Laranjinha: uma marca de prestígio desde 1981
“A Laranjinha é uma empresa com um enfoque específico na confeção e comercialização de roupa para bébé. Com larga tradição e “expertise” neste segmento de mercado, a Laranjinha procurou progredir para jusante na cadeia de valor e dessa forma criou a sua marca-própria com a qual conseguiu através de “baby-steps” mas de forma segura assegurar notoriedade nacional”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, para descrever esta empresa aquando da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor. Assinalou, ainda, que “a empresa procura também abordar o exigente mercado internacional e tem como aposta mais recente a abertura de lojas no promissor mercado Chinês.” Acrescenta que “com a abolição da política de filho único, esta parece ser uma oportunidade que a Laranjinha detetou no que pode ser um mercado crucial para as suas aspirações de internacionalização, o que não é mais do que o reflexo de uma orientação de marketing da empresa na procura constante de soluções customizadas para mercados específicos num segmento extremamente sensível como é o da confeção de roupa de bébé.” Rui Vinhas da Silva conclui que “rigor e profissionalismo na gestão, crescimento consolidado e aposta na inovação e na qualidade caraterizam esta excelente empresa.”
Breve Histórico da HALL & CA., S.A. (Laranjinha)
. Somos uma marca de prestígio desde 1981...
Em 1981 nascia no Porto a Laranjinha, marca de roupa para bebé e criança, propriedade da empresa têxtil Hall & Ca, Lda. Hoje orgulhamo-nos de vestir uma segunda geração de pequenos clientes dos 0 aos 8 anos de idade, aos quais a marca pretende oferecer uma vasta gama de produtos – interiores, exteriores e complementos – concebidos segundo os mais elevados padrões de qualidade.
Apresentamos uma coleção clássica e intemporal mas simultaneamente inovadora desenhada a partir de matérias-primas suaves no contacto com a delicada pele do bebé – predominantemente o algodão – e de um design que visa a sua plena satisfação e conforto.
Vocacionada para um segmento de mercado médio-alto, a Laranjinha orgulha-se de poder assegurar desde sempre uma produção de roupa infantil 100% made in Portugal e de hoje exportar para mais de 20 países!
O conjugar destes aspetos com o desempenho diário de toda uma equipa de colaboradores permitiu importantes conquistas, tanto ao nível do mercado nacional como internacional.
É com satisfação que a Laranjinha vê hoje realizados muitos dos sonhos que estiveram na sua origem! No entanto, é um desejo da marca continuar a sonhar e a crescer, passo a passo, com os seus clientes.
Missão:
Proporcionar ao mercado soluções de qualidade e bom gosto na área têxtil (para bebé e criança) e garantir um crescimento sólido na óptica empresarial, sustentado pela contínua satisfação do cliente.
Valores:
- Integridade e Transparência: procedendo de forma aberta e clara, nunca esquecendo o que é eticamente correcto;
- Criatividade e Iniciativa: criando o seu próprio rumo e marcando uma posição;
- Qualidade: seguindo critérios rigorosos e facilitando uma escolha segura;
- Orientação para o mercado: atendendo às necessidades dos clientes;
- Dedicação ao elemento central do negócio: os pequenos clientes, geração após geração...
Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor
O presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, iniciou a 18 de novembro de 2015 uma visita de 2 dias a empresas do setor do vestuário, confeção e moda.
Um setor exportador na sua natureza que conheceu um crescimento de 9,5% em 2014 no volume de exportações, (dados da ANIVEC). De 2009 a 2014, estes sectores aumentaram as vendas nos mercados externos em 29%.
No contexto do setor têxtil, em 2014, as exportações de vestuário e confeção representaram 60,2% do total exportado, e contribuíram para a balança comercial com um saldo positivo de 967 milhões de euros.
Esta visita integra-se num conjunto alargado de visitas aos sectores exportadores da economia nacional. Ao identificar o conjunto de fatores críticos do crescimento económico por via das exportações, atuando de forma consistente e sistemática nesta variável seguindo um modelo de agregação de valor a bens transacionáveis, fortemente incorporadores de inovação, conhecimento aplicado e marketing, elencando o que é necessário fazer para remover obstáculos estruturais e comportamentais ao IDE, será possível criar condições de crescimento económico sustentado em Portugal por via da competitividade e das exportações, o que concretiza o grande objetivo do programa COMPETE 2020.
Do programa da visita fizeram parte um conjunto de empresas do setor com diferentes posicionamentos mostrando a riqueza do mesmo e a forte dinâmica que as empresas nacionais têm assumido nos últimos anos, designadamente: Salsa (Irmãos Vila Nova, S.A.), Calvelex, Laranjinha (Hall&CA), Petratex, Fiorima, Damel, P&R Têxteis, S.A., Grupo Polopique.
Para Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, a visita que realizou a algumas das empresas do setor no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, mostrou que um setor que atravessou graves problemas com a abertura do mercado europeu à China e a crise de 2008 , soube reinventar-se adquirindo vantagens competitivas sustentadas para as empresas, ancoradas em diferenciação tangível (processos e produtos sofisticados) e intangível (marcas de produto e de empresa) construindo dessa forma a marca-país e melhorando a competitividade da economia portuguesa.
Links
Links Relacionados
Site