Comunicação é a aposta do sector da Cortiça ao COVID-19
João Rui Ferreira, Presidente da APCOR, falou ao COMPETE 2020 sobre a resposta da Associação da cortiça à nova realidade provocada pela pandemia do COVID-19, e do novo projeto de promoção global, o Intercork IV |
"Enquanto sociedade, fomos confrontados, nos últimos meses, com um desafio até há pouco tempo inimaginável e que atinge de forma global e transversal todos os países e cidadãos.
Enquanto agentes económicos de um sector organizado e com um historial de longa data, não há também, nas últimas longas décadas, memória de um momento com estes contornos e dimensão.
Todos estamos envolvidos e todos fomos e seremos no futuro chamados a intervir na solução, face a um problema invisível, mas que actua de modo subtil… e ao qual o sector da cortiça respondeu de forma resiliente, com um enorme sentido de responsabilidade e determinação.
Orgulhamo-nos, por isso, de ao longo destes meses termos mantido a actividade das nossas empresas, sendo de homenagear todos os empresários e os nossos trabalhadores pelo sentido de responsabilidade e determinação.
A liderança de Portugal no sector da cortiça colocou-nos e coloca-nos a responsabilidade de manter as cadeias de fornecimento à escala global. Foi isso que fizemos e continuaremos a fazer em prol de garantia da nossa liderança mundial e as necessidades dos nossos clientes, com quem não podemos falhar.
No sentido de avaliar a situação e tomar a cargo as medidas em conformidade, a Direcção da APCOR assumiu a gestão em permanência da situação e o impacto no sector. Reforçamos os serviços de comunicação da associação, com a criação de um canal permanente de informação sobre assuntos relacionados com a epidemia e medidas de apoio às empresas. Através de inquéritos, temos conseguido aferir a situação junto das empresas e a tomar medidas em conformidade e, ainda, estabelecer contactos necessários com diversas entidades, sendo de realçar os contactos em permanência com o Governo.
Todos temos consciência que a indústria da cortiça não está imune e enfrenta um desafio sem precedentes, sendo que as suas consequências serão marcantes em cada um de nós e das nossas empresas. Somos uma fileira implantada na bacia ocidental do mediterrâneo, com especial posição de Portugal enquanto líder claro na transformação e criação de produtos em cortiça, mas temos uma presença global no mundo.
Enquanto fileira, a cortiça terá um papel importante, na recuperação económica, coesão social e territorial e desenvolvimento sustentável do nosso país, mantendo a rota da neutralidade carbónica e ser exemplo da economia circular. Não abdicaremos desse papel e seremos um parceiro neste caminho para o crescimento de Portugal.
Temos essa missão, criar valor mantendo e melhorando um ecossistema numa fase da nossa vida, mas que o herdamos de gerações passadas e será prolongado por muitas gerações futuras. É uma grande responsabilidade, mas é, também, o momento de voltarmos a apelar ao nosso espírito empreendedor e criativo, continuar o percurso de inovação e desenvolvimento que já estava a ser traçado. Melhorar processos e produtos e aliar a qualificação humana, tudo suportado num desenho e programa de intervenção florestal que permita criar mais ambição no futuro.
Estamos próximos de voltar a interagir com os mercados com o novo projecto de promoção global. Fazendo parte da nossa natureza sectorial, estar nos mercados de forma intensa, junto de clientes e consumidores, será possível lançar uma nova campanha de comunicação que, esperamos, possa dar uma resposta, tão breve quanto possível e adaptada, a esta nova realidade.
Esta nova campanha surge na sequência dos projectos que a associação tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos 20 anos e que têm permitido gerar notoriedade a este produto português. O objetivo é posicionar a cortiça como um material de referência nas suas diversas aplicações, mediante uma actividade forte de comunicação nos principais destinos de exportação da indústria.
Apesar do histórico de comunicação e do trabalho ter sido desenvolvido ao longo do tempo com alguma regularidade, algo que pauta a acção da APCOR é que cada campanha é uma nova oportunidade de comunicar a cortiça. Não se trata de um projecto apenas para repetir o que já foi feito, mas para aproveitar a experiência e melhorar o que correu bem, e, acima de tudo, abrir novos mundos para a cortiça, comunicá-la de uma forma inovadora, mas, ao mesmo tempo, consistente. Será, por isso, um novo projecto, numa fase verdadeiramente desafiante para o mundo, mas no qual a cortiça, pelas suas características, poderá ter um papel ainda mais relevante."
O Projeto INTERCORK IV
A comunicação de marketing proposto neste projeto tem como premissa não só a componente informativa, mas assumir também uma natureza persuasiva atuando sobre os comportamentos, as atitudes e as emoções dos diferentes públicos.
Na componente informativa, o projeto continuará a levar as mensagens de que a cortiça é um produto português, proveniente de uma floresta e de um ecossistema únicos no mundo, uma matéria-prima natural com características inigualáveis, transformada numa indústria que tem acompanhado os grandes avanços tecnológicos, que tem inovado e que está na vanguarda do panorama industrial. No que toca ao carácter mais interventivo, considera-se que o consumidor, cada vez mais atento às questões ambientais, cada vez mais exigente na preservação do planeta, irá, cada vez mais, mudar o seu comportamento e exigir cortiça. E, aqui, o projeto poderá ter um papel fundamental de despertar mais rapidamente esta consciência conduzindo-o a ações concretas.
O Intercork IV é assente em dois grandes eixos que correspondem aos dois maiores subsectores da cortiça: rolhas e materiais de construção, decoração e design.
Deste modo terá como mercados-alvo:
Eixo 1 - Promoção da Rolha de Cortiça: EUA, França, Reino Unido, Itália, Espanha, China e Brasil.
Eixo 2 - Promoção dos Materiais de Construção, Decoração e Design: Alemanha.
O objetivo é posicionar a cortiça como um material de referência nas suas diversas aplicações, mediante uma atividade forte de comunicação nos principais destinos de exportação da indústria.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto Intercork IV conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolvendo um investimento elegível de 3,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,7 milhões de euros.
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