirá reforçar as nossas vendas na área do vestuário e atingir o objectivo estabelecido de crescer 15% durante o ano de 2016», revela Pedro Martins, international sales director, da empresa.
Na Première Vision Accessories, marcam presença Haco Etiquetas e Idepa.
Etiquetas tecidas, adesivas, PVC, alta frequência, resinados, assim como etiquetas tecidas, produzidas em teares de lançadeira, são alguns dos destaques da Haco. «A Première Vision é uma referência internacional, sendo a Haco global e presente em todos os mercados, não poderia ficar de fora para apresentar as suas coleções e novidades. As nossas expectativas relativamente a esta participação são de consolidação de mercado, estreitamento de laços comerciais, aumento de volume de negócios e angariação de novos clientes» justifica Marco Grieshaber, administrador da empresa.
O vestuário made in Portugal estará bem representado, com a presença da Orfama, na área Knitwear Solutions, destinada aos produtos em malha retilínia, que pretende dar continuidade aos contatos estabelecidos nas edições anteriores. «É a sexta vez que vamos participar nesta feira. As cinco primeiras experiências foram bastante positivas, por isso decidirmos dar continuidade para podermos criar uma maior fidelização dos novos clientes. Esta feira está vocacionada para clientes que se enquadram dentro do perfil que procuramos, produtos diferenciadores em termos de design, qualidade e valorizam o made in Portugal. Para além disso, iremos também apresentar a nova colecção aos clientes que já trabalham connosco, oferecendo-lhes uma grande dose de inspiração para ajudar a desenvolver as suas próprias colecções, o que sem dúvida um factor de diferenciação relativamente à nossa concorrência», explica António Cunha, sales manager da empresa.
Na Première Vision Manufacturing, A.J.Gonçalves, António Manuel de Sousa, Marfel, Oliveira & Silva e Raith Têxteis, são os representantes das cores nacionais.
Estreante neste certame, a António Manuel de Sousa apresenta para a estação F/W 16 e S/S 17 a colecção de gravatas, lenços de bolso, laços e outros acessórios para homem e criança, das marcas VANDOMA e TUBE, assim como a divulgação do Private Label. «Sempre consideramos Première Vision Paris como uma feira de referência, como tal, estamos muitos confiantes na nossa estreia», revela Ana Sousa, manager da empresa.
Estarão ainda presentes neste certame mais dez empresas portuguesas: Adalberto Estampados, Gierlings Velpor, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos Tecidos, Tessimax Lanificio, Teviz by Polopique, TMG Textiles e Irsil.
A participação das empresas portuguesas em mais uma edição da Première Vision Paris é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda co-financiada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020. O projeto FROM PORTUGAL conta com cerca de 81 ações internacionais que decorrem no 2º semestre de 2015 e ano de 2016 que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes, num investimento total de mais de 13 milhões de euros.
Mais informações contactar Vânia Canha | vania@portofashionweek.com | +351 22 938 06 10