INTERMOLDE no Caminho da INDUSTRIA 4.0

A INTERMOLDE  Moldes Vidreiros Internacionais, Lda é uma média empresa (PME), sediada na Zona Industrial do Casal da Lebre, Marinha Grande, cuja  atividade principal é o fabrico e comercialização de moldes de ferro fundido para a indústria vidreira, fundamentalmente para o subsector da embalagem. Esta empresa possui uma posição de liderança nacional na produção de moldes para vidro.

A INTERMOLDE insere-se na cadeia de valor da embalagem de vidro, ou para ser mais correto na cadeia de valor do vidro automático, uma vez que os artigos não se esgotam em frascos e garrafas, mas também copos e outros recipientes. Por definição os clientes da INTERMOLDE são as vidreiras com linhas de produção automáticas. Presentemente a INTERMOLDE centra a sua atividade na Engenharia de processo e Produção de moldes, as pretende atuar em outras fases da cadeia de valor (desenvolvimento de produto) cooperando quer com as vidreiras quer com os clientes finais.

A nível nacional a concorrência da INTERMOLDE é escassa. Os seus concorrentes não apresentam uma oferta global ao nível dos moldes para vidro. Ao nível da concorrência direta com os produtos da INTERMOLDE no mercado Português, as importações são originárias de Espanha e Itália. Estima-se que as importações representem cerca de 50% do mercado em Portugal.

No que se refere ao mercado externo, a principal concorrência da INTERMOLDE é originária quer dos países do Leste da Europa, Turquia, China, normalmente por investimento de grandes organizações internacionais, com várias unidades espalhadas por diversos países.

As grandes vidreiras nacionais de produção automática, são todas clientes da INTERMOLDE. No mercado Internacional, a empresa tem como principais destinos das suas exportações a Europa (Espanha, França, Alemanha, Polónia, Grécia, Bulgária) e América do Sul (Brasil, Argentina).

A empresa tem modo objetivo entrar em 9 novos mercados dispersos por várias regiões e reforçar a sua presença em mercados com potencial mas pouco explorados por si, como o caso da Colômbia, México, Guatemala, Costa Rica; reforçar a presença no Chile; nos Emiratos Árabes Unidos e entrar no Kuwait; entrar na Ásia através da Tailândia; entrar no Cáucaso: Arménia e Geórgia e na Rússia que é o segundo maior mercado internacional e apostar nos EUA, uma vez que é o maior mercado internacional.

 

O projeto COMPETE 2020:

O projeto iProcessApp – Abordagem Processo Integral (Integral Process Approach), apoiado pelo COMPETE 2020, tem objetivo promover as alterações de processo, organizacionais e de marketing para promover a sua competitividade no mercado internacional.

O projeto tem presentemente 10 meses de execução apresentando uma taxa de execução de 45% estando em curso alteração fundamental do processo de fabrico da empresa através da qual reduzirá significativamente o número de operações necessário à produção de um molde.

A nova abordagem ao processo de fabrico baseia-se numa simplificação das operações que permitem a integração dos processos com um maior nível de automação dos mesmos. O redesenho de operações, processos e fluxos de fabrico foram desenvolvidos nos últimos anos pelo núcleo de IDT da INTERMOLDE em cooperação com o CENTIMFE - Centro tecnológico da Industria de Moldes Ferramentas Especiais e Plásticos.

O projeto iProcessApp insere-se numa lógica de cada vez maior integração e automação dos processo com base dos conceitos da Industria 4.0, que a empresa pretende implementar gradualmente nos próximos anos.

O processo integral permitirá dar um salto importante ao nível da qualidade dos moldes conseguida através de uma redução significativa dos fatores de introdução de erros existente no processo de fabrico tradicional. Assim, apresenta-se como um processo produtivo mais rápido, robusto e flexível e por outro de desenvolver valências ao nível do desenvolvimento de produto. Deste modo, poderá começar a colaborar com o cliente numa fase muito inicial do processo o que permitirá reduzir o time-to-market.

Este projeto permitirá diferenciar os produtos da INTERMOLDE nos mercados internacionais e reforçar a sua competitividade, permitindo responder ao crescimento da concorrência Asiática que apostam nos efeitos de escala.

 

Co-financiamento  COMPETE 2020:

Este projeto envolve um investimento de 3,147 milhões de euros, correspondendo a 2,202 milhões de co- financiamento de Fundos da União Europeia ( FEDER e FSE).

 

Resultados :

Este projeto vai permitir à INTERMOLDE implementar o processo integral, reduzindo o número de operações no fabrico de moldes, tornando-se mais eficaz e eficiente. Com este projeto a empresa vai criar 6 postos de trabalho, aumentar o seu volume de negócios em 15 % e melhorar o nível de produtividade da empresa medido pelo incremento do VAB por trabalhador em 32% no período 2014-2019.

 

24/10/2016 , Por Paula Ascenção
Portugal 2020
COMPETE 2020