InterCork vence dois prémios
O programa de comunicação da cortiça, apoiado pelo COMPETE, representou um investimento acima de sete milhões de euros.
O InterCork II – Promoção Internacional da Cortiça –, o projecto de comunicação para promover a cortiça nos mercados internacionais, recebeu dois prémios que reconhecem o trabalho de comunicação e marketing levado a cabo no último ano e meio. Este programa esteve a cargo da Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) e contou com um investimento de 7,3 milhões de euros.
O projecto venceu, em França, o 1º Prémio ‘Campanha de Comunicação B2B ’no‘ Grand Prix Stratégies Publics Relations 2015’. Este prémio é considerado um dos prémios mais prestigiantes naquele país, sendo que a campanha da cortiça foi seleccionada entre mais de 50 campanhas a concurso. As actividades desenvolvidas podem ser consultadas no endereço www.planeteliege.com/.
De entre as iniciativas realizadas destaca-se um conjunto de entrevistas a grandes senhores do vinho franceses e que assumiram a defesa da cortiça, a saber: Philippe Guigal, da Domaine E. Guigal; Bernard Magrez; Bernard Noblet, da Romanée Conti, entre outros.
Em Portugal, o InterCork II foi distinguido, na passada semana, com o prémio Melhor Campanha de Comunicação, na Categoria Mercados Externos/Institucional, na 3ª edição dos Prémios de Comunicação da Meios & Publicidade. A BrandCook foi a agência responsável pelo desenvolvimento dos suportes de comunicação que serviram para comunicar a cortiça no mundo. Do material comunicacional realizado destaca-se um kit de informação para as caves, um mostruário de rolhas e vários folhetos e brochuras que transmitem os valores da cortiça.
Para o presidente da Apcor, João Rui Ferreira, “a atribuição destes prémios é mais um sinal do reconhecimento de que as campanhas que a associação tem levado a cabo primam pela excelência e que têm permitido comunicar a cortiça de uma forma assinalável nos seus mercados-alvo. É, ainda, a prova que as nossas acções continuam a inovar e a destacar-se no âmbito da comunicação e do marketing e, por isso, continuam a ser galardoadas.”
De registar que os projectos de promoção da cortiça somam, até à data, 13 prémios internacionais e nacionais, na área do marketing e da comunicação. Estes prémios foram atribuídos em diferentes concursos, um pouco por todo o mundo, e assinalam o esforço de levar a mensagem da cortiça aos vários continentes.
O InterCork II foi a sexta campanha de comunicação desenvolvida pela Apcor que, desde 1999, assumiu a responsabilidade de promover a cortiça e os seus produtos nos mercados de exportação. Foi, ainda, um programa para dar continuidade às acções executadas na primeira fase do projecto e visou alguns mercados de continuidade como: Alemanha, EUA e Canadá, França, Itália e China; e novos mercados como o Brasil, a Suécia e Dinamarca; sendo que nos dois primeiros foi desenvolvida uma campanha para a promoção de rolhas e de materiais de construção, e nos restantes a promoção teve como alvo as rolhas de cortiça.
O InterCork II foi financiado em 80 por cento pelo programa Compete (Programa Operacional Temático Factores de Competitividade) e 20 por cento pelos associados da Apcor.