Luís Onofre: a marca que (também) calça princesas e primeiras damas

A Luís Onofre é uma empresa rara por várias razões, sendo a principal a de constituir um contraponto claro a tudo o que a rodeia, contrastando através de uma filosofia clara de agregação de valor a produtos que são concebidos, produzidos e comunicados ao mercado como algo que encerra muito mais do que conteúdo funcional”, palavras do presidente do COMPETE 2020 para descrever esta empresa de oliveira de azeméis.

Para Rui Vinhas da Silva, “a empresa trabalha de forma brilhante os elementos intangíveis da sua oferta e fá-lo com uma compreensão clara da importância crítica desta postura como âncora competitiva sustentável. Esta filosofia de negócios assenta nos pilares da qualidade mas fundamentalmente numa orientação sofisticadíssima de marketing, que desafia os preceitos básicos de comunicação de produto, adicionando às tradicionais feiras os conceitos de embaixadores de marca através da escolha de ícones que corporizam os valores da mesma e os personificam junto de consumidores exigentes e de forte poder aquisitivo.”

 

Breve Histórico da Fábrica de Calçado de Luis Onofre

A empresa fundada em 1939 por Conceição Rosa Pereira, avó do atual proprietário, sempre se caracterizou pela preocupação com a qualidade na área do calçado, com características muito particulares na produção artesanal, conjugada com uma seleção rigorosa de materiais. A empresa encontra-se atualmente sob gestão da 3ª geração. LUIS ONOFRE assumiu a direção em 1990, após frequentar o curso de Belas Artes, no Porto, e o curso de Estilismo de Sapatos e Acessórios do C.F.P.C., em São João da Madeira. Em 1999 lança a sua primeira coleção, consubstanciando uma nova fase da empresa a nível de produção e design.

. Estratégia de marca

Aposta contínua em matérias-primas de qualidade, aliadas às inovações tecnológicas e à especialização de mão-de-obra qualificada, que combina mecanização e técnicas artesanais de produção de calçado. Posicionamento criativo, fortemente apoiado no desenvolvimento técnico de cada par de sapato, preparando-o para o segmento de luxo. Mais do que seguir tendências criativas genéricas, apostam na qualidade de produção enquanto principal fator distintivo de cada produto. Atenta à importância das novas tecnologias nos canais comerciais, a empresa lançou em 2010 uma inovadora loja online que foi de imediato premiada pela APMP - Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital com o prémio de melhor site em Portugal, na área de comércio digital. A estratégia de divulgação desenvolvida através de campanhas em imprensa nacional e internacional, especializada em desenvolvimento de parcerias internacionais com marcas como a Swarovski. Com vista à implementação da marca no mercado internacional, foi definida uma estratégia de marketing e investimento que reforçou a participação da coleção LUIS ONOFRE em feiras e showrooms internacionais. O perfil internacional da marca determinou o contacto com diversos agentes internacionais e uma constante adaptação dos produtos e coleções às particularidades dos vários mercados. Atualmente, a marca está primordialmente em Espanha, Rússia, Holanda e Bélgica, possuindo pontos de venda pontuais em países como França, Alemanha, Dubai, EUA, Canadá, Angola, Nigéria, Brasil, Mongólia e China. A participação em feiras internacionais e a distribuição junto de agentes comerciais internacionais é a estratégia de internacionalização principal. Participam regularmente na Micam, Modacalzado, Obuv e Mir Kozhi (Rússia) e têm showroom permanente em Bruxelas, Alicante (Espanha) e Rimini (Itália). São ainda realizadas ações pontuais de venda no Brasil e no Mónaco. Como resultado desta presença globalizada, a marca Luís Onofre é usada por figuras como Michelle Obama, Letizia Ortiz, Naomi Watts, Paris Hilton e Genoveva Casanova.

 

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

O Presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, visitou, nos dias 21 e 22 de outubro de 2015, o cluster de calçado. No périplo pela “indústria mais sexy da Europa” (slogan da campanha de imagem em curso com o apoio do COMPETE 2020), visitou três empresas de referência - o grupo Kyaia (marcas Fly London e Foreva), Carlos Santos e Luís Onofre. A visita envolveu também o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, parceiro fundamental numa indústria que aposta fortemente na inovação e na transferência de tecnologia.

Os sapatos made in Portugal estão atualmente presentes em 152 países e as marcas portuguesas transformaram o sapato nacional no segundo mais caro do mundo.

Uma estratégia que os instrumentos de apoio do COMPETE 2020 querem alavancar e disseminar.

Rui Vinhas da Silva considera que o setor do calçado consubstancia nas suas empresas uma visão estratégica que assenta numa arquitetura de diferenciais competitivos sustentáveis, quer a montante na cadeia de valor através da excelência de processos e produtos dificilmente replicáveis, quer a jusante numa orientação clara de mercado e entendimento dinâmico de requisitos de consumidores sofisticados com origem em mercados de forte poder aquisitivo que demonstram apetência por ofertas de elevado valor agregado e pelas quais estão dispostos a pagar prémios de preço.

 

Links

Site: https://luisonofre.com/

19/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor